BARRA BONITA, passeio e aventura em uma só viagem. Passeio pelo rio, eclusagem, kart, pedalinho, teleférico e entretenimento náutico reunidos em um só lugar… Vale a pena conhecer..

Vamos falar hoje de um passeio delicioso, por águas e vegetação que nos acalma o coração pertinho de nós e barato. Vocês podem pernoitar ou fazer um bate volta e curtir com sua familia, Um grande passeio onde une filhos e pais em uma paisagem simplesmente maravilhosa. Vamos embarcar nesta viagem ???


Estou a falar de Barra Bonita, um município do estado de São Paulo, com uma distancia de auto ( carro, ônibus): 189 km (117 mi) em um tempo de condução de 2 horas 38 mins. Apesar de sua pequena população, para quem não sabe, a cidade foi considerada em 2014, uma das 10 melhores cidades para se viver no estado de São Paulo. É muito conhecida por ser uma cidade turística da região paulistana.


Por volta de 1883 ou 1886, Barra Bonita recebeu tal denominação, por estar situada às margens do rio Tietê que encontrava-se com as águas do córrego formando uma barra bonita.


A Ponte Campos Sales – inaugurada em 5 de março de 1915, construída pelo ex-presidente: Manuel Ferraz de Campos Sales é Considerada uma obra de grande modernidade para a época, devido ao alçapão por onde permitia-se a passagem de embarcações, como o famoso “Vaporzinho”, Visconde de Itu que transportava a produção cafeeira de toda região. Hoje é uma das atrações para o seu passeio.


A região foi explorada desde os bandeirantes na época que desciam o rio Tietê, em direção ao oeste, mas a colonização efetiva somente teve início entre os anos de 1883 e 1886, quando o Coronel José de Salles Leme, procedeu o desmatamento para cultivo de café e criação de gado, introduzindo grande número de imigrantes italianos.


Salles Leme, em sociedade com o major João Batista Pompeu, abriu uma casa comercial e, auxiliados por Salvador de Toledo Pizza e Ezequiel Otero, entre outros, promoveram a formação do povoado, junto à barra do córrego afluente do Tietê, de grande beleza, posteriormente denominado Córrego Barra Bonita, originando, também, o nome do povoado.


A travessia do rio, entretanto, era difícil, de forma tal que o aglomerado surgido na margem oposta somente pode ser integrado a Barra Bonita, em 1915, quando Manuel Ferraz de Campos Salles, proprietário de terras no local e então Presidente da República, construiu a ponte ligando as duas partes.


CURTINDO BARRA BONITA


O passeio pelo rio é o passeio mais procurado pelos turistas que, em modernas, confortáveis e seguras embarcações, irão conhecer o rio Tietê “diferente” do mesmo Tietê que passa pela Grande São Paulo. Aqui o rio Tietê é límpido, navegável e possui variadas espécies de peixes.

Aqui o turista irá fazer a eclusagem, uma monumental obra de engenharia hidráulica que fica junto da Usina Hidroelétrica de Barra Bonita. É a atração turística mais conhecida, procurada e bem divulgada.


Primeira do gênero a entrar em funcionamento na América do Sul, a Eclusa de Barra Bonita possui 42 metros de comprimento, 12 metros de largura e vence um desnível de 26 metros em 12 minutos, possibilitando o tráfego de embarcações de nível a nível.


Os passeios concentram-se nos finais de semana durante todo o ano, atraindo cerca de 15 mil turistas por mês, sendo a maioria provenientes da região e da grande São Paulo. Há ainda escolas que realizam excursões pedagógicas para conhecer a eclusa e seu funcionamento.


Já o Centro de Recreação e Lazer da Juventude (Praça da Juventude), está localizado entre o rio Tietê e a Avenida Pedro Ometto e foi inaugurado no dia 19 de março de 1978. Na “Praça da Juventude” estão instalados um calçadão de 11 metros de largura e 417 metros de extensão, um parque infantil, uma pista de skate, uma quadra poliesportiva, um campo de vôlei de areia, um campo de futebol de areia, a Praça do Idoso, bebedouros, bancos para descanso, o porto de embarque e desembarque das embarcações turísticas.


No calçadão da praça concentram-se barracas de artesanatos, trenzinho e bonde turístico. Você pode também desfrutar também do Parque Turístico Municipal Dr. Waldemar Lopes Ferraz que é conhecido também como “Praça do Teleférico”, e foi inaugurado em 12 de novembro de 1982.

Construído no prolongamento da Mini-cidade da Criança, possui uma pista de kart de 750 metros de extensão, um lago artificial onde passeamos de pedalinho e por cima passa o teleférico, com seus 12 metros de altura e 700 metros de percurso ida e volta.


Para as crianças a diversão está garantida na MINI CIDADE DA CRIANÇA situada às margens do Rio Tietê, distante aproximadamente 500 metros do Centro de Recreação e Lazer da Juventude (Praça da Juventude) e a 100 metros da Ponte Campos Salles numa área de 7000 m2 onde estão distribuídas inúmeras pecas de parque infantil e uma miniaturas da Igreja Matriz local.

Para os adeptos do esporte, a grande sugestão é conhecer o ÁGUA VIDA, uma startup voltada principalmente ao turismo de entretenimento náutico. Pioneira nesse segmento no município possui como diferencial um novo conceito em praticar e promover o lazer em Barra Bonita – SP para públicos diversificados, de todo o país.


Enfim gente, um passeio maravilhoso, econômico e que com certeza você pedira Bis. Reuna a família no final de semana e pé na estrada, digo nas águas de Barra Bonita. Gostou da dica ??? Então na próxima edição tem mais !!! Beijo no coração de todos e até lá……

CRISTINA M. DE LUCCHI É JORNALISTA, APRESENTADORA.
COLABORA COM O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA COMO COLUNISTA.
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.