Saiba o que é IPTV, a transmissão de conteúdo de TV pela internet, e como usa-lo, além de entender a polêmica com a pirataria

Você já deve ter ouvido falar de IPTV, mas nem todos sabem o que ele é. O formato de transmissão de TV pela internet é bastante popular pelos motivos errados, por ser muito fácil piratear canais via cabo que são pagos, mas a tecnologia em si não é ilegal.

Em verdade, você pode usa-la na conformidade da Lei. E é sobre isso que vamos falar.

O que é IPTV?

IPTV, acrônimo de Internet Protocol Television  é exatamente o que o nome sugere: a transmissão de um sinal de TV via protocolo IP. Ou seja, pela internet. Trata-se do mesmo serviço de transmissão de conteúdos televisivos. Mas, ao invés de usar sinais de rádio (rede aberta), cabo ou sinais via satélite, todo o processo é realizado através de conexões de banda larga, onde o IP capta o sinal da origem e o retransmite a usuários.

Para acessar canais de TV pela internet, o usuário precisa ter um player de vídeo compatível com listas IPTV, que são relações de endereços dos canais de TV, sejam eles abertos ou por assinatura, para que ele possa assitir pelo computador, celular ou outros dispositivos conectados. O mais famoso deles é o Kodi, mas existem outros.

Free-Photos / TV antiga (detalhe) / Pixabay / o que é iptv

Qual a relação entre IPTV e pirataria?

O rolo da tecnologia IPTV com a pirataria diz respeito não sobre sua existência em si, visto que ele é usado tanto para distribuir sinais de canais abertos quanto pagos, neste último caso pelas próprias operadoras como um serviço adicional. O problema reside no compartilhamento das listas de canais pagos livremente em fóruns e grupos.

Em geral, assinantes redistribuem as listas de IPTV na internet em fóruns fechados ou por outros meios, o que é considerado pirataria de conteúdo audiovisual pelas emissoras, operadoras de TV e detentores dos direitos autorais que cobram por isso.

Canais de TV / o que é iptv

Baseados nessas listas compartilhadas, surgiram aparelhos set-top boxes alternativos que já trazem as relações de canais de TV a cabo pré-configurados, bastando ao usuário simplesmente ligar o aparelho na TV e começar a assistir, sem ter que pagar mensalmente por uma assinatura. Por aqui, tais aparelhos são popularmente conhecidos como “gatonet” e vendem muito, inclusive por empresas que não deveriam disponibiliza-los. Você deve se lembrar de uma polêmica envolvendo Carrefour e Anatel.

Veja que há uma grande diferença entre o que é e o que não é legal, portanto:

  • O IPTV enquanto tecnologia é legal;
  • O uso de listas IPTV com canais da rede aberta gratuitamente é legal;
  • O uso de listas IPTV com canais pagos pelo assinante e para uso próprio é legal;
  • O compartilhamento de listas IPTV com canais pagos na internet é ilegal.

Simples assim.

Como usar listas de canais legalmente

Exitem duas forma de acessar canais IPTV legalmente, tanto gratuitamente quanto mediante pagamento. Nenhuma delas é pirataria, se você fizer tudo como deve.

Se você não quer pagar nada, pode acessar listas IPTV que contenham apenas emissoras da rede aberta, sejam elas VHF ou UHF (Globo, Record, SBT, TV Senado, Cultura, Rede Vida, etc…) que por transmitirem de maneira aberta, não constitui pirataria o ato de retransmiti-las pela internet desde que o sinal de origem não seja via cabo.

Para quem prefere pagar, operadoras brasileiras fornecem listas com canais de TV a cabo para os assinantes de planos, convém consultar o suporte para mais informações.

Kodi / o que é iptv

Para assistir canais IPTV no seu computador há uma série de opções de programas gratuitos, com Kodi sendo um dos mais versáteis, junto com o VCL Media Player.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.