Ordem dada é ordem cumprida. Nem mesmo os motoristas conseguiram digerir a informação postada ontem, aqui no JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA, sobre o inicio de operação das praças de pedágio da Concessionária Eixo SP instaladas ao longo da SP 294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), estrada que interliga Garça ao Centro do Estado e ao Oeste Paulista, no caso específico do distrito de Jafa, eis que, uma nova medida foi publicada hoje.

Apenas para recordar, informações extraoficiais dão conta que o pedágio instalado na altura de Jafa (Km 425+700 metros) deverá iniciar sua operação até o final da próxima semana, aumentando o custo da viagem entre Garça e Marília. O valor para veículo de passeio estaria fixado em R$ 8,80, mas essa informação não foi confirmada oficialmente.

Porém para a praça da vizinha cidade de Oriente, a autorização para entrada em funcionamento foi publicada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial do Estado. Para a cobrança ser iniciada de fato, a Eixo SP só depende da homologação do governo estadual, o que pode acontecer a qualquer momento. obrigando também, os trabalhadores que moram em Oriente e Pompéia, mas, que trabalham em Marília, ou vice versa, a pagarem para trabalhar.

Na viagem entre Marília e Pompeia está em fase de liberação a praça localizada no quilômetro 474 da SP-294, localizada em Oriente. O mesmo pedágio também fica no meio do trajeto entre Marília e Tupã.

A praça localizada no quilômetro 474 da SP-294, fica na cidade de Oriente, bem no meio trecho que liga Marília a Pompéia e conta com um grande fluxo de trabalhadores que fazem o percurso diariamente. Consultada a respeito a concessionário divulgou a seguinte nota:

“Uma vez finalizadas e aprovadas essas praças de pedágio, a concessionária dependerá apenas da autorização de trafegabilidade da Artesp e da homologação da Secretária de Logística e Transporte, ambas também publicadas no Diário Oficial do Estado, para o início das operações”

Em se confirmando o que diz a placa e conforme já apurado pela nossa reportagem, os veículos de passeio simples poderão pagar até R$ 8,90 a cada passagem na praça de Oriente, ou R$ 17,80 para quem faz a ida e a volta, no caso específico dos trabalhadores. Ao final do mês, em se utilizando os 26 dias uteis do mês, serão R$ 462,80 reais somente com pedágios, quase 40% por cento do salário mínimo.

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A esperança está na implantação do Desconto de Usuário Frequente (DUF), a tecnologia que entrará em funcionamento também nas praças em operação desde o início da concessão, em Jaú, Dois Córregos, Brotas, Itirapina e Rio Claro. Na pratica, um pequeno desconto de apenas 5% por cento no valor final para quem realiza o percurso diariamente. Em outras palavras, uma redução de R$ 23,14 centavos, reduzindo o custo mensal para R$ 439,66 reais.

A inovação está integrada às operadoras do sistema eletrônico de pagamento de pedágio. Na pratica, o desconto para veículos de passeio (categoria 1) começa a contar a partir da segunda passagem realizada na mesma praça de pedágio, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês calendário.

A redução progressiva ocorre até a 30ª viagem no mês, conforme percentual fixo de redução em relação à tarifa cobrada na viagem anterior, até atingir a tarifa mínima determinada para a Praça de Pedágio, dentro de um mesmo mês. A partir da 31ª viagem no mês, a tarifa mínima será cobrada em todas as viagens adicionais até o final do respectivo mês.

Os valores serão descontados automaticamente para o pagamento da fatura enviada pela operadora da tag instalada no veículo. Os usuários de qualquer categoria de veículo, que utilizam as pistas automáticas com as tags nas rodovias da Eixo SP, têm 5% de desconto no pagamento das tarifas. O benefício de 5% para veículos na categoria 1 é válido na primeira passagem no mês calendário.

Para quem não se lembra, na madrugada de quinta-feira (15), a cobrança começou nas praças instaladas em Parapuã (Km 551 + 500 metros) e Inúbia Paulista (Km 581 + 700 metros), conforme anunciamos aqui no JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA. No dia anterior, no Diário Oficial do Estado, a Secretaria Estadual de Logística e Transportes publicou autorização para que começasse a cobrança.

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