A reportagem do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA já vem monitorando a UPA norte, o PA sul e algumas unidades de saúde há cerca de duas semanas, no entanto, entre ontem e hoje, seis servidoras entraram em contato com nossa redação alertando para o risco eminente, principalmente em algumas EMEIS espalhadas pela cidade.

Segundo a servidora A.P.L.C ( Fictício ), 52 anos, professora, a situação se agravou nos últimos 15 dias; “As crianças estão vindo para a escola sem as máscaras e com isto muitas estão contaminadas. Uma delas chegou a ser encaminhada para atendimento médico nesta quinta feira, pois, não estava nada bem”, desabafou.

Já a servidora E.S.S (Fictício ), 43 anos, ADE, afirmou que a situação está uma loucura, pois muitos funcionários já estão afastados; “Está faltando professores, ADE’s, cozinheiras e tudo mais, pois, estão todos afastados e tem mais gente aguardando resultado de exames. A gente não sabe o que vai fazer, porque estamos trabalhando dobrado, relatou.

Nossa reportagem apurou que a situação é crítica em pelo menos 3 escolas, mas, existem em outras em situação quase semelhante. Para N.M.F, 48 anos, professora, é um absurdo a omissão da secretaria; “A única orientação que recebemos foi para não deixar vazar a informação para não assustar os pais. Ficamos pasmas, pois, vidas estão sendo expostas, afinal, mesmo que agora seja fraca, o vírus ainda é desconhecido, ninguém sabe realmente o que pode acontecer”, lamentou.

Embora fora do contexto, a servidora M.L.F.G, 36 anos lamentou a falta de frutas para as crianças; “Eu não sei o que está acontecendo, pois, não estão enviando frutas regularmente. As vezes vem banana ou mamão. E para a realização das festas juninas também não enviaram nada até agora”, denunciou.

Convém lembrar que, a PÁGINA MARILIA CENTENÁRIA sugeriu em 27 de maio de 2018, ou seja; já há mais de 4 anos atrás a implantação em todas as EMEIS E EMEF’s do Munícipio do APLICATIVO PRATO ABERTO, uma plataforma digital que permite as Mães em tempo real acompanhar pelo celular, tablet ou computador a qualidade e o conteúdo da merenda oferecida aos seus filhos nas unidades escolares.

A plataforma também permite a interatividade via facebook e instagram com atendimento virtual. Sem duvida nenhuma é uma solução inteligente e, já utilizada em algumas escolas particulares e, em mais de 3000 escolas na capital paulista com sucesso inquestionável. A transformação Social começa com atitudes como esta que, visam a transparência. Na edição de junho do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, versão digitalizada, voltaremos novamente a falar a respeito.

Voltando a EXCLUSIVA DA SEMANA, ouvimos também a servidora T.L.S ( fictício ), 54 anos, professora, que estava com os sintomas e aguardando resultado; “Estou desesperada, pois já peguei da outra vez. na minha escola as crianças vem sem máscaras e tem muitas contaminadas que passam para as outras e para as professoras. Ninguém toma a iniciativa, só empurram com a barriga, até a hora que acontecer uma fatalidade”, comentou.

A servidora M.V.U, 40 anos, professora demonstrou preocupação com a realização das festas juninas; “Foi aventada a possibilidade de suspender a festa junina e realizar somente em setembro com o nome de festa rural, mas, a secretaria não aprovou e vai realizar as festas juninas mesmo assim, expondo as crianças e os pais. É muita irresponsabilidade e ainda manda a gente abafar o caso”, reclamou.

MARILIA DE BRAÇOS CRUZADOS : Comitê de saúde do governo já recomendou uso de máscara em locais fechados

A situação da vírus volta novamente a preocupar com a já propagada “quarta onda”. O aumento de casos de Covid-19 está levando cidades brasileiras a voltarem a obrigar ou recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados.

A lista inclui ao menos uma capital, Curitiba, e mais cidades do interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, e Paraná, como Londrina (PR), Maringá (PR ) São Bernardo do Campo (SP), Poços de Caldas (MG ), Canoas (RS) e Tupã, distante de Marília pouco mais de 70 quilômetros.

Número de mortes de crianças por covid-19 acende alerta – Jornal da USP

Enquanto os gestores de Marília continuam de braços cruzados, o comitê científico do governo de São Paulo recomendou na última terça-feira (31) que o uso de máscara volte a ser obrigatório em locais fechados no estado. O comitê disse que a medida é necessária porque a transmissão do coronavírus e as internações pela doença voltaram a aumenta. Cabe a cada município decidir se acata essa recomendação.

Os integrantes do comitê científico também pediram para que todas as as pessoas completem o esquema vacinal. Para se ter uma ideia do aumento de casos, basta acompanhar o obituário diário, onde novas mortes voltaram a ser registradas e o sinal de alerta que já foi ligado com a UTI SUS Covid em Marília que já registra 80% de ocupação. O percentual aponta para o aumento de demanda e possível necessidade de nova ampliação de leitos, que foram reduzidos gradativamente conforme a diminuição do contágio.

OBSERVAÇÃO : Devido ao risco de retaliações devido a ditadura imposta que acaba perseguindo os servidores, em comum acordo com as denunciantes, O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, preserva a identidade das denunciantes, relatando apenas os fatos que poderão ser confirmadas pelas mães nos comentários desta matéria nas redes sociais. RESTA SABER SE POR INTERESSES POLÍTICOS EM ANO ELEITORAL, VALE A PENA CORRER O RISCO. VIDAS IMPORTAM….

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.