A sul-africana Gosiame Sithole, de 37 anos, deu à luz nessa segunda-feira (7) a dez bebês em um hospital de Pretoria, cidade do país africano. O marido dela, Tobho Tsotesi informou ao jornal local “Pretoria News” que ela estava grávida há 29 semanas, sete meses e uma semana, e que o parto ocorreu via cesárea. 

Nasceram três meninas, e sete meninos, de acordo com a publicação. “Estou feliz, emocionado, não consigo nem falar muito”, disse Tobho, emocionado. O casal já é pai de gêmeos de seis anos. “Chocada e fascinada”, definiu a mãe, sobre a gestação.

A princípio, médicos que a acompanhavam acreditavam que ela estava grávida de sêxtuplos. No avançado do acompanhamento, descobriu-se que a mulher carregava na barriga oito fetos e, apenas na hora do parto, os outros dois foram descobertos. 

“Eu não acreditei, duvidei, estava convencida de que se fosse mais, seriam gêmeos ou trigêmeos, não mais do que isso. Quando o médico me disse, eu levei tempo para acreditar, mesmo quando eu vi os exames eu não acreditei. Mas, com o passar do tempo, percebi que era realmente verdade. Foi difícil dormir pensando nisso”, disse.

A professora e médica Dini Mawela, da Universidade de Ciências da Saúde Sefako Makgatho, disse que o caso é raro e, geralmente, ocorre em tratamentos de fertilidade. Ela informa que os bebês passarão os próximos meses na incubadora, para que terminem de se desenvolver.

“É uma situação única. Não sei com que frequência isso acontece. É de risco extremamente alto (a gravidez) e altamente complexa. O perigo é que, como não há espaço suficiente no útero para as crianças, a tendência é que elas sejam pequenas”, explicou. 

Apesar de haver risco de que ela perca alguns dos filhos nas próximas semanas, também há possibilidade de que os pequenos sobrevivam. “Mas as chances de sobrevivência são, sim, comprometidas”, lamentou a médica.

O pai das crianças, Tebogo Tsotetsi, revela que os sete meninos e três meninas nasceram após sete meses e sete dias na barriga da mãe. E que todos se encontram bem. A família afirma, ainda, que o casal não fez nenhum tratamento de fertilidade, normalmente associado a casos de múltiplos gêmeos.

O casal acredita que é detentor de um recorde mundial, estabelecido em maio, em Marrocos, por uma mãe que teve nove filhos. Porém, as autoridades do país ainda não confirmaram o recorde e dizem mesmo ainda não ter registro do mesmo. 

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA AFRICAN N. AGENCY

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.