Festa da Igreja Católica lembra instituição da eucaristia e celebra o Corpo de Cristo. 

m latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”, e é justamente o que a festa da Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (20). A data não é fixa, mas é sempre logo após o domingo na Santíssima Trindade, que neste ano foi comemorado no último dia 16 de junho.

A celebração de Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira porque faz alusão a Quinta feira Santa, que por sua vez acontece três dias antes da Páscoa.

Visões de Juliana Mont Cornillon

Até o século XIII a festa não existia. Foi quando, em Liége, na Bélgica, uma freira chamada Juliana de Mont Cornillon, teve visões em que Jesus pedia uma festa em honra do Sacramento da Eucaristia.

A freira contou ao padre da Paróquia onde morava e ele providenciou a celebração. A festa logo cresceu, o bispo da região ficou sabendo e Corpus Christi começou a ser celebrado em toda a Bélgica.

Quando a história chegou aos ouvidos do Papa Urbano IV, a festa acabou instituída por meio de um decreto assinado no dia 11 de agosto de 1264, a instituição da festa. Mas foi só no século XIV, com o Papa Clemente V, que celebração ganhou caráter universal.

As celebrações em Marília e Vera Cruz com tapetes coloridos em ruas.

Em Vera Cruz, tudo é preparado pela Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus. A tradição já acontece há 82 anos e a partir de 7h as ruas serão enfeitadas formando lindos tapetes coloridos para receberem o Corpo de Cristo.

Os trabalhos são coordenados pelo Pároco e Reitor do Santuário, padre Marcos Ortega, com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio, comunidade e Prefeitura.

Tradicionalmente são montados tapetes de forma artesanal. Para isso são utilizados materiais como serragem colorida, material reciclável, retalhos de tecido, areia, pó xadrez, cal, entre outros.

Os enfeites ocupam oito quarteirões, em quatro avenidas e quatro ruas, decorados com motivos cristãos, envolvendo temas como a “Eucaristia” e outros. Os trabalhos começam meses antes da data.

A comunidade atua para que por volta de 11h os enfeites estejam prontos para visitação. A missa solene é realizada às 15h e em seguida os fiéis saem em procissão pelas ruas decoradas. A celebração é encerrada com a Benção do Santíssimo, em frente ao Santuário.

Em nossa cidade, a celebração está marcada para às 16h, e o bispo diocesano Dom Luiz Antonio Cipolini presidirá a missa na basílica de São Bento que contará com a presença de Dom Osvaldo Giuntini, bispo emérito, de padres e fiéis das 19 paróquias da cidade. Após a missa campal, a procissão passará por vias do centro até a Igreja Matriz de Santo Antonio, para a bênção com o Santíssimo Sacramento. As ruas por aqui também já estão enfeitadas em trecho central das mesmas previamente demarcados.

Durante as celebrações os fiéis receberão a prestação de contas da Coleta da Solidariedade que ocorreu, em todas as paróquias, no dia 14 de abril, celebração do Domingo de Ramos.

Numa arrecadação de R$ 244.107,29, o Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), que administra o recurso, repassou 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que auxilia projetos em todo o país por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e distribuiu 60% para trabalhos na Diocese.

Desta porcentagem, 3% foi destinado para as atividades da equipe da Campanha da Fraternidade (CF), que motiva a coleta, 10% para os projetos da Cáritas Diocesana e o montante de R$ 127.863,40 foram repartidos entre 26 entidades sociais distribuídas em todo o território diocesano.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.