Jornal do Ônibus de Marília chegou a anunciar o fato com exclusividade, mas, alguns políticos agiram e chegaram a anunciar a reversão do processo.

“Não há mais nada a se fazer, é uma questão de tempo para anunciar”. Estas foram as declarações do bombeiro A.S.D ( fictício ) que preferiu não se identificar para evitar sanções e retaliações. A informação foi prestada na última quarta feira ( 11 ) e checada posteriormente na quinta feira ( 12 ) com um outro bombeiro da ativa que confirmou a informação e forneceu mais detalhes.

Aparentemente há um clima de revolta entre toda a equipe do 10º grupamento do batalhão do corpo de bombeiros de Marília, no entanto, ninguém pode se expressar até o anuncio oficial a ser feito pelo próprio governador do estado de São Paulo.

ENTENDENDO O CASO.

Os boatos começaram a circular no inicio de dezembro de 2019, quando o Jornal do Ônibus de Marília juntamente com uma emissora de rádio local chegaram a repercutir, porém sem uma resposta oficial do comando do 10º batalhão.

Em meio a repercussão, políticos da oposição e situação de Marília procuraram abafar o caso e chegaram a anunciar reuniões em São Paulo que confirmaram a reversão do caso. Na oportunidade, declararam que a cidade de Marília não iria perder o corpo de bombeiros, sendo que, em nenhum momento chegamos a informar este fato, ou seja; a informação correta conotava a perda do comando geral para a cidade de bauru, o que já aconteceu com a própria policia militar.

Corpo de Bombeiros de Marília, uma das instituições de maior credibilidade junto a população que poderá perder o comando, porém, mantendo o mesmo efetivo.

Bombeiros demonstram descontentamento e lamentam a falta de força politica para reverter a decisão.

Ainda no bate papo informal com o bombeiro A.S.D ( fictício ), o mesmo garantiu o inicio do processo de mudança de fato quando começaram os boatos que na realidade eram fato. ” A decisão já foi iniciada administrativamente há pouco mais de 90 dias e não podemos fazer nada para reverter. Para a prefeitura e classe politica da cidade é bom porque eles não irão mais precisar efetuar despesas com o batalhão, mas, para o efetivo isto é péssimo porque perdemos toda a autonomia”, declarou.

Com o objetivo de praticar um jornalismo sério, sem sensacionalismo com uma linha dura no combate a fake news, nossa reportagem procurou uma segunda fonte e conversou com o também bombeiro M.O.F ( fictício ), que também optou pelo seu direito de preservação da fonte por respeitar os seus superiores, mas, que fazia que questão de registrar sua indignação.

M.O.F ( fictício ) explicou de forma detalhada como está acontecendo; ” Na realidade é uma decisão do Governador do estado em seu novo modelo de gestão que já vem sendo praticado na policia militar com a implantação dos batalhões especiais. Para quem não se lembra, o governador João Dória e o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, inauguraram recentemente mais três novos Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep) no Estado. As novas unidades foram instaladas na Capital e nos municípios de Prudente e São José do Rio Preto, no Interior. Este será o modelo a ser adotado pelo Corpo de Bombeiros a nível de estado” explicou.

Segundo o militar, a decisão só não foi efetivada oficialmente devido a repercussão negativa que houve na época; ” Na realidade hoje nós somos subordinados ao comando de São Paulo. Por exemplo, se por acaso vier uma viatura para a nossa região, nós decidimos aonde ela deverá ficar, porém, quando houver a mudança para Bauru, não teremos mais esta autonomia, pois, o poder de decisão ficará a cargo deles”. detalhou.

IMPLANTAÇÃO DE COMANDOS DO INTERIOR

Para enriquecer ainda mais as informações, M.O.F detalhou como será feito; “Na realidade, serão implantados três comandos do interior, um no litoral, um em Campinas e outro em Bauru, com isso mais uma vez Marília ficará relegada a segundo plano. O efetivo não será alterado, as viaturas creio que serão mantidas, mas, infelizmente o batalhão perderá sua força politica e seu poder de decisão”, concluiu.

É notório a revolta da corporação que infelizmente nada pode fazer a não ser lamentar-se nos bastidores. Para A.S.D ( fictício ), é apenas uma questão do momento para a divulgação. ” Eles só estão aguardando o melhor momento para o pronunciamento oficial”, finalizou.

Desde já o JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA abre o espaço para o 10º grupamento de bombeiros com objetivo de auxiliar qualquer iniciativa que possa reverter esta decisão. Lamenta a falta de um empenho maior daqueles que dizem representar a cidade na assembléia legislativa e também dos que afirmam ter um canal direto com o governador. Sem qualquer demagogia ou oportunismo se coloca a disposição de outros veículos de comunicação, empresários, clubes de serviços e políticos interessados em reverter essa situação para uma ação que possa efetivamente mostrar resultados e não discursos demagógicos. A cidade de Marília não merece isso e tampouco o eficiente efetivo dos bombeiros.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.