Até parece MESMO uma novela sem fim, onde o conclusivo poderá ser decidido na justiça ou na desistência da família de empresários que ainda sonha em se instalar em Marília, apesar da portas já abertas nas cidades de Bauru e Avaré.

Na semana que passou, um portal de noticias patrocinado pela administração municipal publicou uma matéria exclusiva com o secretário responsável pela pasta que dá o veredicto final sobre a aprovação ou não de obras no município. Curiosamente, é o mesmo personagem que há meses atrás teria sido agredido em posto de combustível da zona leste da cidade por um munícipe, segundo dizem, por motivos quase semelhantes.

De forma antecipada até para se dissipar todo e qualquer pensamento ou comentário pernicioso, a EDITORA PONTO A PONTO responsável pela editoração e publicação do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, não possui qualquer vínculo comercial com a referida empresa, portanto, descaracterizando toda e qualquer possibilidade de ser esta, uma MATÉRIA PATROCINADA. Aqui tem profissionalismo, transparência, VERDADE e principalmente amor a cidade.

A iniciativa da matéria a respeito do assunto de deve unicamente a indignação como todo e qualquer mariliense. Só nos causa estranheza a conduta de um pseudo gestor que SE DIZ EXPERTISE em administração, fechar a porta para investimentos que resultem na geração de empregos, visto que, segundo dados oficiais do CAGED a cidade de Marília estaria registrando fechamento nos postos de trabalho, pelo menos, foi o que ocorreu no mês de março. Este fato não ocorria desde junho de 2020, terceiro mês da pandemia e que continuou com uma sequência negativa no mês de abril. Confira a tabela oficial;

Como se vê claramente 2.803 pessoas foram demitidas contra apenas 2.709 contratadas ao longo do mês. Como se explica uma administração fechar as portas para uma empresa que logo na primeira fase de implantação previa investimentos iniciais de superiores à R$ 20 milhões de reais e a geração de 150 empregos diretos, fora os indiretos ?

Mais uma vez, reiteramos que a redação deste portal de noticias não está acusando ninguém, APENAS, questionando as argumentações utilizadas de forma no mínimo estranhas impedindo um investimento de tamanha envergadura e de suma importância para o desenvolvimento urbanístico daquela região e principalmente da cidade.

Argumentações e justificativas que barram a instalação da empresa na cidade de Marília. Leia e reflita;

Após acessar o depoimento de um portal de noticias da cidade de Jaú, mas com atuação na cidade de Marília nossa redação FOI A CAMPO para checar alguns pontos que foram mencionados pelo representante do prefeito municipal que apresentou algumas argumentações que deixamos a critério de nossos leitores para o juízo de julgamento. Vejamos então, as justificativas da administração Daniel Alonso e secretaria responsável que estão emperrando a cada tentativa a instalação da CONSTRUCASA BORDIGNON na cidade de Marília;

PRIMEIRA JUSTICATIVA : A empresa teria iniciado a obra de forma “clandestina e irregular”, segundo eles, sem projeto aprovado na prefeitura e sem cumprir as exigências legais do município.

Sem discutir o mérito da questão, colocamos para a analise de nossos leitores uma situação no mínimo estranha e que nos faz lembrar os ativistas do MST ( Movimento Sem Terras ). Mas, afinal, o que seria mesmo uma obra irregular ? A da empresa que deu entrada na papelada junto a prefeitura ou a invasão da empresa pertencente a família do prefeito junto a área da empresa Rumo Logística ?

SEGUNDA JUSTICATIVA : Segundo a administração municipal através da secretaria competente, depois que a fiscalização embargou a obra, foi solicitado estudo de impacto de vizinhança, documentação pertinente e avaliação de mobilidade urbana e trânsito naquela região da cidade com a instalação da empresa. Segundo os mesmos no local já tem a Caixa Econômica, o Poupa Tempo e outros serviços públicos importantes, então é preciso saber o impacto sobre vagas de estacionamento, circulação de veículos e tudo o mais, porque se trata de uma grande empresa que vai movimentar caminhões.

Esta argumentação nos causou ainda mais indignação, pois, se nos atentarmos a uma loja concorrente muito próxima do local, iremos comprovar que a mesma esta próxima a UNIDADE MÉDICO HOSPITALAR com grande fluxo de pessoas, a AGÊNCIA DO INSS também com grande concentração de pessoas, um AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL que dispensa comentários, HOTEL E RESTAURANTE, VISTORIA DE VEÍCULOS, além das DUAS MAIORES SECRETARIAS DA ADMINISTRAÇÃO COM GRANDE FROTA DE VEÍCULOS ( SAÚDE E EDUCAÇÃO ), uma ESCOLA TÉCNICA (FATEC ) e mais de uma dezena de estabelecimentos comerciais na AVENIDA QUE se situa como UMA ARTÉRIA DE GRANDE MOVIMENTO DE SAÍDA DO CENTRO DA CIDADE PARA A REGIÃO NORTE do município e cidades vizinhas.

Como se não bastasse a localização da loja, o depósito da mesma, caso queiram alegar, fica curiosamente na mesma rua onde pretende se instalar a CONSTRUCASA BORDIGNON, mas, com uma diferença; fica com a entrada e saída do mesmo próximo a um cruzamento de intenso movimento e ao lado de dezenas de estabelecimentos comerciais de grande movimento, como farmácia, oficinas, lotérica, açougue, clínicas veterinárias e outros. Vejam o visual da então AVENIDA CASTRO ALVES;

TERCEIRA JUSTICATIVA : A administração deixou bem claro que se quiser assim muito bem, se não quiser, paciência. As palavras utilizadas foram; ” nenhum tipo de pressão vai mudar essa situação, seja para esta ou qualquer empresa que venha para cá”. Segundo os “mandatários da cidade”, j´a teria ocorrido um indeferimento pela Emdurb da obra naquele local. Um dos dos fatores seria justamente o estacionamento para veículos.

Na reunião com os vereadores, a empresa informou que anexou terreno vizinho de pouco mais de 3,5 mil m2 para disponibilizar mais 154 vagas de estacionamento, que, somadas às previstas no projeto original da loja, chegariam a 199. PARA FICAR CLARO, NO PROJETO INICIAL, constava um estacionamento para 45 vagas.

Mais uma vez, nos causa estranheza, porque em visita ao SITE DA PRINCIPAL EMPRESA QUE DIGAMOS, SEJA CONCORRENTE e que por MERA COINCIDÊNCIA pertence a família do gestor expertise da cidade, constatamos que área construída da mesma é de 700 metros quadrados, porém na testada da mesma são disponibilizadas apenas 12 vagas para estacionamento, sendo que logo ao lado, construíram uma nova área com mais 30 vagas.

Infelizmente não tivemos acesso aos números do projeto da empresa CONSTRUCASA BORDIGNON, mas, pelo tamanho da área, supomos que as exigências não são compatíveis com a loja da concorrente. Seriam dois pesos para apenas uma medida de acordo com os interesses ??

Na cabeça desta matéria, entrevistamos 14 moradores das ruas próximas e um deles resolvemos registrar em vídeo o único morador que mora em frente a área que hoje se encontra abandonada. Caso você tenha assistido poderá comprovar que no local temos apenas o prédio do CADASTRO ÚNICO, o 10º BATALHÃO DO CORPO DE BOMBEIROS, O POUPA TEMPO NA RUA DE CIMA, e AGÊNCIA DA CEF ( também na rua de cima ). Lastimável é o estado do local entregue ao mato, furto de materiais de construção, animais peçonhentos e o uso do local para o consumo de drogas e outros atividades perniciosas. Vejam o estado do local registrado pelas nossas câmeras;

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, não está aqui para se posicionar como advogado de defesa da empresa CONSTRUCASA BORDIGNON, mas lembramos que na mesma rua Nelson Spielman há pouco tempo e apenas a uma quadra da praça São Bento, tínhamos a TREVO MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO e que não encontrou nenhuma dificuldade para sua instalação em plena área central da cidade. Estranho né ?!?!?

Lembramos ainda que o único contato que tivemos com a direção da empresa foi em um coquetel oferecido para e imprensa e autoridades em um conceituado buffet para a apresentação oficial da mesma e um ato público da conceituda empresa em se instalar no município de forma legal e com grandes investimentos.

O QUE ESTRANHAMOS TAMBÉM NESTE TEMPO TODO É QUE EM NENHUM MOMENTO O MANDATÁRIO DA CIDADE SE MANIFESTOU EM RECEBER OS PROPRIETÁRIOS DA CONSTRUCASA BORDIGNON EM SEU GABINETE. A resposta e as conclusões deixamos para você leitor (a ) e eleitor (a ), afinal, estamos em ano eleitoral…

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.