Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado no dia 2 de julho.

Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc. Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Dia do Bombeiro Brasileiro

Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro

A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

Em uma síntese geral, a gestão do Corpo de Bombeiros coloca o foco da Instituição na proteção da vida, do meio ambiente e de tudo o que ao ser humano é caro e insubstituível, preservando os seus sonhos e velando para que as gerações futuras possam herdar os frutos do trabalho de seus ancestrais em um ambiente sustentável, mais justo e igualitário.

Planejamento Estratégico do Corpo de Bombeiros

Consequentemente, o Corpo de Bombeiros, no seu papel de Coordenador do Sistema Estadual de Atendimento às Emergências de São Paulo, atuando na Pronta Resposta às Emergências, nas atividades de Segurança Contra Incêndio, Prevenção de Afogamentos e Proteção a Banhistas no litoral, nos grandes balneários e na Educação Pública com foco na redução de acidentes e vítimas, faz o Corpo de Bombeiros a prontidão em 248 mil quilômetros quadrados de área territorial e 22 mil quilômetros quadrados de superfície marítima, surge assim o conceito PRONTIDÃO 270.

O Planejamento Estratégico 2021-2023, foi elaborado de forma participativa, envolvendo Oficiais e Praças que representam todos os postos e graduações, das mais diversas idades, mulheres e homens, construíram este verdadeiro pacto de gerações para bem servir a todo estado de São Paulo.

A MODA DA CASA: A comemoração veio em forma da rotina do dia a dia; brindando a vida. Acabaram realizando um parto de uma gestante em Padre Nóbrega

A comemoração não poderia ter ocorrido em melhor estilo, ou seja: uma solicitação através do 193 e o pronto atendimento de nossos valorosos heróis. Segundo os registros a ligação caiu na central em Bauru por volta das 7H45, que, como de praxe, rapidamente acionou Marília e pediu prioridade no atendimento.

Em assim sendo, uma equipe se deslocou até o endereço e iniciou o procedimento para auxiliar no parto, já que não haveria tempo hábil de deslocamento até o hospital. E se a principal preocupação da corporação é com vidas, eis, que; os mesmos mais uma vez foram responsáveis por mais uma vida, trata-se do auxilio à um parto concluído com sucesso e, que concebeu ao mundo a pequena Helena. Após os procedimentos, a recém nascida pelas mãos dos Bombeiros e a mãe foram encaminhadas até a unidade hospitalar para demais cuidados através do Samu.

Corpo de Bombeiros faz alerta para prevenção de queimadas durante período de estiagem.

Vem aí o período de estiagem e, com o tempo seco, a possibilidade de queimadas é grande: a prevenção é sempre a melhor alternativa

O Corpo de Bombeiros anualmente trabalha um Plano para Prevenção e Combate aos Incêndios em Vegetação Natural durante o período de estiagem, iniciado em Abril e que só vai terminar em setembro, com o prenúncio da Primavera. A instituição faz um trabalho de prevenção e conscientização, para evitar as queimadas nas áreas urbanas e nas propriedades rurais.

Os incêndios nas propriedades rurais são maiores e exigem mais atenção na questão ambiental e, nesse sentido, o Corpo de Bombeiros orienta que seja feito o trabalho de prevenção por parte dos produtores, que são os aceiros ao longo de toda propriedade.

Os incêndios acontecem com maior frequência em propriedades rurais que ficam às margens das estradas e rodovias, onde qualquer bituca de cigarro jogado inadvertidamente pode vir a causar um incêndio de maiores proporções devido ao mato estar muito seco nesta época, sendo material de fácil combustão.

QUEIMADA É CRIME, DIGA NÃO ÀS QUEIMADAS! - YouTube

Alguns incêndios são criminosos, outros podem ser causados por raios, e, ainda outros, por descuido na limpeza de terrenos; até um caco de vidro, uma lata, um pedaço de metal podem ser responsáveis por dar início ao fogo que, sem controle, pode consumir grandes áreas de plantações ou matas.

É muito importante que os proprietários rurais já trabalhem com essa ideia porque eles sabem que nesta época os incêndios acontecem. Então é preciso ter uma atenção redobrada agora, para que nos meses de julho e agosto, quando se intensificam os números das queimadas, o trabalho feito agora, no início do período, que é a realização dos aceiros, ajude a diminuir o alastramento desse fogo.

Arquivos Segurança | Saúde e Segurança no Trabalho

A prática das queimadas em terrenos urbanos causa danos maiores ainda à população das cidades, pois afeta diretamente a saúde das pessoas, principalmente crianças, idosos e aqueles com problemas respiratórios. Por conta da pandemia, a gravidade é ainda maior.

As queimadas que acontecem nas cidades, mais de 90% são causadas por pessoas que querem se livrar de lixo e animais peçonhentos. Porém, é a fumaça que agrava a saúde das pessoas. Percebemos um aumento considerável nos atendimentos com pessoas que têm problemas de saúde pulmonar e rinite e consequentemente os hospitais têm aumento para esse atendimento, o que acarretará um sobrecarga no Sistema de Saúde, já comprometido pelos casos de COVID.

O fogo pode causar inúmeros danos, além da queimada em si, como matar os micro-organismos do solo e destruir a matéria orgânica, consequentemente empobrecendo-o para o cultivo. Mata também os animais silvestres, deixando como saldo prejuízos com a queima de estruturas como cercas e, imóveis, áreas de pastagens ou cultivos, pode inviabilizar toda a produção naquele espaço. O fogo também pode atingir a rede elétrica e provocar um aumento nos danos. As áreas mais vulneráveis são aquelas com cana, pastagens, fruticultura, eucaliptos, seringueiras e matas nativas.

Estradas | Campanha orienta sobre prevenção de incêndios às margens de  rodovias

Confira 5 Dicas Importantes:

  • 1 – Ficar a par da legislação, porque sendo ou não culpa do proprietário, ele poderá responder pelos danos.
  • 2 – Fazer aceiro com grade e/ou enxada, para que o fogo não passe para outros locais. Técnica de baixo custo e muito eficaz.
  • 3 – Fazer uma limpeza, eliminando materiais de fácil combustão das áreas.
  • 4 – Ter todos os telefones úteis à mão, como o do Corpo de Bombeiros (193), concessionárias, da prefeitura e/ou da Defesa Civil. Se houver usinas nas proximidades, também o telefone delas, pois estas possuem brigadas de incêndio e colaboram com os proprietários a fim de evitar maiores danos, caso o fogo se alastre também pelos canaviais.
  • 5 – Se o fogo for em área de pastagem, abrir a cerca para os animais saírem para lugares a salvo e facilitar o acesso das equipes de combate.

Incêndios em Vegetação Natural (fogo em mato) nos primeiros 06 (seis) meses do ano
ANO 2019 2020 2021
Total de ocorrências atendidas 2461 2530 2704

Dia dos Bombeiros' é celebrado com treinamento nas alturas • Marília Notícia

A redação do JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA se congratula com os NOSSOS HERÓIS SEM CAPA, pela passagem do DIA DOS BOMBEIROS, reiterando votos de elevada estima e distinta consideração a tão nobre e respeitada instituição, desde já, parabenizando à todos da ativa e da reserva integrantes da corporação de Marília estendida aos demais de todo o estado de São Paulo.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES ADICIONAIS DA ASS. DE IMPRENSA DO 10º DE MARÍLIA.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.