Nesta quarta feira ( 5) com inicio previsto para às 17Hs e, por via remota, será realizada mais uma reunião do COMUS ( Conselho Municipal de Saúde de Marília ). Na realidade, se trata da segunda parte da última reunião realizada na semana passada, cuja pauta era muita extensa, sendo necessário a convocação de uma extraordinária.

Além de membros do próprio COMUS, a reunião contará com a participação de integrantes da secretaria municipal de saúde, prestadores de serviços e convidados, que, receberão um link até o final da manhã para participarem da discussão que promete ser bem aquecida e polêmica.

Nossa reportagem apurou que um dos assuntos a serem tratados será justamente sobre o fim do convênio com HC Famema que proporcionava o atendimento do Proiid para pacientes acamados. Outro item bastante polêmico será sobre os leitos hospitalares, leitos da UPA e do PA e o recém inaugurado Polo emergencial dom 16 leitos e uma semi uti improvisada, que por sinal, obteve como de praxe a produção de um video de marketing politico, ao contrário de Ourinhos por exemplo que também inaugurou um mini hospital, porém com 50 leitos, 8 semi utis e uma usina de oxigênio.

PRINCIPAL ASSUNTO : Todos querem saber como foram aplicadas 1,7 mil doses em moradores de fora da cidade

Vacinas contra a COVID-19: o que você precisa saber - Coronavírus -  Institucional

O principal assunto da noite será sem duvida nenhuma, o processo de vacinação em andamento na cidade. O primeiro questionamento será sobre as 51 vacinas vencidas que foram aplicadas no inicio de abril na instituição Ágape e, que foi divulgada pelos principais veículos de comunicação do Brasil e reproduzida pela Radio Clube de Marília e pelo JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA.

Convém acrescentar que, a maioria das cidades que recebeu o lote, reconheceu a falha e suas respectivas administrações vieram a público para se retratar, anunciar medidas a serem adotadas e assumiram o compromisso de revacinar as pessoas que receberam a vacina vencida, como por exemplo a cidade de Dracena que teve o vídeo reproduzido em uma matéria publicada por este site.

O mais grave, se deve pelo fato do banco de dados do próprio Ministério da Saúde revelar que em Marília, praticamente 1.700 pessoas não residentes no município acabaram sendo vacinadas por aqui. É importante lembrar que, por reiteradas vezes, O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA cobrou a transparência na lista de vacinados devido a várias denuncias que vinha recebendo. Tal medida foi adotada em Assis e Ourinhos em nossa região, além de centenas de outras cidades que adotaram a ideia criando o painel de transparência da covid.

As informações são oficiais e constam nos microdados da vacinação, disponibilizados pelo Ministério da Saúde com base em informações registradas por funcionários públicos. Pelo divulgado, até agora foram 1.696 doses aplicadas em Marília para pessoas que não residem na cidade. Por incrível que pareça, todas elas se enquadram no quesito nos grupos prioritários por faixa etária, deficiência, pacientes institucionalizados, além de integrantes de povos ou comunidades tradicionais. Isto é uma vergonha !!!

GESTO SOLIDÁRIO ? : Confira a lista das pessoas “contempladas” com a boa ação da prefeitura de Marília

Prefeito Daniel Alonso confirma que...

O gesto merece no mínimo uma justificativa e não o silêncio, como está ocorrendo no caso das vacinas vencidas. A maioria das pessoas imunizadas na cidade de Marília afirmaram ser moradores de São Paulo, capital. Foram até o momento, 241 doses aplicadas em paulistanos, enquanto muitos marilienses ficaram de fora. Confira o desfile das demais cidades contempladas com a cortesia.

  • Bauru (56 doses ministradas em Marília)
  • Vera Cruz (52)
  • Garça (47)
  • Oriente (43)
  • Tupã (42)
  • Pompeia (38)
  • Assis (26)
  • Campinas (22)
  • Guarulhos (22)
  • Ourinhos (22)
  • Ribeirão Preto (22)
  • Echaporã (19)
  • Lins (19)
  • Santo André (19)
  • São Bernardo (19)
  • Jundiaí (18)


E como miséria pouca é bobagem, segundo o banco de dados do Ministério da Saúde também revelou que a chamada “Boa Ação”, se estendeu até para outros estados. Confira a generosidade;

  • Campo Grande (17)
  • Curitiba (13)
  • Londrina (13)
  • Maringá (13) 
  • Rio de Janeiro (13)

Para complementar, foram contatados ainda 5.253 profissionais da saúde que receberam doses em Marília, mas declararam residência em outra cidade, além de 119 trabalhadores da educação na mesma situação. Enfim uma invejável ação solidaria que se preocupou em muito com a imunidade das pessoas, de fora da cidade.

Por que eu ainda devo me cuidar mesmo tomando a vacina contra Covid-19? -  Clinica Meitan

A grande questão é; quantas pessoas ficaram sem tomar a vacina, mesmo comparecendo a uma fila de um posto de vacinação nas primeiras horas da madrugada em detrimento dos contemplados não residentes em Marília ???

Em nosso modesto jornalismo, a única coisa que se espera é justamente uma resposta convincente que fuja do tradicional, ” foi um erro do sistema”, ou como de praxe; “É um fake” e para finalizar a mais utilizada; ” É coisa da oposição”.

Que fique bem claro, que JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, não se coloca como oposição ou situação, APENAS TEM POSIÇÃO em defesa dos interesses da população. Jornalismo independente que elogia quando merece, mas, cobra, quando atos como este são realizados. Com a palavra, as autoridades, senhores vereadores e os conselheiros do Comus.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.