Mantendo a nossa linha de praticar um jornalismo sério, sem oportunismo e sensacionalismo ou como parte de um processo de descontrução de imagem para este ou aquele grupo politico, o Jornal
o ônibus de Marília em parceria com a ONG MARÍLIA CENTENÁRIA vem mais uma vez destacar de forma construtiva um ponto de nossa cidade que, poderia ser melhor administrado,dentro de nosso objetivo que é justamente a reconstrução do que foi destruido e a construção
daquilo que pode ser a cidade que queremos para o nosso centenário.


O destaque desta matéria é o Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) de Marília/SP.
As fotos falam mais que mil palavras em um cenário decadente e que demonstra claramente a falta de interesse de nossos governantes em fazer alguma coisa. A atitude desconstrói a história de um dos maiores fomentadores de Professoras Coordenadoras pedagógicas de nossa região.


Afirmamos isto após Constatar que , por meio de curso de extensão junto à Secretaria Municipal de Educação de Marília/SP que uma quantidade significativa de professoras coordenadoras pedagógicas (PCPs) foram formadas justamente pelo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) de Marília/SP.


O CEFAM foi um centro de formação do magistério que surgiu para substituir os antigos magistérios e os normais, tinha uma visão diferenciada sobre a formação educacional. O curso funcionava em período integral, com duração de quatro anos em vários municípios do estado de São Paulo.


É impossivel compararmos com as imagens dos anos de ouro no período compreendido entre 1990 a 2002 e com a atual situação de hoje. Ao estacionarmos o carro, deparamos com uma construção
decadente, ocupações irregulares, vidros quebrados e um palco institucionalizado do crime, onde até homicídios já foram registrados.


Extinto há 14 anos pelo Governo do Estado de São Paulo, virou abrigo de andarilhos e de ponto de drogas. Durante este período, NENHUM GESTOR comprou a briga ou sequer apresentou um projeto que possa reaproveitar o local dando uma nova vida aquele local.


Em uma rapidíssima pesquisa a ONG MARÍLIA CENTENÁRIA buscou algumas ferramente importantes do próprio governo que poderiam ser utilizadas no local para favorecer a população.

Em Rio Preto, antigo CEFAM é transformado em 37o campus do Instituto Federal deSão Paulo em parceria firmada com o governo do estado. Em Marília, só promessas e abandono.


Coincidentemente o 37o campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) será instalado no Município de São José do Rio Preto. O Ministério da Educação (MEC) assinou a ordem de Serviço para a reforma do edifício que sediará a nova unidade e está orçada em R$ 7 milhões.


Previsto para ser entregue agora em Dezembro de 2019, o campus IFSP São José do Rio Preto deve Ofertar de imediato o ensino médio e, posteriormente, os cursos de graduação. Os estudantes poderão optar por formações de licenciatura, bacharelado e tecnólogo. A unidade estará localizada no antigo Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério (CEFAM), que conta com 4,2 mil metros quadrados.


No futuro, o novo campus poderá tornar-se um novo Instituto Federal no estado. São Paulo deve receber ainda mais dois institutos, localizados na capital e no interior do estado.


Por um outro lado outras cidades já conquistaram a importante unidade do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) que está com inscrições abertas para o processo seletivo de cursos técnicos gratuitos na região noroeste paulista. O prazo termina no dia 10 de novembro.


Ao todo, são oferecidas 500 vagas divididas entre os campus de Birigui, Catanduva, Ilha Solteira e votuporanga (SP). As aulas começam em fevereiro de 2020. Em Birigui, há 40 vagas para o curso de informática, 40 para o de administração, 40 para o de automação industrial e 40 para o de administração. O campus Birigui fica na rua Pedro Cavalo, número 709, no bairro Portal da Pérola II.


Enquanto em Catanduva, 40 vagas serão oferecidas para o curso de técnico em mecatrônica, 40 vagas o de química, 40 para o de redes de computadores e 40 vagas o de fabricação mecânica. O campus do IFSP fica na avenida Pastor José Dutra de Moraes, número 239, no Distrito Industrial Antônio Zácaro. Em Ilha Solteira, há 40 vagas para o curso de desenho de construção civil e outras 40 para o de edificações. O IFSP fica na rua Alameda Tucuruí, número 164.


Já em Votuporanga, existem 40 vagas para o curso de edificações, 40 para o de Informática, 40 para o de mecatrônica e mais 40 para o de técnico em mecânica. O campus do IFSP de Votuporanga fica na avenida Jerônimo Figueira da Costa, número 3014, no bairro Pozzobon. Em Marília, foi se cogitado de se implantar uma unidade na gestão do ex prefeito e atual deputado Vinicius Camarinha, porém em uma área a ser comprada ou desapropriada para tal finalidade, ou
seja, mais um engodo que já ficou no discurso, pois, seguindo o exemplo de São José do Rio Preto, a IFSP poderia tranquilamente ser instalada no antigo, porém inesquecível CEFAM.

Convém acrescentar que, segundo informações colhidas este pertence hoje a FAMEMA.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.