O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta sexta-feira da paixão (10 de abril) o mais novo boletim do coronavírus no Brasil. Nas últimas 24 horas foram registradas 116 mortes 1.781 novos casos. Ao todo, já são 1.057 mortes no país e 19.638 casos confirmados, com a doença apresentando taxa de letalidade de 5,4%.

Em relação aos números divulgados na quarta-feira (9), 116 novas mortes e 1.781 casos confirmados foram contabilizados. Isso representa, respectivamente, um aumento de 12% e 10% em 24 horas. 

Segundo boletim epidemiológico feito pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (3), Distrito Federal, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas podem estar na transição para uma fase de aceleração descontrolada da pandemia.

A pasta prevê que o pico da covid-19 deve ser entre o fim de abril e início de maio. Jean Gorinchteyn, infectologista do Hospital Emilio Ribas, afirma que esse pico deveria estar acontecendo agora, mas o País conseguiu adiar.

“Essas curvas foram desaceleradas pelas quarentenas e, em paralelo, pela otimização dos hospitais de campanha, com leitos de UTI e aparelhos”, diz o especialista.

São Paulo é o estado com o maior número de casos, podendo ser considerado o epicentro mais localizado da infecção com 540 mortes e 8.216 casos confirmados da doença. Outros dois estados registram elevados números da COVID-19: Rio de Janeiro, com 2.464 casos e 147 óbitos; e o Ceará, que apresenta 1.478 casos e 58 óbitos. Também chamam atenção pelos números da COVID-19 dois outros estados: Pernambuco (684 casos e 65 mortes) e Amazonas (981 casos e 50 óbitos).

Além desses estados, as mortes estão localizadas nas seguintes unidades da federação: Paraná (25); Bahia (19); Santa Catarina (18); Minas Gerais (17); Distrito Federal (14); Maranhão (16); Rio Grande do Norte (11); Rio Grande do Sul (14); Goiás (8); Espírito Santo (7); Pará (9); Piauí (7); Paraíba (11); Sergipe (4); Acre (2); Alagoas (3); Amapá (2); Mato Grosso do Sul (2); Mato Grosso (2); Rondônia (1); Roraima (3). O estado do Tocantins não tem nenhum óbito registrado.

Casos confirmados de Covid-19 no Brasil nesta sexta (10) — Foto: Divulgação/ Ministério da Saúde

As últimas notícias sobre o coronavírus no mundo

Neste feriado da Sexta-Feira Santa (10/4), a marca de mais de 100 mil mortos pelo novo coronavírus foi alcançada em todo o mundo, de acordo com o levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins. Com quase 19 mil, a Itália é o país que mais registrou mortes. No Brasil, são 1.057 mortes e 19.638 casos confirmados, segundo dados do Ministério da Saúde.

Nomeado de Covid-19, o novo coronavírus teve os primeiros casos registrados na China, em dezembro do ano passado, e, desde então, começou se espalhar pelo mundo. A maioria dos casos de morte ocorreu na Europa, que concentra 70% das mortes. 

O continente americano aparece em segundo em números de pessoas que mais morreram vítimas da doença. Enquanto que, com menos de 500 mortes, a África aparece em último no levantamento. 

Pessoas com a doença

Segundo os dados, mais de 1,6 milhão de pessoas foram infectadas pela doença pelo mundo até esta sexta-feira. Mais da metade dos doentes está na Europa (857.233) e mais de 475 mil casos estão nos Estados Unidos, onde a pandemia avança mais rapidamente.

Espanha distribuirá máscaras no transporte público a partir de segunda-feira

A Espanha mudou oficialmente sua posição sobre as máscaras de proteção. O retorno ao trabalho na segunda-feira, decretado após a prorrogação do estado de alarme no Congresso, deverá ser feito, preferencialmente, com o uso desta proteção para quem estiver viajando de transporte público. Isso foi anunciado nesta sexta-feira pelo ministro da Saúde, Salvador Illa. Para facilitar, o Governo anunciou que distribuirá máscaras no metrô, ônibus e “pontos onde seu uso é recomendado”.

A Espanha confirmou 605 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, o número mais baixo registrado em um dia desde 24 de março. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de vítimas da Covid-19 no país, desde o início do surto, é de 15.843. Desde o início da crise, 157.022 pessoas foram infectadas na Espanha, das quais 55.668 foram curadas.

África supera 11.500 infectados

A África superou 11.500 infectados em 53 países, incluindo o Saara Ocidental. A África do Sul continua liderando com 1.845 casos, seguidos pela Argélia (1.572), Egito (1.560), Marrocos (1.346) e Camarões (730). O número de mortes no continente é de 576.

Cresce taxa de mortalidade da Alemanha

O Instituto Robert Koch alemão divulgou 113.525 casos positivos na Alemanha; um total de 5.323 casos a mais nas últimas 24 horas. O número de mortos subiu para 2.373, indicando que a taxa de mortalidade cresceu novamente para quase 2,1% no país.

Filipinas registram mais 18 mortes por coronavírus

O Ministério da Saúde das Filipinas informou nesta sexta-feira mais 18 mortes por coronavírus e 119 novas infecções. O número de mortos no país do Sudeste Asiático chegou a 221, enquanto os casos confirmados totalizaram 4.195.

SP tem 8.216 casos confirmados de coronavírus e metade das 1.057 mortes pela doença no país

Testes de novo coronavírus (Covid-19) em laboratório de Moscou, na Rússia, em foto desta segunda-feira (6) — Foto: Evgenia Novozhenina/Reuters

Estado de São Paulo tem 41% dos casos confirmados em todo o Brasil e 51% das mortes registradas no país.

O estado de São Paulo chegou a 540 mortes por coronavírus, segundo balanço do ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (10). São 44 mortes a mais que oregistrado no boletim divulgado nesta quinta (9). O Brasil atingiu nesta sexta a marca de 1 mil mortes pela doença; dessas, mais da metade ocorreu em São Paulo.

Os casos confirmados da doença no estado chegaram a 8.216 pessoas, 736 a mais do que o balanço do dia anterior, que contabilizou 7.480 confirmações.

Na quarta-feira (8), São Paulo registrou pela primeira vez mais de mil casos confirmados da doença no intervalo de apenas 24 horas.

O estado de São Paulo tem 41% das confirmações da doença no Brasil e mais de 3 vezes o número do Rio de Janeiro, segundo local mais afetado no país. O país tem 19.638 confirmados da doença e 1.057 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em Bauru, Hospital Estadual ( HE) é ‘esvaziado’ para atender Covid-19.

O Hospital Estadual (HE) de Bauru está em processo de esvaziamento para se transformar na única unidade pública de referência ao atendimento da Covid-19 em Bauru e região (18 cidades vizinhas). O assunto já havia sido antecipado pela “Entrelinhas” do JC e o anúncio oficial ocorreu em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (9). Na ocasião, houve também a divulgação da abertura do Hospital das Clínicas (HC) da USP de Bauru, que deve ocorrer em 30 dias, com 40 novos leitos de baixa e média complexidade.

O novo hospital deve receber as transferências de pacientes hoje internados no HE, sem suspeita de Covid-19, funcionando como uma unidade de retaguarda do Hospital de Base (HB), que atende as demais especialidades e possui 28 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), responsável pelo HE, Antonio Rugolo Júnior explica que algumas transferências já foram realizadas e que o Estadual opera atualmente com 80% de sua capacidade, que é de 330 leitos, sendo 50 deles UTIs.

Pacientes de Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e trauma, entre outras patologias, têm sido deslocados para o Hospital de Base.

Prefeitura de Marília divulga quadro estabilizado na cidade.

A Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, divulgou no final da tarde desta sexta feira ( 10 ) o seu 35º boletim dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade. Pelo informe, a situação está estabilizada, pelo menos até momento. Vamos aos números divulgados.

64 casos suspeitos (aguardando resultados)

13 internados

48 descartados

5 casos confirmados

2 óbitos em investigação

1 óbito confirmado

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.