Além do tempo de reclusão, o tribunal espanhol cobrará de José María Moreno, fundador da página PS3pirata, multa superior a 100 mil euros.

Após ser denunciada pela AEVI (Associação Espanhola de Video Games), a PS3pirata, uma das páginas mais conhecidas na Espanha para baixar jogos PS3, foi encerrada em 30 de junho de 2015. O site, presente na internet desde 2009, tinha uma base de mais de 700.000 usuários.

Um tribunal em Jaén, cidade espanhola, condenou o administrador do site a dois anos de prisão, multas diárias de 10 euros durante 24 meses além de uma indenização de cerca de 105.000 euros.


O PS3Pirata ofereceu milhares de títulos sem licença para seus usuários. Sua biblioteca tinha mais de 5.000 títulos, completamente gratuitos para qualquer um que quisesse baixá-los.


José María Moreno, diretor da AEVI, quis apresentar seu ponto de vista depois de condenar o administrador do site. “É importante que a legislação de propriedade intelectual seja aplicada: os direitos de propriedade intelectual contribuem para salvaguardar a criação, o desenvolvimento da cultura e a promoção da inovação tecnológica.

A pirataria é o primeiro obstáculo na consolidação do setor de videogames na Espanha, com a geração de emprego e o recrutamento de talentos associados a ela. Portanto, é importante assumir o valor fornecido pelos criadores dos videogames e continuar trabalhando juntos para avançar nessa área, aplicando efetivamente as regulamentações atuais”.


A Associação relata que a indústria do jogo está em um de seus melhores momentos. Seu rendimento aumentou cerca de 12,6% no ano passado 2018, chegando a um faturamento de 1,53 bilhão de euros.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.