Pelo oitavo ano seguido o Rotary Club de Marília Tradição entregou MAIS de 150 livros para infantis para escola EMEF “PROF. ANTONIO MORAL”, localizada no Núcleo Habitacional Maria Angelica Matos, próximo ao SEST/SENAT, aqui em nossa cidade.

A inciativa faz parte do PROJETO BAU DE LIVROS, que vem sendo desenvolvido no município desde 2014, que beneficia EMEFS pertencentes a Secretaria Municipal de Ensino da prefeitura Municipal de Marília.

Normalmente as escolas recebem livros pra leitura, mas não aqueles especiais que são do interesse dos alunos e professores. Muitas vezes, não tem um titulo, em numero suficiente para discussão dos conteúdos programáticos de interesse especial e estudos em classe.

Neste projeto, rotarianos sentam com os professores que os informam quais os livros que interessam, que sonhariam ter na escola para trabalharem com os alunos, livros nacionalmente conhecidos, ou seja, aqueles cujos
conteúdos implementam, acrescentam interesse e estimulo nas matérias que serão ensinadas, livros que motivem realmente tanto os professores quanto os alunos no incentivo à leitura e criatividade.

Portanto , o objetivo do projeto é não só incentivar a aquisição do habito da
leitura, mas levar o aluno a reconhecer a leitura como fonte de informação, prazer e conhecimento, além de estimular a criatividade e ampliar o vocabulário e melhorar a ortogrtafia dos alunos da rede publica municipal de ensino.

O benefícios do projeto são muitos, entre eles desenvolver a concentração, o
vocabulário, a memoria e o raciocínio; estimular a curiosidade, imaginação,
criatividade; ajudar a criança a perceber e lidar com os sentimentos e as emoções; auxiliar no desenvolvimento da empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro); ajudar a minimizar problemas comportamentais como a agressividade, a hiperatividade e o comportamento arredio; desenvolver a linguagem oral; fortalecer laços familiares e entre pais e filhos….

Para a escolha o RC e Marília Tradição consulta a Secretaria Municipal de
Educação do Municipio buscando a priori, a informação de que escolas no município proporcionam estudo em tempo integral , que possuem melhor nota de IDEB e que tem necessidade de livros para implementar o desenvolvimento da leitura entre os alunos.

Posteriormente o clube, entra em contato com a direção que através de seus
professores elaboram uma lista de títulos que pretendem trabalhar naquele ano letivo.

O Rotary Club de Marília Tradição se encarrega da aquisição destes livros, que é realizada através dos recursos financeiros do próprio Clube e empresas patrocinadoras do projeto.

Até o momento 08 escolas municipais já foram contempladas com o projeto e o Clube pretende alcançar 100% dos estabelecimentos municipais de ensino. Desde o primeiro projeto já foram doados 1628 livros em 08 escolas
municipais. Foram contempladas antes desta Emef : Edméia Sola, Americo Capelozza, Nicácia Garcia Gil, Nelson Gabaldi, Cecilia Alves Guelpa, Paulo Freire e Amaury Pacheco.

É importante destacar que todas as escolas contempladas tiverem aumentos de suas notas no IDEB, após a realização do projeto, o que incentiva o club rotário a dar continuidade no mesmo.

A entrega dos livros é realizada, na própria escola. O clube transfere sua
reunião semanal para a escola contemplada, objetivando não mudar a rotina dos companheiros .

Estiveram presentes nesta cerimonia o Prefeito Municipal Sr Daniel Alonso, o Secretario da Educação Prof. Helder Bochi, o Governador Distrital do Rotary Club do Distrito 4510 Sr. Marcos Antonio Carchedi, o presidente do Rotary Club de Marília Tradição Dr. Jose Antonio Carmanhani; a professora Marcia Vinhoto, companheira do clube e uma das idealizadoras e criadora do projeto; a diretora da escola Sra. Marli Cristina Valim; professores; companheiros e associados do Rotary clube de Marília Tradição; assessores e 200 crianças de 6 a 11 anos, que fizeram varias homenagem e apresentações teatrais e, cujos sorrisos impagáveis, demonstravam visualmente a felicidade por receberem livros que gostam de ler.

Não há duvida que este projeto vem causando grande impacto social nas
comunidades beneficiadas, mudando o comportamento das crianças com relação não só a leitura, mas ao mundo que as rodeia e o seu relacionamento com professores e familiares.

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