Vender um produto ou prestar um serviço de qualidade é um desafio diário para muitos micros, pequenos e grandes empresários. E muitas vezes, durante o processo de produção ou realização do serviço, há alguns entraves que são difíceis de solucionar.

Para resolver esse tipo de problema foi que surgiram as normas de certificação ISO (International Organization for Standardization) ou, na tradução para o português, Organização Internacional para Padronização ou Normatização com objetivo de padronizar os processos que uma empresa possui.


Apesar de existirem várias normas, para atender diferentes setores da cadeia produtiva, um deles chama a atenção, por atender praticamente todos os setores, desde profissionais liberais até grandes conglomerados industriais. Segundo o especialista em gestão e liderança Milton Koji Mitiuye, a ISO 9001 tem o foco na satisfação do cliente/usuário do produto ou serviço.


Mitiuye explica que para obter a certificação a empresa deve cumprir uma série de requisitos e passar por auditorias periódicas, que vão verificar se estes requisitos estão sendo cumpridos. O especialista explica que a norma pode ser adotada desde um consultório odontológico, onde tem apenas o dentista e um assistente, até uma empresa de porte mundial, como uma fabricante de automóveis. “Para você ter uma ideia, as empresas de vistoria veicular existentes no Brasil hoje devem ter a certificação ISO 9001 para poderem funcionar, e normalmente há 2 funcionários nesse estabelecimento. O desafio das pessoas que pensaram numa norma para tentar padronizar a gestão de uma empresa, foi de pensar de forma ampla e criar os requisitos”, explicou.


Conforme o especialista, essa gestão de qualidade é muito mais ampla do que a operação da empresa como um todo, abordando incluindo a estratégia que a empresa adotará frente as oportunidades e ameaças, atuais e futuras, do mercado onde ela atua.

Além disso, ela exige toda uma mudança de paradigmas e estruturação de uma nova cultura de organização, que envolve a direção, os funcionários, os fornecedores, parceiros e clientes. “Como exemplo a gente cita o recebimento de matéria-prima. Alguém se lembra de fazer a verificação das condições do material que é recebido na empresa? Muitos alegam falta de tempo e quando vão entregar ao consumidor, acabam tendo problemas com eventuais danos, defeitos e aí tem de administrar uma situação que poderia ter sido prevenida”, aponta.


Empresas que possuem a certificação ISO 9001 são vistas, perante o mercado, como referência em termos de gestão. O especialista explica que o cliente deve ser o foco dessa gestão, pois é a satisfação dele, em todos os aspectos, que vai fazer a diferença. “Por meio da adoção desse modelo de gestão pode-se reduzir perdas de materiais, maior agilidade de produção, eliminar riscos de acidentes e todo tipo de situação que pode comprometer a produção final”, destaca.


TREINAMENTO / A preparação de uma empresa para obter a certificação ISO é obtida por meio de cursos, que são ministrados por empresas especializadas neste segmento. Mitiuye destaca que estes cursos podem ser feitos por profissionais que atuam em auditorias, diretores e/ou proprietários de empresas, gerentes, supervisores, coordenadores, e/ou profissionais que já atuam na área da qualidade com a finalidade de atingir o objetivo citados anteriormente.

A empresa pode optar também por contratar uma empresa especializada para fazer uma consultoria e ajudar na implantação dos requisitos da norma na empresa.

Uma vez preparada, a empresa deve contratar um Organismo Certificador para fazer a sua certificação. Para se ter uma noção, dependendo do seguimento em que a empresa atua, o investimento para uma empresa com cerca de 10 a 15 funcionários, gira em torno de R$10 a R$15 mil, e a certificação tem validade para três anos, onde a empresa após a sua certificação, receberá mais duas auditorias de manutenção anual, e após isso inicia-se o novo ciclo de certificação.


“O retorno desse investimento vem na forma como a empresa começa a ser vista no mercado de uma forma geral e nos resultados apresentados na gestão dos seus indicadores. A credibilidade conquistada a partir das normas ISO 9000, garante um bom posicionamento da companhia perante o mercado”, explica.
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Milton Koji Mitiuye, especialista em gestão e liderança

A Kplan Consultoria e Assessoria, localizada em Marília, está com inscrições abertas para o treinamento em “Formação de auditores internos na norma ISO 9001”, que possibilita ao participante o conhecimento dos requisitos para cumprir todos os requisitos previstos para alcançar a certificação.

Para outras informações e detalhes sobre o curso, o interessado deve ligar (14) 9 9605-7682, falar com Amanda Merchó Teixeira.

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