Com estrutura comprometida já há anos e sem um um planejamento estratégico para sua recuperação e modernização o sistema de abastecimento do rio do peixe sofreu mais um abalo neste madrugada.

Segundo nota divulgada pelo DAEM ( Departamento de àgua e Esgoto e Marília) devido as chuvas torrenciais que ocorreram na noite e madrugada de ontem, o nível do Rio do Peixe acabou por subir e inundar a casa de bombas do DAEM. Responsável pela captação da água que abastece a ETA Peixe, na Zona Oeste, a mesma distribui o liquido precioso para mais de 60% da cidade de Marília. O fato ocorreu por volta das 02:30 da madrugada e desde as primeiras horas de hoje uma equipe de funcionários do DAEM estão trabalham no local. A captação está parada e como ato consequente, isso vai comprometer o abastecimento de boa parte da cidade, ou seja, promessa de mais um final de semana sem água.

O DAEM é viável, no entanto, alguns investimento se fazem necessários como por exemplo esta própria estação que precisa de uma urgente remodelação em sua estrutura. No inicio de seu mandato, a atual gestão prometeu solucionar o problema de falta de água na cidade e, com isso equacionar a distribuição proporcionando a possibilidade de reparos. Passados já os dois primeiros anos, pouco se fez e, a cidade está a beira de um caos caso um problema mais sério venha a ocorrer, conforme denuncias de antigos funcionários.

Pelas informações preliminares, tudo indica que não houve dano às bombas, mas o painel elétrico foi seriamente afetado. Somente após o trabalho de se esgotar a água, será possível determinar o que houve e fazer os reparos necessários. Confira abaixo a nota divulgada;

NOTA – CASA DE MÁQUINAS INUNDADA – RIO DO PEIXE

” A Prefeitura de Marília, através do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), informa que, devido à intensidade das chuvas e ao alto volume de água que caiu na noite de ontem (14), o Rio do Peixe (onde é feita a captação de água para tratamento e distribuição) subiu e deixou a casa de máquinas inundada. Todo o sistema de bombeamento teve que ser paralisado. Por conta disso, grande parte do CENTRO, ZONA OESTE E ZONA NORTE terá falta de água durante todo o dia de hoje (15). Equipes do Daem já estão fazendo a manutenção, que tem previsão de ser concluída no início da noite de hoje (15).”

Diretoria de Divulgação e Comunicação
Prefeitura de Marília

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.