Na última quinta feira (26 ) ocorreu a palestra de capacitação para o corpo jurídico e funcionários do SINDINAPI – Marília ( Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas) com sede na rua nove de julho, 1220, 6º andar no centro da cidade.

Na ocasião, o Drº José Luis Guerretta, que compõe a assessoria jurídica do SINDINAPI Nacional e sua equipe estiveram presentes para qualificar o pessoal diante da nova ferramenta de trabalho que, em muito poderá agilizar o ingresso aos pedidos de aposentadoria.

Na realidade é uma ampla ação onde a Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do INSS Digital para a advocacia paulista.

Pelo acordo, o advogado poderá realizar vários procedimentos pelo sistema do INSS na internet, inclusive abrir processos para concessão de aposentadorias e benefícios, com o envio de documentação digitalizada, onde o SINDINAPI é um dos principais parceiros por já desenvolver ações direcionadas com aposentados e pensionistas.

Nossa reportagem ouviu o Drº José L. Guerreta que destacou a importância da palestra; ” o objetivo de nossa presença nesta manhã é justamente detalhar aos nossos facilitadores como será realizado o atendimento do INSS DIGITAL aqui no Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical da seccional aqui de Marília. o Corpo jurídico da entidade que já realiza um trabalho de orientação aqui na cidade, passará agora a realizar também este serviço que hoje foi detalhado em toda a sua parte operacional” declarou.

No que diz respeito a parceria com o INSS, o advogado destacou; ” na realidade foi firmado um acordo de cooperação técnica, porque o Instituto não está repondo os servidores que se aposentam, que pedem exoneração, que são exonerados ou que falecem. Para que todos tenham uma ideia, no ano passado, mais de 1000 servidores no Brasil inteiro saíram de seus postos e não foram repostas outros profissionais. Com isso o governo pensou nesta iniciativa, em uma especie de terceirização e o INSS idealizou que sindicatos, OAB e outras entidades participassem”, explicou.

COMO IRÁ FUNCIONAR

A exemplo de outras 87 cidades, o Sindicato dos aposentados de Marília irá realizar a captação dos documentos necessários das pessoas que pretendem um atendimento do INSS para o pedido de aposentadorias e pensões. ” Nossa função é montar toda a documentação para que o Instituto possa apenas realizar a analise técnica para a concessão ou não do benefício”, esclareceu Guerretta.

O advogado fez questão de negar uma possível descentralização dos serviços do INSS; ” Eles não estão transferindo qualquer tipo de serviço para fora do instituto, é apenas um acordo de cooperação técnica para agilizar os serviços, onde nossa função será a captação dos documentos e o encaminhamento para eles, facilitando em muito para a população”, enfatizou.

BENEFÍCIOS PARA OS ASSOCIADOS

Outra grande destaque apresentado foram as parcerias que beneficiam de forma direta os associados e até seus familiares; ” Nos temos hoje, um grande quadro associativo que nos permite uma certa independência em relação ao outros sindicato que dependem dos empregados da ativa e, que com a reforma trabalhista acabaram sendo em muito prejudicados. O SINDINAPI fechou uma robusta parceria com uma conceituada seguradora Italiana ( Generally ) que é ligada ao grupo BMG que nos possibilitou oferecer aos associados um seguro que possibilita concorrer a um premio mensal de 12 mil reais, assistência funerária e remédios genéricos com uma cobertura de até R$ 150,00 reais após o procedimento médico e, o mais importante, por evento, ou seja, um conjunto de benefícios, fora os já existentes que complementam em muito a assistência aos idosos e pensionistas”, afirmou.

Para finalizar, Drº Guerreta ainda acrescentou outros benefícios que irão se somar aos demais ” Eu quero destacar que, o seguro é tão completo que abrange até mesmo a manutenção estrutural da casa do aposentado, ou seja, se for necessário trocar uma torneira, uma fechadura, um chuveiro, etc, em duas vezes por ano o associado poderá ligar que a seguradora irá enviar um técnico para a realização do serviço”, finalizou.

O evento transcorreu durante toda a manhã da quinta feira ( 26 ), como já citamos e, em breve, segundo a Presidente Maria Emília Padovani, ocorrerá a inauguração oficial do posto de atendimento e a implantação do serviços que seguirá os modelos de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Ourinhos, Araçatuba, Assis, Sorocaba, São Carlos, cidades da grande São Paulo e Litoral Paulista. A data não foi divulgada.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.