Flagrante foi feito no trecho em Santa Cruz do Rio Pardo, onde a velocidade máxima permitida é de 120 km/h. Condutor foi autuado por infração gravíssima e deverá pagar multa de quase R$ 900.

De acordo com o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), as três principais motivações dos acidentes de trânsito estão relacionadas e podem ser agrupadas em “Fator Humano, Fator Veículo e Fator Via”.

Segundo a entidade, 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas – que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação. Os exemplos são claros, excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, o uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado.

Ultrapassar o limite de velocidade permitido é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais causas de acidentes do mundo. De acordo com um relatório de Status Global de Segurança Viária da ONU, acidentes de trânsito são, hoje, a principal causa de morte de pessoas entre 5 e 29 anos e ainda, que cerca de 1,35 milhão de vidas são perdidas anualmente no trânsito mundial.

Mesmo assim, tem pessoas que pouco importam com os dados e as estatísticas e, além de colocar a sua vida em risco, coloca também a de outras pessoas. Em mais uma ocorrência desta natureza, um motorista foi flagrado a 226 km/h na Rodovia Castello Branco em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) na tarde deste domingo (22).

O flagrante, feito pelo radar móvel, foi no km 312 + 400 onde a velocidade máxima permitida é de 120 km/h.

O motorista foi autuado por infração gravíssima, que é multiplicada por 3, e deverá pagar multa no valor de R$ 880,41, além de 7 pontos na carteira e suspensão do direito de dirigir.

A partir do inicio deste ano de 2022 em países como o Reino Unido, por exemplo, todos os novos carros vendidos devem vir equipados com um dispositivo que impeça que os motoristas excedam o limite de velocidade seguindo as regras de segurança viária da União Europeia.

O limitador de velocidade, conhecido por ISA (Intelligence Speed Assistance), funciona por GPS e câmeras de reconhecimento de sinais que detectam o limite de velocidade do trecho que o veículo está percorrendo, emitindo um sinal para que o carro reduza a velocidade automaticamente. A expectativa é que em 15 anos, o uso do novo dispositivo poupe cerca de 25 mil vidas no trânsito.

Medidas semelhantes às tomadas na Europa são experimentadas em diversas partes do mundo. Em Fortaleza, por exemplo; foi implantada uma medida de readequação na Avenida Leste-Oeste, a qual era anteriormente conhecida por ser a avenida em que mais ocorriam acidentes na capital. A redução foi de 60 para 50km/h e, em apenas 6 meses, o número de chamados para acidentes com vítimas reduziu 84%.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.