Três pessoas chegaram a tomar a dose errada e uma mulher relatou que recebeu todas as orientações no caso de vacina contra o coronavírus, mas depois de 40 minutos foi informada sobre o erro na aplicação. 

Parece incrível, mas, aconteceu e, grande preocupação agora, é saber se houve outros casos que não foram informados. Fato é que; Três moradores de Marília foram vacinados por engano com dose da vacina contra a gripe ao procurarem a unidade de saúde para ser imunizada contra a Covid-19.

Cimara Lovato, uma das vítimas do erro, contou que tem documentação de cuidadora de idosos e, com isso, na tentativa de ser imunizada, foi até uma das unidades de saúde que estaria aplicando as vacinas que sobravam no dia em pessoas que estão fora do calendário vacinal vigente.

Segundo a prefeitura, os lotes de vacinas que são abertos precisam ser utilizados no dia e, por isso, é feita essa vacinação com a sobra de doses do dia, situação conhecida como “xepa da vacina”.

A moradora contou que recebeu o cartão de vacinação informando que teria sido aplicada uma dose da vacina Oxford/AstraZeneca e toda a orientação para receber o imunizante contra a Covid.

Cimara Lovato disse que recebeu uma ligação informando o erro na vacinação em Marília — Foto: TV TEM/ Reprodução

“Eu preenchi dois papéis, os dois como vacina Covid, e esperei uns cinco minutos e me chamaram e eu tomei a vacina. A pessoa que me deu a vacina me explicou as reações que eu poderia ter com a vacina, que eu poderia tomar dipirona se sentisse dor, e sai do posto toda feliz. Mas depois de 40 minutos me ligaram e foram bem direitos dizendo que eu teria que voltar no posto dia 7 de julho porque deram a vacina errada, a vacina da gripe.”

Em nota, a prefeitura explicou que, no caso das vacinas que sobram, a CoronaVac, que tem uma validade menor, normalmente é a usada na aplicação, mas em pessoas que estão dentro do calendário vacinal e ainda não receberam a primeira dose.

Em nota, a prefeitura de Marília admitiu a falha nas aplicações em três pessoas que foram à Unidade de Saúde da Família (USF) Altaneira, que fica na zona leste da cidade.

A prefeitura diz que investiga o caso e que os moradores “foram avisados o mais rápido possível pelos profissionais de saúde”. A prefeitura garante na nota “que a saúde dessas pessoas não será afetada” e que elas receberão suas doses de vacina contra a Covid-19 no próximo dia 7 de julho.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.