A esperança de comerciantes, empresários e empreendedores que estão com suas portas fechadas está concentrada no transcorrer da sessão camararia que ocorre logo mais as 9H na Câmara Municipal de Marília.

Uma sessão extraordinária foi convocada para votar dois projetos de lei com uma emenda, que ampliam as atividades consideradas essenciais no município. Caso sejam aprovados, eles permitirão de forma legal o funcionamento desses novos serviços mesmo na fase Vermelha do Plano SP, no qual Marília e região encontram-se atualmente na pandemia da Covid-19 e que foi reiterada pelo Governador João Dória no pronunciamento de ontem, sexta feira (29).

O primeiro projeto de lei é de autoria do presidente da Câmara, Marcos Rezende (PSD), que amplia as atividades essenciais e praticamente padroniza o comércio local como atividades desta natureza. O PL do presidente, contempla academias, salões e barbearias, shoppings e praças de alimentação, restaurantes, bares e o comércio varejista em geral. Na fase atual do Plano SP, só é permitido atendimento presencial ao público em estabelecimentos e serviços essenciais.

Neste projeto existe uma emenda elaborada pelo vereador Luis Eduardo Nardi que inclui no projeto as atividades consideradas essenciais por Decreto Federal publicado em março do ano passado. Entre as atividades essenciais do referido Decreto (não contempladas na Fase Vermelha do Plano SP), estão barbearias, salões de beleza e academias.

Veja como ficam horários do comércio, serviços públicos e mais em Marília -  Notícias sobre giro marília - Giro Marília Notícias

Já o PL de autoria do vereador Eduardo Nascimento (PSDB), reconhece a prática da atividade física como essencial na cidade de Marília.
Caso sejam aprovados, os projetos seguirão para sanção do prefeito Daniel Alonso (PSDB) e publicação no Diário Oficial do Município. Esta é a expectativa da administração municipal para anunciar ainda neste sábado a reabertura do comércio na segunda feira.

Apesar da expectativa de uma grande mobilização dos comerciantes no sentido de pressionar os vereadores, a sessão não terá presença de público, porém, será transmitida pela TV Câmara.

Paralelo a decisão, comerciantes já postavam em redes sociais desde o final da tarde de ontem que independente de qualquer coisa iriam abrir simultaneamente o comércio na próxima segunda feira (1º de fevereiro ). Segundo eles, a paciência aliada a falta de recursos para manter as portas fechadas com despesas correntes chegou ao final.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.