Nurse makes vaccination in the shoulder of patient in a clinic

Com as vacinas já compradas pelo Brasil, garantem que 75% da população brasileira seja imunizada contra a Covid-19. Ou seja, em outubro três a cada quatro estarão vacinados. A estimativa foi feita pela consultoria científica britânica Airfinity a pedido da CNN Brasil.

O prognóstico leva em conta contratos de compra já assinados e a capacidade de entrega dos laboratórios. Há, porém, muitas incertezas, como possíveis atrasos na chegada das doses e a participação do Brasil no consórcio Covax Facility.

A estimativa feita pelos cientistas britânicos é que, com a aprovação emergencial dos imunizantes pela Anvisa, o Brasil poderá ter o grupo de risco já vacinado em abril, o que corresponde a 20% da população vacinada. Ou seja, cerca de 42 milhões vacinados nos próximos 100 dias.

Para isso, será preciso imunizar mais de 400 mil pessoas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados. Após essa etapa inicial, o ritmo de vacinação ganha mais velocidade com as doses produzidas no Brasil e 75% da população poderá ser alcançada no fim de outubro. Para atingir essa meta, será preciso vacinar mais de 650 mil pessoas por dia nos seis meses seguintes, entre maio e outubro. Assim, 157 milhões estarão vacinados em dez meses. 

Nossa reportagem apurou que o Hospital das Clínicas deve receber até o final da tarde de hoje, segunda-feira (18) o primeiro lote de doses de vacinas, seringas e agulhas do Governo do Estado contra a Covid-19. Não foi divulgado a quantidade de doses que chegará nesta primeira remessa que, com certeza contará com a presença da classe politica. No entanto, o H.C ainda não tem apresentou o plano de vacinação.

Seguindo o plano estadual e as orientações do Ministério da Saúde, devem ser vacinados primeiramente os profissionais de saúde que atuam no próprio Hospital (cerca de 2.500 funcionários).

A assessoria de imprensa do governo do Estado, divulgou que essas unidades foram selecionadas para a fase inicial porque são hospitais-escola regionais, com maior fluxo de pacientes em suas áreas de atuação, e todos devem iniciar nesta semana a vacinação de suas equipes, que totalizam 60 mil trabalhadores.


Além do HC de Marília, os produtos também serão enviados para os HCs da Capital e de Ribeirão Preto, HC de Campinas, Botucatu e Hospital de Base de São José do Rio Preto. Na sequência, o governo estadual informou que grades de vacinas e insumos também serão enviadas a polos regionais para redistribuição às prefeituras.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje (18) que a vacinação contra o novo coronavírus começará nos estados ainda nesta segunda-feira. Ele disse que a previsão é que a distribuição das doses da vacina com uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorra até as 14 horas de hoje, e que as primeiras aplicações sejam feitas até as 17 horas.

Ao lado de governadores, Pazuello participou, nesta manhã, do ato simbólico de entrega de 4,6 milhões de doses da CoronaVac no Centro de Logística do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As vacinas serão transportadas por via aérea para o Distrito Federal e as capitais de dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Também há previsão de distribuição de vacinas por via terrestre.

Confira com exclusividade o calendário de Vacinação contra covid-19 no Estado de São Paulo, valendo para a cidade de Marília.

Vacina contra o coronavírus: por que imunizar pessoas mais velhas é mais  difícil - 16/10/2020 - UOL VivaBem

Entre 19 de janeiro a 7 de Fevereiro começam a receber a primeira dose os profissionais de saúde e indígenas, depois:

  • Entre 75 anos ou mais, 8 de fevereiro a 1º de março
  • Entre 70 e 74 anos, 15 de fevereiro a 10 de março
  • Entre 65 a 69 anos, 22 de fevereiro a 30 de março
  • Entre 60 a 64 anos, entre 1º de abril a 30 de maio
  • Entre 29 a 59 anos, 1º de junho a a 30 de junho
  • Entre 00 a 28 anos, 1º de julho a 30 de julho

Importante: As segundas doses serão marcadas para ocorrerem 21 dias após a aplicação da primeira dose

As regras de como será a chamada para a população ser vacinada ficará por conta das 645 prefeituras de São Paulo junto a suas secretarias municipais de saúde que apresentará seus cronogramas.

200 municípios de São Paulo vão receber a Coronavac diretamente

Vacina da Coronavac será enviada para os municípios de São Paulo

A partir desta terça-feira (19), 200 municípios e 25 polos regionais em São Paulo vão receber doses da Coronavac. De acordo com o secretário-executivo da Saúde Eduardo Ribeiro, 200 municípios irão receber diretamente as doses do imunizante, enquanto os polos serão responsáveis pela redistribuição das doses aos outros 444 municípios do estado.

A orientação é que os municípios priorizem os profissionais da saúde, especialmente aqueles que estão na linha de frente do combate à pandemia. As doses sairão do Centro de Distribuição e Logística da Secretaria da Saúde, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.