Duas semanas após o atropelamento do presbítero Valdir de Oliveira, que foi atropelado na Avenida Maria Fernandes Cavalari quando se dirigia para a igreja, as advogadas de defesa da família, Drª Alessandra Silva Damaceno e Drª Lais Rocha falaram com exclusividade a reportagem do JORNAL DO ÔNIBUS de MARILIA, na tarde de ontem, segunda feira ( 13 ).

O fato ocorreu na noite do dia 31 de dezembro, quando Valdir Oliveira se dirigia para o tradicional culto de passagem de ano da igreja Assembléia de Deus do Jd. Cavalari do Pastor Junior Almeida. Segundo informações, o presbítero acabará de estacionar o seu carro na avenida e, quando começou a atravessar a rua, foi colhido por um automóvel ainda não identificado que estava em alta velocidade e passava pelo local.

Valdir ainda chegou a ser socorrido pelos populares e membros da igreja que por ali estavam, mas, infelizmente não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer no local. O acidente provocou uma revolta muito grande por parte de todos, pois, o motorista inescrupuloso sequer parou para prestar socorro se evadindo do local.

O JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA começou uma campanha objetivando localizar o motorista irresponsável. Todos aqueles que liam a matéria se sensibilizavam e acampavam a ideia compartilhando a mesma objetivando a localização do motorista que não prestou atendimento e fugiu do local. A campanha foi reforçada pela TV Tem que reforçou o empenho à toda população.

A matéria foi publicada no dia 1º deste mês e já no dia 02 acabamos por informar que o fugitivo havia se apresentado a policia, prestando seu depoimento e sendo liberado logo na sequencia, apesar da gravidade da ocorrência e pelo fato do mesmo não ser habilitado.

Nossa reportagem manteve um contato com o escritório de advogacia que presta todo o serviço de apoio e defesa da família de Valdir de Oliveira. A advogada Drª Alessandra Silva Damaceno, prontamente nos atendeu e respondeu a algumas perguntas formuladas.

Drª Alessandra, como de fato ocorreu o depoimento da pessoa que estava dirigindo o automóvel que de forma inescrupulosa ceifou a vida do presbítero Valdir ?

R: Bom, em primeiro lugar é bom esclarecer que o mesmo não se apresentou de forma voluntária. Na realidade, a Policia foi “busca-lo” para prestar depoimento, ou seja; devido a repercussão da divulgação que acabou mobilizando a população, foi possível identificar o autor passando para a policia, já no dia seguinte ao ocorrido, o endereço do autor e a placa do carro. Com isso, a policia foi até a casa do mesmo e o “conduziu” para prestar depoimentos. Ele foi liberado, confessando o ato de que não era habilitado para dirigir e alegando que a vítima estava no meio da rua, o que conseguimos desmentir com vídeos colhidos no local e apresentados na sede policial.

Quais as próximas etapas deste processo ?

R: Agora serão ouvidas todas as testemunhas arroladas pelas partes e temos que aguardar a conclusão do inquérito. Por esta razão é de suma importância, que as noticias qto aos fatos, sejam “realmente” baseadas no ocorrido, para que o autor responda a altura de sua atitude, tendo dirigido sem habilitação, estando em excesso de velocidade e tendo fugido e omitido socorro. Esses dados são fundamentais para o conclusivo justo do processo.

Em razão das infrações cometidas como poderá ser caracterizado esta ocorrência ?

R: Inicialmente ele está sendo investigado por homicidio culposo ( quando não há intenção de matar ), porém já entramos com requerimento para Homicídio Doloso ou com Dolo Eventual ( onde ele assume o risco de causar algum dano,dirigindo sem habilitação e com excesso de velocidade). Quanto a condenação, estamos fazendo as acareações devidas visto que temos atenuantes e qualificadoras no caso em questão. Ainda não podemos precisar a pena, pois terá que ser levantado se o autor é primário, tem bons antecedentes, tem residencia fixa, emprego etc.

Uma preocupação de todos é com a Mãe da vítima que a questão de 15 dias antes do ocorrido havia sepultado também seu marido. Segundo a Drª Alessandra, “a mesma por ser evangélica, confia muito nos desígnios de Deus. Com o passar dos dia, tenta ser forte pois tem outros filhos que precisam dela bem”, concluiu.

Nossa reportagem continua acompanhado os fatos e o referido escritório de advogacia se comprometeu a nos manter informados sobre qualquer novidade sobre o caso.

DIRETO DA REDAÇÃO


error: Conteúdo protegido por direitos autorais.