Mais uma notícia triste para este fatídico inicio de ano. A tragédia do Ninho do Urubu ( concentração do Clube de Regatas Flamengo ) e que ceifou a vida de 10 vítimas, se soma a outras centenas de pessoas que foram dizimadas na tragédia de Brumadinho.

Muito triste. Os meninos do Flamengo morreram com seus sonhos num incêndio horroroso, que chocou o mundo.Dez mortos, dez famílias destruídas, gols que nunca sairão, defesas que não serão mais feitas. Neste primeiro momento haverá a natural comoção. Depois tudo ficará esquecido e as chamas de lágrimas ficarão reservadas apenas aos familiares.

Escola que formou tantos jovens talentos como: Zico, Adilio, Mouzart, Junior, Tita, Adriano e tantos outros como o caso recente de Vinicius Junior, Hoje no Real Madrid.

Não sei se houve negligência, mas a possibilidade é enorme. Temos vários relatos, que ficam heroicos quando os meninos se tornam craques. Eles são submetidos a todo tipo de risco, são jogados em lugares precários, a comida é limitada e muitas vezes de péssima qualidade. É o dia a dia. De vez em quando ocorre uma tragédia e aí todo mundo fala do tema, dando a falsa impressão de que algo mudará. Mas sabemos que é só até a poeira baixar.

Pobres famílias. E agora haverá reflexo em Brumadinho também. As luzes sairão da cidade mineira e até os soterrados ficarão em segundo plano. O que importa neste momento é fazer média com o caso do Ninho do Urubu. Teremos até a impressão de que as pessoas estão preocupadas com o que ocorreu e que providências serão tomadas. Mas é só até a próxima tragédia. Aí os familiares, hoje sendo acolhidos na frente da mídia, virarão chatos atrás de dinheiro. E os seus mortos serão esquecidos com os gols que não fizeram.

Pelos últimos informes, fico cada vez mais convencido de que, os interesse materiais estão acima de vidas humanas. No caso de Brumadinho, temos a informação de alertas emitidos desde 2017 e, que portanto sinalizam para uma tragédia que poderia ter sido evitada.

No caso do Ninho do Urubu, as informações nos mostram a falta de laudo do corpo de bombeiros e, do alvará da Prefeitura que, para ser emitido necessita de uma vistoria. Em 2015, o MP pediu a interdição do local justamente pela precariedade da segurança. Em outras palavras, fica bem claro a negligencia em favor dos interesses financeiros. Mas, e o sonhos daqueles garotos ???

Eram apenas meninos brincando de ser jogador e sonhado um dia em oferecer algo melhor para suas famílias. A grande maioria, oriunda das favelas e dos becos da grande cidade em busca da realização deste tão sofrido sonho.

O que dizer então para as mais de 150 famílias, fora os desaparecidos na ambiciosa lama de Brumadinho ? A ganância do Homem e, principalmente da classe politica ceifa vidas humanas, animais, especies a cada dia e assistimos as autoridades em passos morosos para as penalizações.

No meu ponto vista não basta apenas a comoção, as lágrimas ou uma mobilização de postagens e manifestações. Se faz necessário uma pausa para a reflexão. Se o futebol é a maior paixão do brasileiro, porque não cancelaram todas as partidas deste final de semana em sinal de luto e, para este tão necessário momento de reflexão ??? Ahhh, esqueci !!! É obrigatório cumprir a cota da televisão e os ingressos vendidos antecipadamente.

E assim, mais uma vez neste País da impunidade ( Pelo menos por enquanto), mais uma tragédia passou e que venha a próxima….e assim se vai…..Meu Deus, tenha misericórdia.

Lourivaldo C. Balieiro é Jornalista, Ativista Social, Comerciante e Empreender Esportivo.
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.