Na tarde de ontem, quinta feira ( 19), nossa redação recebeu a visita de uma comissão de funcionários ( 06 pessoas ) que, de livre e espontânea vontade manifestaram o desejam de efetuar uma denuncia contra a empresa Paschoalotto- unidade de Marília, em virtude da não adoção de medidas preventivas de combate ao COVID-19.

Para S.K.M ( Ficticio ), operadora de 36 anos, que solicitou o sigilo da fonte por temer retaliações e até demissão, o assunto é grave e requer uma providência urgente. Segundo ela, esta mesma comissão já procurou as autoridades de saúde do município que alegaram nada poder fazer por ser uma empresa privada; ” É um absurdo uma empresa que agrega mais de 2000 mil funcionários não respeitar as normas solicitadas pelo ministério da saúde e aqui em Marília não existir ninguém para fiscalizar”, questionou a mesma.

Segundo S.K.M a distância entre cada operadora nos chamados “PA’s” é no máximo de 20 centímetros e no entanto, apesar do acumulo de pessoas medidas preventivas foram proibidas; ” Eles proibiram o uso de máscara, alegando que isto poderia provocar alvoroço nas pessoas e o álcool gel recomendado pelo ministério foi substituído por uma espuma higiênica de apenas 7% e ninguém pode falar nada”, concluiu.

Já para F.O.S (ficticio ), também operadora de 26 anos, e que também optou pelo sigilo da fonte, a empresa trabalho em dois turnos, ou seja, das 08:00 às 14:00 e das 14:00 ás 20:00 horas, sendo que, existem também a escala daqueles que entram ás 08:00 e saem à 16:00 horas ( turno integral ) . “É um fluxo de quase 2000 pessoas sem qualquer preocupação com este momento de pico do coronavírus”, comentou.

Para a denunciante F.O.S, outra questão fica por conta da cantina, onde o acumulo de funcionários ocorre para aquecer as refeições; ” O horário de almoço é das 11:00hs até às 13:00hs com apenas 06 microondas para todo mundo e com apenas meia hora de intervalo, ou seja, há um acumulo muito grande de pessoas que ficam em fila em um mesmo lugar e com pouca ventilação”, denunciou.

Outra denunciante L.M.G. comentou sobre a questão higiênica que infelizmente também é muito questionável, segundo suas declarações; ” o banheiro é comunitário, até aí tudo bem, mas, não existe papel toalha na empresa, ou utilizamos a maquina e vapor ou enxugamos na roupa. É um absurdo, e sem falar que agora determinaram que a limpeza dos “PA’s” agora ficaram a cargo de cada atendente com um álcool de 7%”, lamentou.

J.F.P ( também ficticio ) de 42 anos, além de apresentar um comunicado que segundo ele foi apresentado pela empresa e posterior retirado, nos enviou um vídeo da cantina e imagem do antisséptico utilizado questionou o grande fluxo de pessoas na entrada e saída; “Para entrar na empresa são duas entradas e para sair apenas uma saída com um grande numero de pessoas se aglomerando ao mesmo tempo na troca de turno” disse ele.

Segundo comentários dos demais denunciantes que compõe a comissão de funcionários, na empresa ainda não há nenhuma posição oficial, apenas que, não haverá paralisação. Nos bastidores, se comenta que haverá a concessão de antecipação das férias para as grávidas e os idosos e talvez adiantar as férias, porém apenas no campo das suposições, segundo os mesmos.

A falta de médicos no local foi apontada por J.C.L.F, de 31 anos que informou sobre a assistência Médica no local; ” Existe uma médica que atende duas vezes por semana em meio período e só. No mais é uma técnica de enfermagem que fica de prontidão lá na empresa”, reclamou.

Para finalizar, uma denuncia grave partiu da senhora M.V.L, operadora de 47 anos que declarou; ” Por esta nota que eles divulgaram, nós não fazemos parte do grupo de risco, por esta razão não necessidade de algumas medidas, mas, se algum funcionário apresentar sintomas como dor de cabeça, tosse, gripe ou dor de cabeça é para ir embora e não passar pelo médico para não surgir nenhum comentário sobre algum funcionário da empresa com suspeita do vírus. Isto é um absurdo e falta de responsabilidade muito grande”, enfatizou.

Mediante aos depoimentos e, ao material apresentado, nossa reportagem na manhã de hoje entrou em contato com a matriz em Bauru, onde uma funcionária por nome Fabiana nos atendeu gentilmente, mas, solicitou que enviasse a pauta para a Sra Nayra ( da assessoria de Marketing e imprensa) que no momento, estava em reunião e não poderia atender. Este procedimento ocorreu exatamente às 10:30 da manhã.

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, que tem como tradição a prática de um jornalismo sério, independente e, sem qualquer vinculação política ou partidária, procura neste tipo de matéria ouvir as duas partes para que seja respeitada a lei de imprensa. Até a publicação da mesma ( 13, não obtivemos nenhuma retorno, no entanto, o espaço se encontra aberto para a Empresa Paschoalotto se manifestar a respeito. Segue abaixo o comunicado interno divulgado para os funcionários.

[NOTA OFICIAL]

Nós da Paschoalotto, enquanto uma das maiores marcas empregadoras da região, temos consciência da nossa total responsabilidade com o bem-estar dos nossos clientes internos, por isso estamos voltando todos os nossos esforços de prevenção ao Coronavirus (COVID-19).

Todos estamos em vigilância e operando conforme o plano de contingência de cada cenário seguindo as orientações de um infectologista contratado e nossa equipe especialista na área da saúde.

Até o momento, pelo canais oficiais das cidades em que estamos localizados, NENHUM caso foi confirmado, existem apenas casos SUSPEITOS, e nenhuma dessas pessoas possuem vínculo empregatício com a nossa empresa. Portanto a única informação oficial é essa, não temos nenhum caso de contágio de Coronavírus em qualquer unidade de nossa empresa. Pedimos a todos responsabilidade e que nos ajudem com a correta informação, utilizando de fontes oficiais e confiáveis.

A Paschoalotto é composta, majoritariamente, por pessoas jovens, na faixa entre 18 e 35 anos, que segundo OMS (Organização Mundial de Saúde) estão fora do grupo de risco.
Possuímos 10 estruturas físicas, dividida em andares, nas cidades de Bauru, Agudos e Marília. Todos estão fazendo muito bem a sua parte, coletivamente e individualmente.
Estamos diligentes, tratando com seriedade, singularidade e agilidade o tema, atualizando dia a dia nosso plano de ação.

Quanto às pessoas que pertencem aos grupos de riscos, especialmente os idosos que possuem idade igual ou superior a de 60 anos, sugerimos e recomendamos que fiquem em suas casas (opcional) até nova orientação. Aos demais profissionais que pertencem aos grupos de risco, essas pessoas poderão solicitar o adiantamento de suas férias, se julgarem necessário.

Por fim, salientamos que todos nossos canais de comunicação estão abertos para tirar dúvidas e dar suporte para quem precisar de apoio. Quem tiver interesse pode se manifestar no nosso canal de ouvidoria, via: ouvidoria@paschoalotto.com.br

Nossa comunicação será atualizada sempre que tivermos novidades. Como sempre, nossas decisões serão pautadas pelos nossos princípios de compromisso social, com legalidade, preservando a saúde de nossos CI’s e a continuidade de nossas atividades com o menor impacto possível.

Paschoalotto S.A,
17/03/2020

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.