Previsão é de 5.980 endoscopias, 8.426 mamografias e 33.903 ultrassons. Atendimentos começam na segunda quinzena de abril.

O governador João Doria Junior (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira (12), a ampliação do “Corujão da Saúde” para mais quatro regiões do Estado de São Paulo a partir deste mês.

Uma delas é a região de Presidente Prudente.

A meta é zerar a demanda por diagnósticos com a realização de 137.229 exames de endoscopia, mamografia e ultrassonografia nas regiões de Bauru, Presidente Prudente, Santos e São José do Rio Preto.

A Secretaria da Saúde do Estado vai contratar serviços privados de saúde interessados em participar do programa, além de ampliar a oferta de atendimentos em órgãos públicos estaduais.

“Dezenas de cidades que passarão a ser beneficiadas com o programa do ‘Corujão da Saúde’. A meta é zerar a demanda reprimida de diagnósticos para exames de imagem, sobretudo endoscopia, mamografia e ultrassonografia”, destacou Doria.

O edital de chamamento público para os serviços privados de saúde foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (12). As propostas deverão ser apresentadas até o dia 19 de abril.

Os exames serão realizados em horários alternativos em hospitais ou laboratórios privados e também com a ampliação da oferta nos serviços da rede própria estadual – hospitais e Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), onde os atendimentos começam na segunda quinzena de abril.

Na região de Presidente Prudente, serão realizados 48.309 exames. A previsão é de 5.980 endoscopias, 8.426 mamografias e 33.903 exames de ultrassom.

“Combater a demanda reprimida por exames na rede pública é um dos nossos principais compromissos, visando agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes. Contamos com a colaboração dos pacientes para que compareçam nos agendamentos e aproveitem a oportunidade de realizar os exames gratuitamente”, afirmou o secretário da Saúde do Estado, José Henrique Germann Ferreira.

A partir de maio, o programa também vai englobar cirurgias de catarata em todas as regiões do Estado.

A iniciativa prevê a realização de 6.387 cirurgias extras de catarata entre maio e julho. As operações serão feitas em 36 serviços estaduais de saúde, entre AMEs e hospitais.

Os procedimentos serão realizados em pacientes que estão cadastrados na Central de Regulação de Vagas do Estado (Cross), que já possuem indicação médica e estão aptos a realizá-los.

O investimento para custear os procedimentos extras será de R$ 6,3 milhões.

O programa “Corujão da Saúde” começou em 25 de fevereiro nas regiões da Grande São Paulo, de Campinas e do Vale do Paraíba, com meta de 155,2 mil exames.

Até o momento, 56,6 mil agendamentos já foram ofertados, e outras 32,8 mil vagas estão disponibilizadas para as três regiões. Nessa fase inicial, o Governo do Estado verificou índice de 28,7% de absenteísmo. A taxa de ausência é considerada alta – em média, para cada quatro exames agendados, ao menos um acaba adiado por não comparecimento do paciente.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.