Segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), o reajuste que foi divulgado será de 40% em comparação ao valor praticado em 2020. A taxa do seguro DPVAT não será cobrada em 2021, conforme decisão do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados).

O calendário de pagamento tem início somente em 1º de abril de 2021 e é organizado de acordo com o final da placa, no entanto, a quitação do débito pode ser antecipada, permitindo que o proprietário do veículo pague menos.

Pagamento do licenciamento 2021

Para pagar o licenciamento de São Paulo, o veículo deve ter o IPVA 2021 e todos os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais quitados. Em casos de restrições judiciais ou administrativas, a situação também deve ser regularizada.

Um dia após efetuado o pagamento, o CRLV (Certificado de Registro e licenciamento de Veículo) ficará disponível para download e impressão no item licenciamento Digital nos portais ou aplicativos do Poupatempo, Detran-SP e Denatran. O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir em papel comum.

Penalidades para licenciamento vencido

Rodar com veículo cujo licenciamento está atrasado é infração gravíssima de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com multa de R$ 293,47, sete pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e remoção do veículo para a respectiva regularização.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.