Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais e segundo dados, em 2016 o número de idosos no Brasil era de 28 milhões, ou seja 13,5% do total da população. Em dez anos, esse número chegará a 38,5 milhões (17,4% do total de habitantes). Em 2042, a projeção do IBGE é de que a população brasileira atinja 232,5 milhões de habitantes, sendo 57 milhões de idosos (24,5%). Em 2031, o número de idosos (43,2 milhões) vai superar pela primeira vez o número de crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos (42,3 milhões). Antes de 2050, os idosos já serão um grupo maior do que a parcela da população com idade entre 40 e 59 anos.

Quedas dos idosos podem ser prevenidas

O crescimento da população de idosos desperta nossa atenção para a saúde desse grupo, bastante susceptível a quedas. No Brasil, cerca de 30% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano (PEREIRA, 2011). E segundo alguns estudos, mais de dois terços dos idosos que têm uma queda cairão novamente nos seis meses subsequentes (BARAFF, 1997).


Entre as consequências das quedas, a fratura no fêmur é uma das mais graves. O rompimento deste, que é o maior osso do corpo humano, tem grandes chances de impactar na qualidade de vida dos idosos.
Cuidar da saúde implica numa concepção integral de ser humano. A manutenção da capacidade funcional e autonomia do idoso se relacionam diretamente à qualidade de vida.

As quedas em idosos são muito prevalentes e causadas por múltiplos fatores associados. Após a queda, alguns idosos deixam de sair de casa e de realizar atividades que faziam cotidianamente, seja por medo de expor-se ao risco de cair novamente ou por atitudes protetoras familiares / cuidadores. Esses fatores acarretam a perda progressiva da motricidade, força muscular e equilíbrio, levando o idoso a uma vida sedentária e com consequências psicológicas e sociais.


Estudos mostram que geralmente os idosos não caem por realizar atividades perigosas como subir em escadas ou cadeiras e sim em atividades rotineiras. A maioria das quedas foi da própria altura e relacionadas a problemas com ambiente.


Segundo Ministério da Saúde há evidências para sugerir que exercícios, tais como treinamento de equilíbrio como Tai Chi Chuan ( uma arte marcial chinesa que combina exercícios corporais que envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da Medina Tradicional chinesa) são efetivos ajudando a reduzir o risco de quedas em idosos.


MARÍLIA TEM O PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE QUEDAS


Considerando a relevância do que foi exposto a equipe de Medicina Preventiva do Espaço Viver Bem propõe o Programa de Prevenção de Quedas, que consiste com o objetivo de Prevenir e/ou minimizar os riscos de quedas nos beneficiários acima de 60 anos. O beneficiário inscrito passa por um acolhimento realizado pela equipe multiprofissional composta por: enfermeira, educadora física, fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional.


O Programa é realizado em etapas: Avaliação Individual, Av. Domiciliar e Orientações.


Os beneficiários em que forem identificados com déficits de equilíbrio e força muscular e que tenham autonomia, serão encaminhados para o atendimento no grupo de força muscular e equilíbrio, e para os casos em que seja necessário acompanhamento individualizado o participante será encaminhado aos profissionais da área competente

OBJETIVO DO PROGRAMA É:

  • Prevenir e/ou minimizar os riscos de quedas nos beneficiários acima de 60 anos.
    * Levando orientação e esclarecimento à população alvo, seus familiares e cuidadores, assim como para profissionais envolvidos na assistência a essa faixa etária no que diz respeito a identificação de fatores de risco de quedas e suas consequências para pessoa idosa.
    * Buscando relacionar os fatores de risco ambientais mais importantes e orientar o idoso e sua família quanto às principais medidas preventivas.

Dicas importantes para prevenir as quedas na terceira idade


# Elimine tudo aquilo que possa ser obstáculo ou provocar escorregões dentro de casa, como fios, tapetes e outros objetos.
# Instale suportes, corrimãos e outros acessórios de segurança no banheiro, na sala, nos corredores e no quarto.
# Use sapatos com sola antiderrapante; nunca ande só de meias e substitua os chinelos que estão deformados ou frouxos.
# Instale iluminação ao longo do caminho da casa, principalmente para chegar até o banheiro.
# Os armários devem ter portas leves e maçanetas grandes para facilitar a abertura, e as roupas mais usadas devem ficar em lugares de fácil acesso.
# Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
# Tome os medicamentos sempre no horário correto e informe o médico no caso de algum efeito colateral.


Fonte: Ministério da Saúde

Andréia S. Marconato – Responsável pelo programa de “prevenção de quedas” no
Espaço Viver Bem- Unimed

Hoje em dia, na maioria dos lares, temos um idoso e com isso a preocupação deve ser intensificada. Entre em contato com a Equipe do Espaço Viver Bem Unimed, na rua Coronel José Brás, 1087 ou pelo telefone 2105-8191 e obtenha maiores informações.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.