Um incêndio considerado violento na Catedral de Notre Dame, em Paris, foi registrado nesta segunda-feira, 15, segundo o jornal francês Le Figaro. A torre central acaba de desabar. As chamas ainda não foram controladas e são vistas, neste momento, no teto do templo católico, um dos monumentos históricos mais emblemáticos da França.

As chamas e a fumaça tomaram conta da icônica catedral de Notre-Dame, em Paris. Há pouco, as imagens tomam conta das redes sociais e mostram turistas e moradores mobilizados ante os estragos provocados pelo fogo.

As chamas teriam surgido às 17h50 (12h50 em Brasília), segundo um porta-voz da Catedral. Ou seja, apenas 55 minutos antes da saída dos últimos visitantes. Não há informações sobre possíveis vítimas.

A catedral é o monumento mais visitado de Paris, à frente de outras construções, como o Museu do Louvre e a Torre Eiffel. Em 2017, 12 milhões de pessoas limitam o interior da Notre-Dame.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, classificou o consumo como “terrível” e pediu que os parisienses e turistas se mantenham fora do período de segurança.

O governo francês informou que o presidente Emmanuel Macron cancelou uma agenda prevista para uma noite de segunda-feira e de planejamento para dirigir ao local junto com o ministro da Cultura, Franck Riester. Pelo Twitter, Macron também comentou o incêndio.

“Notre-Dame de Paris em chamas. Emoção de uma nação inteira. (…) Como todos os nossos compatriotas, a tristeza esta noite por esta parte de nós, a queimada”, disse.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se manifestou sobre o incêndio no Twitter.

A catedral, uma grande atração turística que é celebrada mundialmente como um dos maiores exemplos da arquitetura gótica francesa, remonta a quase 1.000 anos. A construção começou em 1.160 e não foi concluída até 1.260, embora a estrutura tenha sido modificada com frequência ao longo dos séculos.

As equipes de bombeiros estão mobilizadas para tentar conter o fogo e salvar as obras de arte que estão dentro da Catedral.

Segundo informante da administração da Catedral para o jornal O Globo, a parte interna está totalmente destruída.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.