Concluindo a nossa série desta segunda feira (5), dentre as centenas de exemplos de outras cidades, escolhemos uma mais próxima a nós por reconhecer a responsabilidade administrativa de um mais um gestor que vai além dos discursos e lives para o prático em defesa de sua população.

Estamos nos referindo a vizinha cidade de Ourinhos, distante pouco mais de 94 quilômetros de Marília, onde cerca de 40 capacetes especiais da marca Elmos foram adquiridos por empresários da cidade em parceria com a Prefeitura Municipal daquela cidade e chegaram na sexta-feira, 2, para serem deverão ser testados ainda nesta semana.

Os capacetes especiais serão utilizados por pacientes internados na Santa Casa de Ourinhos e hospital de campanha “Covid-19”, no Grande Hotel.  De acordo com o presidente da Santa Casa, Celso Zanuto, nesta segunda-feira, 5, foi programada a realização de treinamento para a equipe que vai operar o uso dos Elmos. Durante a semana, segundo ele, serão realizados testes, com a perspectiva de colocar em uso os equipamentos o quanto antes.

Acompanharam a chegada dos capacetes, que foram entregues no almoxarifada da Santa Casa, as empresárias Carolina Corral Rapchan, idealizadora da iniciativa e Beth Bressanin, que ajudou a coordenar a campanha; Celso Zanuto, presidente da Associação da Santa Casa; prefeito Lucas Pocay e o chefe de gabinete André Constante, pela Prefeitura.

“É dessa forma que vemos a classe empresarial dando sua cota de contribuição para o bem de toda a comunidade e mostrando que é possível empreender ações inteligentes, rápidas e eficazes contra a Covid”, disse o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos (ACE), Robson Martuchi.

O grande diferencial do capacete Elmo, desenvolvido no Estado do Ceará, é reduzir em até 60% a necessidade de internação em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a intubação, utilizando um mecanismo de respiração artificial não invasivo. O capacete tem demonstrado desde seus testes iniciais ser positivo no tratamento da insuficiência respiratória causada pelo novo coronavírus.

“A gente nem sabe como agradecer todo mundo que fez a doação. A gente nem sabe o nome de todo mundo, são muitas pessoas. Eu acho que é um pontinho de esperança para a população nossa aqui de Ourinhos”, disse Carol Rapchan. “Ourinhos está sendo pioneiro nisso. Nós graças a Deus tivemos todo o apoio da turma de empresários, nós fizemos com muito carinho, estamos muito felizes e realizados porque realmente aconteceu. Foi uma ação muito gostosa de ter feito e hoje o prazer é imenso, é emocionante ver que nós vamos poder salvar vidas”, declarou Beth Bressanin.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.