Em meio ao caldeirão fervente que roda nos bastidores da política local objetivando a posse de legendas e o preenchimento de candidaturas que possam viabilizar no conjunto pelo menos uma cadeira, o principal envolvido está passando desapercebido, ou seja; o eleitor Mariliense.

Por está razão, eu convido você a Imaginar um candidato ideal para a nossa linda, porém sofrida cidade… Quais seriam as credenciais desejadas? Casado? Com filhos? Bem formado? Bem sucedido? Honesto? Solidário? Prestativo? Trabalhador? Compromissado com o seu eleitorado? Sim, essas são algumas características que provavelmente imaginamos sobre um candidato.


Atualmente até, a edição deste editorial, apenas dois grupos antagônicos se apresentavam oficialmente para a disputa com cacife eleitoral ou financeiro para a disputa, sendo que, os demais surgem com o discurso da terceira via, mas, sem qualquer conteúdo capaz de convencer o Mariliense.

Sem citar nomes, a realidade é que, nossa cidade precisa de um cidadão ou cidadã que reúna boas credenciais para ser um bom candidato nas próximas eleições. Distante de ser um político profissional e sem um histórico de envolvimento em atitudes ilícitas ou um gestor que venda a sua imagem em cima do marketing profissional em mídia sociais, ele precisa ser considerado por muitos eleitores como uma pessoa acima de qualquer suspeita.

Um bom salvador para a nossa cidade que parou no tempo e precisa urgentemente de um choque administrativo com uma gestão participativa, responsável e humana.


Gosto sempre de relembrar uma máxima que diz: qualquer pessoa é honesta até ser corrompida. Casos de corrupção envolvendo o Legislativo e Executivo estamos cansados de assistir nos diversos veiculos de comunicação da cidade.

A cada dia descobrimos casos de corrupção envolvendo prefeitos, vereadores e secretários. Brotam noticiários e relatos de comportamentos suspeitos ou crimes cometidos seja nessa ou em administrações passadas, mas a pergunta que fica é: ” Qual o Salvador para estancar esta sangria ???”
Diante de todos esses fatos, começo a perceber que mesmo com uma boa reforma política ou outras reformas essenciais, ainda teremos dificuldade em melhorar nosso país, nosso estado e principalmente a Marília de Dirceu.

Mesmo com o pacote anti corrupçao “ligth”aprovado pelo congresso, ainda podemos ver cenas de corrupção em todas as esferas de governo e, com isso, aqui não é diferente. Isso porque o nosso sistema atual é, infelizmente, corrupto. O mocinho pode ser tornar bandido em um piscar de olhos, e a prova disso está nas votações de projetos polêmicos e licitações questionaveis que brincam na ciranda do dinheiro público.

Em síntese, o nosso problema é mais complexo do que você eleitor pode imaginar. Uma solução para o crime de corrupção que esfola o nosso país seria não só a criação de leis mais rígidas para esse tipo de crime, mas principalmente a execução dessas leis de forma rápida e exemplar.

Para a maioria da população os milhões de reais escondidos em apartamentos ou contas no exterior seriam mais bem aproveitados se fossem utilizados para salvar milhares de vidas nas filas dos hospitais públicos.

Já em nossa cidade, enquanto eles se organizam em partidos, a população deveria se enganjar mais nas discussões politicas e participar de entidades, conselhos e outros dispositivos que discutam a tranparencia publica, um novo modelo de gestão e os temas que ficam pendentes a cada administração que parece não visualizar o marasmo reinante que assiste passivamente o crescimento das outras cidades, até mesmo de menor porte.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.