Embarque imediato: conheça nossa seleção especial de produções que são um verdadeiro convite para viajar no tempo, por belas paisagens, histórias…

Chegou o feriado da Páscoa, mas ainda não é hora de aproveitarmos os dias off para desbravarmos novos destinos. Por conta do avanço da pandemia, a hora é de ficar em casa.

E há muitos filmes que nos fazem viajar sem sair do sofá. São produções que nos levam a lugares especiais, embaladas por histórias de diferentes gêneros, para todos os gostos. O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA separou oito sugestões para você abrir o seu ovo de Páscoa favorito, apertar o play e curtir uma viagem pelas telas. Vamos lá?

1) Sob o sol da Toscana (2003)

Viajar muitas vezes nos desperta o sentimento de renascimento. E é isso que a personagem Frances Mayes (Diane Lane), escritora de São Francisco (EUA), busca após seu sofrido divórcio: viver novas experiências. Embarca, então, para a região de Toscana, na Itália, onde quer superar suas dores desbravando as paisagens belíssimas que o lugar oferece. Compra por impulso uma propriedade antiga em uma vila e, aos poucos, vai dando um jeito nela, ao mesmo tempo que vai dando em sua vida: voltando a descobrir felicidade nas pequenas coisas, como voltar a cozinhar ou apenas tomar um delicioso sorvete. Conhece costumes, pessoas e dá uma nova chance ao amor. Neste filme, você viajará junto com a personagem aos arredores da cidadezinha de Cortona, no topo de uma colina, cheia de muralhas e labirintos.

Duração: 1h53min
Elenco: Diane Lane, Kate Walsh, Lindsay Duncan, Raoul Bova
Direção: Audrey Wells

2) Adeus, Lenin! (2004)

Adeus, Lenin!  (Foto: reprodução capa)

O simbólico “Adeus, Lenin!’ é uma viagem a diferentes costumes de duas Alemanhas: oriental e ocidental. O filme se passa em 1989, um pouco antes da queda do emblemático Muro de Berlim. A Sra Kerner (Katrin Sab) entra em coma e fica desacordada justamente durante o período dessa ruptura, e acorda em sua “Berlim oriental” totalmente modificada. Seu filho teme que essas drásticas mudanças causem impacto em sua recuperação e decide esconder os acontecimentos, tentando manter viva para a sua mãe uma Alemanha socialista que não existe mais.

Duração: 1h58min
Elenco: Daniel Brühl, Katrin Sass, Chulpan Khamatova
Direção: Wolfgang Becker

3) O amor não tira férias (2006)

O amor não tira férias te levará a um intercâmbio entre Londres e Los Angeles (Foto: reprodução capa)

Iris (Kate Winslet) e Amanda (Cameron Diaz) estão passando pela mesma situação, mas a 9 mil km de distância: estão desiludidas com o amor. Enquanto a primeira, uma jornalista bem-sucedida de Londres (Inglaterra), descobre que sua paixão está prestes a se casar com outra, a segunda, dona de uma agência de publicidade em Los Angeles (EUA), fica sabendo das traições de seu namorado. Descobrem, então, um site especializado em intercâmbio de casas, e decidem que é a melhor hora de respirarem novos ares e viverem novas aventuras. Embalado pelos cenários das duas cidades, o divertido filme gira em torno dessas mudanças de vida das personagens, com muito humor e novas histórias que viverão nos diferentes países.

Duração: 2h11min
Elenco: Cameron Diaz, Kate Winslet, Jude Law
Direção: Nancy Meyers

4) Mamma Mia (2008)

Mamma Mia te fará gargalhar e viajar por pelas paisagens gregas (Foto: reprodução capa)

Mamma Mia é tudo o que você precisa para uma tarde leve e gostosa. O famoso musical, embalado pelas músicas do ABBA, ganhou sua primeira versão em filme em 2008, com Meryl Streep no papel de Donna Sheridan, proprietária de uma pousada nas ilhas gregas. Sua filha Sophie (Amanda Seyfried) não sabe quem é seu pai e, às vésperas de seu casamento, procura no diário de Donna vestígios de possíveis candidatos, tentando bater as histórias escritas com a data de seu nascimento. Chega a três nomes e decide enviar, então, o convite de seu casamento, com a esperança de conhecer no pai no grande dia.

O divertido enredo é embalado por cenários paradisíacos. O filme foi rodado entre as ilhas de Skopelos e Skiathos, localizadas no Mar Egeu, na Grécia. O local atrai fãs da história até hoje, que sonham em visitar suas locações desde que assistiram ao filme. Já a continuação de Mamma Mia foi gravada em belíssimas ilhas da Croácia que também fazem brilhar os olhos de quem está do outro lado da tela. Vale a pena conferir e imaginar uma viagem para esses destinos enquanto não podemos sair de casa!

Duração: 1h48min
Elenco: Meryl Streep, Amanda Seyfried, Pierce Brosnan, Colin Firth, Stellan Skarsgård
Direção: Phyllida Lloyd

5) Comer Rezar e Amar (2010)
Viajar por três países em poucas horas: quem nunca sonhou? É isso que acontecerá quando você assistir a Comer Rezar e Amar, um clássico romântico estrelado por Julia Roberts. Mais uma personagem que deixa para trás tudo em seu país (amigos, trabalho, marido) em busca de autoconhecimento após identificar problemas em suas relações pessoais. Índia, Indonésia e Itália são os destinos escolhidos para essa volta por cima. Cada um deles despertará na personagem questões como aprofundamento espiritual, aproximação com gastronomia, arte, cultura e introspecção – tudo isso regado à paisagens de tirar o fôlego.

Comer Rezar e amar te fará viajar a três países em poucas horas com Julia Roberts (Foto: reprodução capa)

Duração: 2h20min
Elenco: Julia Roberts, Richard Jenkins, Javier Bardem
Direção: Ryan Murphy

6) Meia noite em Paris (2011)

Meia Noite em Paris te fará voltar a cidade luz da década de 20 (Foto: reprodução capa)

O clássico de Woody Allen ganhou o coração dos apaixonados pela charmosa cidade francesa. O filme te faz viajar por diferentes épocas e características de Paris. Os charmosos cafés, a incomparável Torre Eiffel e outros pontos turísticos imperdíveis da cidade não poderiam ficar de fora da fotografia e despertam a vontade de voltar ou conhecer a capital francesa.

A história é embalada por Gil (Owen Wilson), um roteirista e escritor de Hollywood, que está em um momento de incertezas em sua carreira. De férias com a família de sua noiva na cidade luz – local que sempre foi fascinado –, resgata sentimentos artísticos antigos e sonha em viver a Paris de outras épocas, mais especificamente da década de 20, referência cultural mundial. Misteriosamente é transportado para 1920 e consegue realizar esse desejo. Encontra nessa viagem personalidades e artistas icônicos, que são suas grandes admirações na arte, cultura e literatura, além de características e costumes muito próprios dessa época da cidade. E é aí que a aventura se inicia, com muito romance, leveza e diferentes desfechos para o escritor, que fica entre o mundo da fantasia e realidade, buscando se reencontrar.

Duração: 1h40min
Elenco: Owen Wilson, Rachel McAdams, Michael Sheen
Direção: Woody Allen

7) Minha vida em Marte (2018)
Fernanda passa uma crise em seu casamento e conta com seu melhor amigo para ajudar a superá-la. A comédia brasileira estrelada por Paulo Gustavo e Mônica Martelli, que tem um toque de drama, brinca com a solução que todos nós queríamos para os nossos problemas: uma bela viagem para Nova York com seu melhor amigo quando as coisas não vão muito bem. Central Park, Times Square e o bairro de Greenwich Village são algumas das locações do filme. Cenas engraçadas, como a dificuldade de fazer um pedido em um restaurante em outra língua, fazem muitos se identificarem e certamente arrancarão gargalhadas.

Minha Vida em Marte te arrancará boas gargalhadas com Paulo Gustavo e Mônica Martelli em Nova York (Foto: reprodução filme)

Duração: 1h45min
Elenco: Mônica Martelli, Paulo Gustavo, Marcos Palmeira
Direção: Susana Garcia

8) Dois Papas (2019)
O cardeal argentino Jorge Bergoglio, interpretado por Jonathan Pryce, está decidido a pedir sua aposentadoria por conta de algumas insatisfações. É surpreendido pelo convite do Papa Bento XVI (Anthony Hopkins) – que deixaria mais tarde o cargo – a visitá-lo. Os opostos da igreja católica – um progressista e outro conservador – têm diálogos interessantes ao longo do filme, que culmina na nomeação de Bergoglio.

A história do atual Papa Francisco e os bastidores de sua escolha para assumir o principal cargo da igreja católica são contados em um misto de ficção e realidade, com a direção do brasileiro Fernando Meirelles. É uma viagem no tempo e também por locações interessantes, como Castel Gandolfo, região da Itália em que fica a casa de verão do pontífice, o Vaticano – mostrando o interior e o exterior da Basílica de São Pedro – e também a famosa Capela Sistina, pintada pelos maiores artistas do período renascentista, como Michelangelo. Buenos Aires também não fica de fora. País natal de Jorge, foi uma das locações do filme, que te teletransporta para momentos divertidíssimos.

Dois Papas é passado no Vaticano e traz cenários como Castel Gandolfo, região da Itália onde fica a casa de verão do líder da igreja católica (Foto: reprodução filme)

Duração: 2h06min
Elenco: Anthony Hopkins, Jonathan Pryce, Juan Minujin
Direção: Fernando Meirell

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.