Graças aos resultados apresentados e claro, também as forças políticas que acabam influenciando de forma determinante para a escolha, a capital da uva acabou sendo a nova contemplada pelos critérios do governo para o plano de expansão administrativa. A criação da Região Metropolitana de Jundiaí  foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na histórica tarde de ontem, terça-feira, 9 de novembro de 2021.

Os deputados votaram favoravelmente o Projeto de Lei Complementar 36/2021, do Executivo, que cria a Região composta por sete municípios e cerca de 800 mil habitantes. Agora o texto legislativo segue para sanção do governador João Doria.

O município apresentou, em 2016, um produto interno bruto (PIB) de mais de 39,7 bilhões de reais, colocando o município na 18.° posição em todo o país, à frente de dez capitais, sendo o 7.º município mais rico do Estado de São Paulo. Em 2013, seu índice de desenvolvimento humano atingiu 0,822, levando a cidade à 11.ª melhor posição do Brasil e à 4.ª melhor do estado.

Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), Jundiaí é a 9.ª cidade com maior qualidade de vida do Brasil, apresentando um Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal de 0,8892 em 2013.

Também é um dos municípios mais seguros do país, com um risco de homicídio de 6,88 por 100 mil habitantes (índice de 2012), além de também estar em primeiro lugar em saneamento básico no ranking do Instituto Trata Brasil, entre as cidades brasileiras acima de 300 000 habitantes. A partir da década de 1990, no entanto, houve um crescimento no nível de desigualdade social.

Para se ter ideia do que é uma cidade planejada, no final da década de 1960 e início da década de 1970, foi criado o PLANIDIL (Plano de Incentivo e Desenvolvimento Industrial), legislação que regulamentou e incentivou a instalação de novas indústrias. Instalam-se em Jundiaí indústrias de grande porte e multinacionais. Hoje, município possui um dos maiores parques industriais da América Latina.

A indústria do lazer nos municípios próximos também está incrementando a economia local, com a instalação de parques temáticos que atraem turistas e geram empregos para os jundiaienses. No início do século XXI, o município enfrenta alguns problemas característicos dos centros brasileiros de alta densidade populacional.

Áreas verdes

O município, atualmente, possui diversos parques e jardins botânicos. São eles:

  • Bosque José Antônio Ferraz – Jardim Copacabana
  • Jardim Botânico de Jundiaí
  • Parque Botânico Eloy Chaves
  • Parque Botânico Tulipas “Professor Aziz Ab`Saber”
  • Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva
  • Parque da Cidade
  • Parque do Engordadouro Ângelo Costa
  • Parque do Trabalhador – Corrupira
  • Parque Ecológico Morada das Vinhas José Roberto Mota ‘Barroca’
  • Parque Jardim do Lago – Antônio Garcia Machado
  • Unidade de Desenvolvimento Municipal (Unidam)

Além dos parques, a cidade conta ainda com a Reserva Biológica da Serra do Japi, um dos símbolos da cidade.

Economia

Jundiaí possui o sétimo maior produto interno bruto do estado. A cidade possuía 23 449 estabelecimentos em 2014 (serviços, indústria, comércio, construção civil, administração pública e agropecuária), gerando mais de 181 mil empregos formais.


Centro tecnológico da Mahle em Jundiaí.

Agricultura

Jundiaí é conhecida como a “terra da uva e do morango”, tendo um grande destaque no cenário nacional e produzindo atualmente 30% da uva do Estado, através de mais de 500 produtores. Hoje, dos 432 quilômetros quadrados da área do município, cerca de 320 são área rural e, destes, 228,6 são área de cultivo, havendo cerca de 15 000 hectares e 796 imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural do Governo Federal em 2017. São produzidos, também, caqui, pêssego, legumes, verduras e eucalipto. Na pecuária, há rebanhos bovino, ovino, equino, caprino e suíno, galináceos e produção de ovos, mel e leite.

A nova região metropolitana é composta pelos seguintes municípios: Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu Louveira e Várzea Paulista.

Alexandre Pereira é o único deputado da região da AUJ – Jornal A Verdade

Somente a População estimada de Jundiaí, segundo o IBGE para 2021 é de 426.935 habitantes. O administrador de empresas Alexandre Pereira é o único deputado eleito por Jundiaí. O candidato do Solidariedade recebeu 48.969 votos (com 98,28% das urnas apuradas) e garantiu uma das 95 cadeiras da Assembleia Legislativa paulista. Pereira, de 38 anos, tem domicílio eleitoral em Jundiaí desde 2014.  Alexandre Pereira é nascido em Caieiras, passou a infância em Franco da Rocha e se mudou para Jundiaí há 20 anos. Entre suas principais bandeiras, o filho de Paulinho da Força lembra que realiza “trabalho grande no interior, ligado à agricultura familiar”.

Juntamente com as regiões de Piracicaba e São José do Rio Preto, criadas em agosto, a região de Jundiaí se soma agora às regiões metropolitanas de São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba e Campinas.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.