Feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 é nesta sexta-feira. Coleta de lixo será realizada normalmente, e bancos fecham; confira outros serviços.

Poucos se lembram, mas, o feriado da próxima sexta feira, dia 9 de julho, celebra o dia da Revolução Constitucionalista de 1932, e alguns serviços públicos permanecem funcionando normalmente e outros fecham no fim do expediente nesta quinta-feira (8) e retornam apenas na próxima segunda-feira (12). Antes vamos relembrar esta data histórica;

Apenas para matar saudades para os saudosistas da hoje extinta matéria de OSPB ( Organização Social e Politica do Brasil ) a Revolução Constitucionalista foi um movimento armado, que surgiu da revolta dos paulistas em 1932, após um golpe de Estado do então presidente Getúlio Vargas, dois anos antes. O governo central passou a nomear interventores e tirou a autonomia dos estados.

Os manifestantes tentaram invadir um escritório do partido varguista (Partido Popular Paulista). Nesse conflito foram mortos quatro estudantes: Euclydes Bueno Miragaia, Dráusio Marcondes de Souza e Antônio Américo de Camargo Andrade. Um quinto manifestante, morreu dias depois no hospital.

Revolução Constitucionalista de 1932 – Wikipédia, a enciclopédia livre

O movimento ganhou mártires e adotou a sigla MMDC (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo). Em julho, estourou a rebelião armada. A Faculdade de Direito de São Paulo, no Largo São Francisco, foi transformada em primeiro posto de alistamento de voluntários para as frentes de combate.

O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932?

Após quase três meses de intensos combates nos quatro cantos do estado, o conflito foi encerrado em 2 de outubro de 1932 com a rendição do Exército Constitucionalista. Lutando contra as tropas federais, em um conflito militarmente desproporcional, o Estado de São Paulo foi vencido nos campos de batalha, enfrentando tropas de todos os estados, com excessão a Mato Grosso, o único parceiro nas lutas. O movimento acabou contribuindo para consolidar no Brasil valores preciosos, como a liberdade e a participação popular.

Marília, mesmo tendo apenas três anos de emancipação, colaborou enviando combatentes. Segundo arquivo da Comissão de Registros Históricos, Vicente Ferreira e Nelson Spielmann foram dois moradores locais que partiram da cidade para o front de batalha.

O que abre e fecha no feriado 

A prefeitura de Marília (SP) informou que os órgãos ligados ao governo e o Ganha Tempo serão fechados nesta sexta-feira devido ao feriado e retornam apenas na próxima segunda-feira (12), ou seja; as unidades de saúde nos bairros por exemplo. estarão fechadas.

O transporte público funcionará de forma ininterrupta na cidade durante todo o feriado, pelo menos é a previsão. As feiras livres também acontecerão normalmente. As lojas do comércio da cidade segundo nota divulgada pela ACIM ( Associação Comercial e Industrial de Marília ) também estarão abertas no horário das 9h às 17h.

O atendimento de pacientes na UPA Norte e Posto de Atendimento Sul continua sendo realizado durante 24 horas.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.