A cidade de Pompeia inquestionavelmente respira um dinamismo e crescimento vistos a olho nu por quem passa pela cidade. É uma gestão focada no desenvolvimento com qualidade de vida já visualizando o futuro de seus munícipes se preocupando também com o meio ambiente e a mobilidade urbana.

Segundo as pesquisas, o Brasil está envelhecendo. E mais rápido do que se pode imaginar. A Organização Mundial de Saúde estima que em 35 anos um em cada três brasileiros seja idoso. De acordo com relatório divulgado, até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos no mundo vai duplicar e com isso, dispositivos que possam propiciar a tão almejada qualidade de vida, são de fundamental importância.

Cidades com gestão futurista e visão ampliada como Pompeia, estão investindo pesado nestes dispositivos como por exemplo; Academias gratuitas para a população e ciclovias. Para se ter uma ideia, Pompeia conta com cerca de 5,6 quilômetros de ciclovias e tem uma das melhores médias de habitantes por quilômetro desta via no país, acima de diversas capitais brasileiras.

Somente Rio Branco, no Acre, tem proporção de vias destinadas a bicicleta maior que Pompeia, segundo dados que foram obtidos junto a associação Aliança Bike, que inclusive passará a manter uma página em seu site com esse levantamento atualizado, a cada três meses, dando a quilometragem de ciclovias e ciclo faixas disponíveis nas capitais.  

A mais recente é a ciclovia que passa atrás da Arena Esportes & Eventos e Recinto, chegando até a Avenida Brasil, na entrada do bairro Provence. A ciclovia com mais de 300 metros de extensão conta também com sistema de drenagem especial com dois pontos de coleta para impedir que a fique empoçada em dias de chuva. Nossa reportagem apurou que o investimento na obra foi de cerca de R$ 180 mil.

Na última sexta feira (1º), a ciclovia que faz a ligação com bairro Provence recebeu a iluminação, que por sinal pode ser notada a longa distância com um destaque lindíssimo. Foram acesas em caráter experimental as luzes dos treze postes de iluminação e dez refletores instalados na ciclovia.

FOCO NO CENTENÁRIO : Pela média já é primeira no país em cidades com menos de 50 mil habitantes.

É importante destacar que a cidade possuía em torno de 22.500 habitantes e tal estudo coloca a cidade à frente de grandes capitais brasileiras. Quando se faz a análise da quilometragem pela população apenas nas capitais, a cidade de Rio Branco fica em 1º lugar, com 26,22 km para cada 100 mil habitantes; seguida por Florianópolis (23,53 km) e Vitória (18,94 km). Na lanterna estão Manaus, com 1,55 km para cada 100 mil habitantes, São Luís (3,23 km) e Macapá (3,45 km).

Se o estudo for realizado em cidades com população abaixo de 50 mil habitantes, com certeza Pompeia será a primeira colocada em todo o país. Tal conquista já faz parte do planejamento da cidade para o seu centenário em 2028, quando o objetivo é colocar o município como; “A MELHOR CIDADE PARA SE VIVER NO BRASIL”. A isto sim, classificamos como expertise administrativa.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.