Poderia parecer piada pronta, mas, não é. Depois de provocar uma imensa fila nestes últimos dias com maior intensidade no dia de ontem, quinta feira ( 19), o Tribunal Eleitoral divulgou a informação de prorrogação do prazo para se fazer a biometria, estipulando como data limite, o dia 06 de maio do ano vindouro. Infelizmente, uma das marcas do brasileiro e deixar tudo para a ultima hora e, em função disso longas filas nos últimos dias inclusive com confusão, já que muita gente deixou para a última hora.

Em Marília a Polícia Militar chegou a ser chamada para garantir a ordem após eleitores que não conseguiram senha para atendimento se voltarem contra servidores no atendimento do Judiciário. No último dia foram realizados 1.567 cadastros.

Dados oficiais confirmam que dos 178.523 eleitores de Marília, 146.401 cumpriram com sua obrigação e cadastraram sua biometria, ou seja, 17,9% dos eleitores marilienses não fizeram o cadastramento biométrico.  São 32.122 títulos que podem ser cancelados.

Por incrível que pareça, entre os 51 municípios da região, Marília é uma das cidades que possui o menor percentual de eleitores com o cadastramento biométrico realizado, pouco mais de 82%. A cidade ficou na 44ª posição.

PELA REGIÃO

Em 12 municípios da região mais de 99% dos eleitores realizaram o cadastro, como Garça, Álvaro de Carvalho, Vera Cruz, Ocauçu, Alvinlândia e Quatá. Tiveram desempenho pior do que Marília cidades como Assis (81,49% dos eleitores cadastrados), Ourinhos (78,81%), Santa Cruz do Rio Pardo (78,36%), Ipaussu (77,55%) e Tupã (77,1%).

Biometria

O que é?

A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, alguns cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. Daí o nome “biometria” – porque serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.

O NOVO PRAZO

Como já era aguardado, a Justiça Eleitoral anunciou que o eleitor que perdeu o prazo poderá fazer o cadastramento até o dia 6 de maio de 2020, com prévio agendamento. Após agendar, via site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) basta procurar o Fórum Eleitoral (na Avenida Brasil), regularizar a situação e votar nas eleições de outubro.


Embora o prazo nacional de fechamento do cadastro seja de 6 de maio de 2020, quando a Justiça Eleitoral encerra os atendimentos para se preparar para as eleições, quem não tiver comparecido para atualização está sujeito a ter o título cancelado a qualquer momento. 

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.