Aldo Rebelo à Agência Brasil (Wilson Dias/Agência Brasil)

Aldo Rebelo (foto) disse ao site “O Antagonista” que sua pré-candidatura à Presidência da República, lançada em agosto do ano passado, está mantida.

A declaração pegou a todos de surpresa, mas, Rebelo, que já foi do quadro histórico do PCdoB e, mais recentemente, esteve filiado ao Solidariedade, não tem partido atualmente, mas, prega um movimento independente e diz não compactuar com o projeto do PT para o país.

O ex-presidente da Câmara e ex-ministro de governos petistas reafirmou sua pré-candidatura ao Planalto como “movimento independente” e reafirmou em entrevista exclusiva ao referido site que sua candidatura está mantida à presidência da republica.

Rebelo, que já foi do quadro histórico do PCdoB, o famoso “partidão, mais recentemente, esteve filiado ao Solidariedade, que tem como líder o sindicalista Paulinho da Força. O mesmo se encontra sem partido atualmente. Segundo ele, sua disposição de concorrer ao Planalto é de fato “um movimento independente” para se discutir o Brasil .

O lançamento da pré-candidatura, em 2021, ocorreu no Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo, com a presença de políticos como Gilberto Kassab, presidente do PSD.

Minha pré-candidatura já foi lançada e mantenho a predisposição de disputar as eleições. Acho importante fazer esse debate, pensar em um projeto de país, discutir ideias”, afirmou a este site o ex-deputado, que presidiu a Câmara entre 2005 e 2007.

Rebelo tem dito que não é nome da chamada Terceira Via“pois ela está superlotada, com gente no acostamento”. Tem repetido também que sua preocupação é com a “agenda de ideia”, não em romper polarização política.

O site chegou a questiona-lo se ele acabará se unindo a Lula, como algumas lideranças partidárias cogitam, nos bastidores.

“Não faz sentido isso. Não tenho nada contra o Lula. Pelo contrário, tenho respeito e gratidão. Fui o primeiro líder do governo dele na Câmara. Mas não tenho identidade com o projeto do PT para o país, não tenho motivação para marchar nessa jornada com o PT. Não tenho nada de pessoal contra ele, repito, me dou bem com ele, mas não vejo o PT como solução para o Brasil”, respondeu Rebelo, que foi ministro de diversas pastas nos governos petistas, incluindo a da Defesa.

O ex-ministro afirmou que conversa com “bastante gente” do PT, mas tratou de sua pré-candidatura independente com Lula. Ele também disse não ter nada contra Jair Bolsonaro. “Nada de pessoal contra ele também. Tenho uma relação cordial e respeitosa com o presidente. Não temos desavenças pessoais. As minhas críticas são políticas, ao governo dele”, acrescentou.

Rebelo disse que, nas próximas semanas, poderá decidir sobre sua filiação partidária — a lei eleitoral não permite candidaturas avulsas. “Tenho conversado com alguns partidos e estou aguardando as definições sobre federações”, afirmou, sem querer citar os nomes das legendas.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.