A gestação é um fenômeno fisiológico e por isso mesmo, sua evolução se dá na maior parte dos casos sem intercorrências. Mas, as mudanças ocorridas na nossa sociedade nos últimos anos tiveram grande influência na gestação, parto e puerpério. Estudos identificam que os acontecimentos desse período podem influenciar por toda vida do indivíduo, de sua família e da sociedade, por isso essa fase é crucial e precisa de um cuidado especial.


A gestação é considerada como um momento singular na vida da mulher, que envolve vários aspectos novos no seu cotidiano, como alguns comportamentos e sensações ainda não vividas. Além do surgimento da carga emocional provocada pela responsabilidade sobre uma nova vida e algumas mudanças na rotina familiar, surge a necessidade de realizar o acompanhamento de pré-natal.


Sabe-se que o ser humano busca conviver em grupos, especialmente em momentos delicados onde sente necessidade de ser acolhido e apoiado. A fase da gestação é uma dessas situações, pois a mulher e o companheiro/família passam por uma série de mudanças em suas vidas.

O acompanhamento, acolhimento e orientação de uma equipe multidisciplinar e qualificada para uma assistência integral e humanizada tem grande importância nessa fase. A Organização Mundial de Saúde (OMS) idealiza um mundo em que todas as mulheres e recém-nascidos recebam cuidado de qualidade durante toda a gravidez, parto e período pós-natal.


Cuidados com a saúde devem ser diários. No período da gravidez, essa atenção com a saúde deve ser redobrada. A gestante deve ser acompanhada em consultas de pré-natal, realizar todos os exames recomendados pelo médico, ter acesso à assistência adequada e à educação em saúde no período gravídico puerperal. O final da gestação, entre a 37ª e a 42ª semana, é fundamental para a completa formação do bebê dentro do útero.

Muitos recém-nascidos acabam sofrendo de problemas respiratórios devido à cesáreas agendadas e realizadas antes do início do trabalho de parto, uma fase em que o bebê ainda não está pronto para nascer.

Isto pode aumentar algumas complicações, tais como problemas respiratórios agudos e outras morbidades neonatais, quando comparados àqueles nascidos com 39 semanas ou mais e, em consequência, levar à necessidade de internação em uma UTI neonatal.


Esta situação interfere no início do aleitamento materno e na adequada adaptação do recém- nascido à vida extrauterina, ocasionados pela internação. O parto cesáreo é um procedimento cirúrgico que deve obedecer a claras indicações médicas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recentemente novas diretrizes para estabelecer padrões de atendimento globais para mulheres grávidas saudáveis e reduzir intervenções médicas desnecessárias, nas quais recomenda que as equipes médicas e de enfermagem não interfiram no trabalho de parto de uma mulher de forma a acelerá-lo, a menos que existam riscos reais de complicações.


Pensando na necessidade desse cuidado integral, a Unimed- Marília oferece o Grupo de Orientação às Gestantes. O objetivo do grupo é acolher, informar e contribuir para uma gestação, parto e puerpério mais saudáveis; promovendo a saúde e prevenindo agravos.

O Grupo de Orientação às Gestantes ocorre quatro vezes ao ano (fevereiro, maio, agosto e novembro). São desenvolvidos os seguintes módulos: gestação e nascimento, primeiros cuidados com o bebê; amamentação, nutrição da gestante, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia e psicologia.

As atividades são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar composta por Médico da Família, Enfermeira, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psicóloga, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e Dentista. Os assuntos abordados pautam desde a gestação até os cuidados com o bebê.


As inscrições para participar do grupo de orientação são realizadas on-line através do link disponibilizado no site e nas redes sociais (Facebook) da Unimed, por telefone, presencialmente e também por e-mail as beneficiárias interessadas.

FIQUE ATENTA, nossa próxima turma do Grupo de Orientações às Gestantes é em AGOSTO, e em breve as inscrições estarão abertas. Para beneficiárias Unimed Marília a participação no grupo é gratuita, com direito a levar um acompanhante.

Para mais informações basta entrar em contato através do telefone 2105-8191 falando com Suelen ou Luciane ou se preferir, diretamente no Espaço Viver Bem (Rua Coronel José Brás n 1087).


Além dos cuidados durante a gestação, a Unimed Marília também se preocupa em dar continuidade a assistência no período de pós-parto no que diz respeito principalmente ao apoio, orientação e acolhimento na amamentação e aos aspectos emocionais dessa fase.

Essa assistência é conduzida por uma consultora de amamentação e psicóloga respectivamente. Mulheres que contaram com esse tipo de assistência durante a gestação e pós-parto relatam mais satisfação com a experiência da maternidade. Programe-se e venha nos conhecer…..


Suelen Renata Gama – Terapeuta Ocupacional e Consultora em
Amamentação, Coordenadora do Programa de Gestantes da Unimed – Marília.
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.