Com a outorga do governador João Dória e, com o apoio principalmente de todos os deputados estaduais de nossa região, os motoristas que realizarem o percurso pela rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, a SP-294, com destino as regiões Osvaldo Cruz e Adamantina ou pela SP-425 – Assis Chateaubriand rumo a Presidente Prudente serão obrigados a desembolsar uma verba extra que serão destinadas as novas praças de pedágio já em operação.

A Eixo SP iniciou a partir da 0h desta quinta-feira (15/07), a operação destas três novas praças de pedágio. Segundo uma nota da concessionária que consta no site da empresa, o credenciamento pela ARTESP – Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo e Secretaria de Transportes ocorre após o cumprimento contratual de melhorias no pavimento e na sinalização, além da estrutura de serviços oferecida, inseridas no Programa Intensivo Inicial (PII).

Após o silêncio daqueles que deveriam defender os nossos interesses na assembleia legislativa (ALESP), e conforme deliberação da Secretaria de Transportes, em publicação na edição do Diário Oficial, a operação se iniciou nos seguintes trechos ; na SP-294 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, em Parapuã, no km 551+500 e no km 581+700, em Inúbia Paulista. Na SP-425 – Assis Chateaubriand, a praça no km 400+100, em Martinópolis. A consolação é um sistema de descontos para veículos de passeio por uso frequente nas pistas automáticas.

Como funciona o valor reduzido em pista automática

Eixo suspenso será cobrado nas praças de pedágio de SP a partir do dia 28/7  - Agência Transporta Brasil

Trata-se de um desconto progressivo. A partir desta fase, como previsto em contrato, os motoristas que viajam pelas 12 rodovias sob gestão da Eixo SP Concessionária de Rodovias terão descontos por uso contínuo.

DUF – Desconto de Usuário Frequente é a tecnologia que já entrou em funcionamento também nas praças em operação desde o início da concessão, em Jaú, Dois Córregos, Brotas, Itirapina e Rio Claro.

Prevista no contrato de concessão, a inovação está integrada às operadoras do sistema eletrônico de pagamento de pedágio. Na prática, o desconto para veículos de passeio (categoria 1) começa a contar a partir da segunda passagem realizada na mesma praça de pedágio, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês calendário.

A redução progressiva ocorre até a 30ª viagem no mês, conforme percentual fixo de redução em relação à tarifa cobrada na viagem anterior, até atingir a Tarifa Mínima determinada para a Praça de Pedágio, dentro de um mesmo mês calendário. A partir da 31ª viagem no mês, a Tarifa Mínima será cobrada em todas as viagens adicionais até o final do respectivo mês calendário. Os valores serão descontados automaticamente para o pagamento da fatura enviada pela operadora da tag instalada no veículo.

Desconto de 5% nas pistas automáticas

Os usuários de qualquer categoria de veículo que utilizam as pistas automáticas com as tags nas rodovias da Eixo SP têm 5% de desconto no pagamento das tarifas.

O benefício de 5% para veículos na categoria 1 é válido na primeira passagem no mês calendário. A partir da segunda passagem, ocorre a inclusão automática no sistema DUF.

Mais impostos para os cofres das prefeituras.

Maior concessão rodoviária do país, a Eixo SP irá contribuir com a arrecadação de recursos dos municípios. O repasse do Imposto Sobre Serviços (ISS) pela operação das praças, além da operação nos 62 municípios, prevê a injeção de R$ 2 bilhões ao longo da concessão aos cofres das prefeituras.  A Prefeitura de Marília é um exemplo de arrecadação, basta checar os recursos repassados pela concessionária entrevias no ano de 2020.

Para se ter a ideia, a Entrevias Concessionária de Rodovias completou quatro anos de concessão no último dia 6 de junho e Prefeituras de 29 dos 30 municípios no entorno das rodovias sob administração da Entrevias receberam R$ 60,33 milhões em repasse do ISS (Imposto Sobre Serviço) desde o início da operação em 2017 até março deste 2021. O valor é referente ao recolhimento de tarifa paga pelos usuários nas oito praças de pedágio administradas pela empresa e cada prefeitura recebe de acordo com a alíquota do imposto, o movimento do tráfego e com base na extensão da rodovia em cada município.

Trecho Sul

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No balanço publicado no ano anterior ( janeiro de 2020), a Entrevias Concessionária de Rodovias, que integra o Programa de Concessão de Rodovias do governo do Estado de São Paulo, repassou em 2019, de janeiro a setembro, R$ 16 milhões em ISS (Imposto Sobre Serviço) aos 29 municípios que compõem o trecho concessionado. A região de Marília, que engloba 14 cidades, recebeu R$ 4 milhões. Marília lidera o maior valor repassado, R$ 1,1 milhão. Guarantã aparece em seguida, com R$ 664 mil destinados em ISS

O balanço dos atendimentos operacionais realizado pela Entrevias Concessionária de Rodovias de janeiro a dezembro de 2020 chegou à marca de 69.345, número um pouco menor que o registrado no ano anterior, 71.646, queda previsível devido ao ano pandêmico e restrições. Os números incluem as duas regiões em que a empresa mantém operação, Ribeirão Preto e Marília, com 570 quilômetros de rodovias sob concessão. Os destaques são para os atendimentos de inspeção de tráfego, com 46,6% no trecho de Marília e 38,5% em Ribeirão Preto.

Novas praças, incluindo a região de Marília serão liberadas em breve. ( EIXO-SP)

Município Rodovia KM Status  
Piracicaba SP 308 182+250 Em liberação 
São Pedro SP 304 183+400 Em liberação 
São Pedro SP 304 215+100 Em liberação 
Torrinha SP 304 255+800 Em liberação 
Piratininga SP 294 367+800 Em liberação 
Garça SP 294 425+700 Em liberação 
Oriente SP 294 474+800 Em liberação 
Parapuã SP 294 551+700 Em operação 
Inúbia Paulista SP 294 581+700 Em operação 
Pacaembu SP 294 623+100 Em liberação 
Santa Mercedes SP 294 670+800 Em liberação 
Martinópolis SP 425 400+100 Em operação 
Indiana SP 425 436 Em liberação 
Rancharia SP 284 531+200 Em liberação 
Paraguaçu Paulista SP 284 458+300 Em liberação 
Cabrália Paulista SP 293 Em liberação

A paulada, chega em breve a região de Marília, pois, em atendimento ao cronograma do contrato de concessão, a Eixo SP iniciará, progressivamente, a operação das 16 novas praças de pedágio, que inclui também a gestão das 5 praças já em operação desde o início da concessão.  

Na regional da Concessionária em São Pedro entrarão em funcionamento praças em Torrinha, São Pedro e Piracicaba. Na regional de Marília, as praças estão localizadas em Piratininga, Garça, Oriente e Cabrália Paulista; de Dracena, em Parapuã, Inúbia Paulista e Pacaembu; e de Martinópolis, Indiana, Rancharia, Paraguaçu Paulista, Cabrália Paulista e Martinópolis.  

Todas as praças de pedágio contam também com lombadas eletrônicas nas pistas automáticas e mistas. A velocidade estabelecida na região que abrange as praças é de 40 km/h. 

Sem dúvida nenhuma, é um grande presente dos politicos para a população da região que, além de pagar a tarifa na cabine, acaba arcando com a alta das mercadorias em geral, que chegam a cidade pelas citadas rodovias, afinal, tudo o que é custo é repassado no valor final de cada produto. Em síntese, mais, uma vez, o contribuinte paga a conta pela omissão de que deveria nos defender na assembleia legislativa e no congresso nacional. Enfim, Marília tem o privilégio de ser uma cidade cercada de pedágios, o que significa que, ninguém sai ou entra, sem dar uma benção, digo um dízimo rodoviário.

Por esta razão, se faz necessário, se pensar muito bem, na hora de votar de acordo com que estamos assistindo AGORA. O preço do voto e suas consequências duram quatro anos, ou seja; muito mais tempo que um churrasquinho de final de semana ou 45 dias de combustível pela a autorização de um adesivo no carro. Olho vivo em 2022.

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