Na sessão desta quinta-feira (17 ), haverá apenas sustentações orais de advogados, PGR e AGU.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli , informou que o julgamento sobre a prisão de condenados em segunda instância vai começar na sessão desta quinta-feira apenas com a leitura do relatório do ministro Marco Aurélio Mello, seguida de 13 sustentações orais. Devem se manifestar no plenário da Corte, a partir de 14h, advogados interessados na causa, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o advogado-geral da União, André Mendonça.

A votação dos onze ministros só vai começar na quarta-feira da semana que vem – que começa às 9h30 e deve se estender até o fim da tarde. A expectativa é de que a votação comece e termine no mesmo dia, colocando um ponto final na questão.

Segundo o site GLOBO, os Ministros ouvidos pelo mesmo afirmam que a tendência é o plenário permitir que os condenados fiquem em liberdade por mais tempo, enquanto recorrem da sentença. Se isso acontecer, entre os libertados milhares de contemplados, estará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O placar deve ser apertado. Mais do que definir a situação de Lula, parte do tribunal está interessada em dar um recado para os investigadores da Lava-Jato. Ministros como Gilmar Mendes, por exemplo, consideram que os procuradores de Curitiba cometeram excessos. Agora resta aguardar.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.