Índice de Vulnerabilidade Municipal do Instituto Votorantim analisou indicadores e confirmou Pompeia como a 17ª cidade no Brasil com menor vulnerabilidade à doença e a 9ª no estado de São Paulo.

Desenvolvido pelo Instituto Votorantim, o Índice de Vulnerabilidade Municipal classificou Pompeia como uma das cidades menos vulneráveis ao novo Coronavírus no Brasil. Segundo a análise, a cidade, que segue sem nenhum caso de COVID-19 confirmado, é classificada como o 17º município com menor vulnerabilidade à doença no país e o 9º no estado de São Paulo. Na região de Marília, Pompeia é a cidade com a situação mais confortável. 

A Organização do Sistema de Saúde é o melhor indicador de Pompeia e aquele em que a cidade mais se destaca no Estado e no país. Segundo o Instituto, Pompeia conta com 100% da população coberta pela atenção básica e ótima proporção de leitos hospitalares e respiradores disponíveis.

“A avaliação do Instituto Votorantin reflete a prioridade que damos, desde o início do nosso governo, ao fortalecimento do programa Estratégia Saúde da Família e das equipes de Atenção Básica tradicional, que têm feito a diferença para a prevenção ao Coronavirus na nossa cidade. Os agentes comunitários de saúde são muito importantes nesse trabalho de prevenção, porque atuam nas regiões onde moram, têm a confiança da população, sabem onde estão os idosos, onde estão as pessoas com comorbidade de alto risco para a COVID-19, ajudam a conscientizar os cidadãos e nos ajudam a mapear a situação do Município, o que tem permitido que estejamos sempre nos antecipando, sempre à frente com as nossas ações. Desde o início temos dito que a prevenção é a melhor proteção. Distribuímos máscaras, fazemos desinfecção de áreas de grande circulação, investimos na Santa Casa para a construção de uma área especial para atender eventuais pacientes do Covid-19, agimos contra aglomerações, medimos a temperatura da população em bancos e lotérica com termômetros digitais a laser, damos instruções, demarcamos a distância a ser respeitada em filas, realizamos ações em supermercados e outros estabelecimentos essenciais. Enfim, estamos fazendo o possível para evitar a disseminação do Coronavirus na nossa cidade e até aqui seguimos sem nenhum caso, graças também ao apoio de toda a comunidade e aos profissionais que atuam na linha de frente, que estão de parabéns e a quem nós agradecemos. O tempo que ganhamos foi fundamental para nos prepararmos ainda melhor. Mas, agora é hora de redobrarmos nossos cuidados. O vírus está se espalhando pelo interior de forma muito rápida e pelas projeções é quase impossível que não chegue a Pompeia. Então, vamos seguir alerta, unidos e com fé em Deus para que tudo fique bem”, explicou a prefeita Tina.

Prefeita Tina propõe reajuste de 4% para servidores e eleva ...

O Índice foi desenvolvido para auxiliar gestores na tomada de decisão contra à COVID-19 e analisa diversos indicadores, como a economia local, estrutura do sistema de saúde, população vulnerável, organização do sistema de saúde e capacidade fiscal da administração. São analisados dados públicos obtidos por fontes oficiais.

O ranking analisa 5.500 cidades brasileiras e atribui a cada uma pontuação de 0 a 100, de modo que quanto menos pontos o município soma, menos suscetível ao vírus ele está. Pompeia tem a pontuação de 35.11, enquanto Colina (SP) – a mais bem classificada no ranking – conta com 28.61 e Mojuí dos Campos (PA) – a pior na classificação – soma 75.65.

O IVM de Marília, com base em dados atualizados nesta terça-feira (12), foi de 45,63. Com isso, o município ficou no 107º lugar do ranking das cidades menos vulneráveis do Estado, que é formado por 645 prefeituras. No ranking brasileiro, com mais de 5,5 mil cidades, Marília figura na posição 356.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.