Para alcançar o emprego dos sonhos é necessário passar por um processo seletivo. Conheça suas etapas e confira dicas para ter sucesso.

processo seletivo é utilizado por várias empresas visando a contratação de profissionais que possuem o mesmo fit cultural da empresa. Seja para um programa de estágio, um programa de trainee ou para um cargo numa empresa você, com certeza, passará por um processo de admissão.

E, com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo é fundamental conhecer sobre os processos de recrutamento e seleção de candidatos. E, com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo é fundamental conhecer sobre os processos de recrutamento e seleção de candidatos. Será que você está preparada(o)?

Ao longo deste artigo vamos aprender sobre:

  • O que é processo seletivo?
  • Quais são as etapas de um processo seletivo?
  • 3 dicas para se preparar para um processo seletivo.

O que você acha de estar totalmente preparada(o) para alcançar a sua vaga dos sonhos?

Prefeitura Municipal de Senador Amaral

O que é processo seletivo?

Processo seletivo é um conjunto de técnicas utilizadas para recrutar pessoas para uma determinada vaga. É por meio dele que são identificadas as características e as habilidades dos candidatos visando saber se eles estão alinhados com os objetivos da empresa, com a sua missão, visão e valores.
O processo seletivo considera suas experiências profissionais, o seu potencial, a sua formação e os seus aspectos comportamentais.

Quais são as etapas de um processo seletivo?

As etapas de um processo seletivo podem variar de acordo com o perfil do recrutador ou até mesmo de acordo com o perfil da vaga, porém as mais comuns são:

Análise do Currículo

Nessa etapa o recrutador irá analisar as suas realizações e qualificações. Um bom currículo não garante a sua vaga, mas ele pode ser decisivo para que você possa continuar ou não no processo de seleção. Depois da análise do seu currículo, é chegada a hora de ver se você sabe trabalhar em equipe.

Dinâmicas de grupo

Na dinâmica de grupo são aplicadas diversas atividades com o objetivo de analisar o seu desempenho em equipe e verificar se como você se comporta e se as suas competências são compatíveis com o cargo pretendido. Após a dinâmica, está na hora de ter um contato mais próximo.

Entrevista individual

A entrevista tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre o candidato, sobre as suas experiências registradas no currículo e sobre as suas pretensões e objetivos. Ela pode ser conduzida por um profissional de recursos humanos ou pelo seu líder direto.

Avaliação psicológica

A avaliação psicológica consiste em diversos testes que são aplicados durante o processo de seleção. Ela visa analisar aspectos intelectuais e a personalidade dos candidatos. Essa prática não é eliminatória por isso é importante ser sincero ao responder à questões.

Testes de conhecimentos gerais

Algumas organizações implementam, nessa etapa, testes de conhecimento específico, de conhecimento geral ou até mesmo de línguas estrangeiras. O objetivo é saber se você possui as hard skills necessárias para o cargo pretendido. Agora que você já sabe quais são as principais etapas de um processo seletivo, confira as dicas que separamos para você.

3 dicas para se preparar para um processo seletivo

Apresentação pessoal dos colaboradores transmite credibilidade -  Inconfidência

Para obter êxito em um processo seletivo é necessário estar preparado. Mas como você deve fazer isso? Confira as dicas que separamos para você!

1. Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa e essencial para que você seja aprovado em um processo seletivo. É importante que você desenvolva a sua inteligência emocional, por meio dela você saberá quais são os seus pontos fortes e os seus pontos de melhoria. Isso auxiliará você na hora de responder perguntas como, por exemplo:

  • Por que o entrevistador deveria me escolher?
  • Quais são os meus pontos fortes e diferenciais?

Além disso, quando nos conhecemos sabemos quais são as nossas pretensões, nossos objetivos e valores que são inegociáveis.

2. Identifique uma empresa potencial

Procure oportunidades que tenham relação com a sua formação, com a sua experiência profissional e com seus objetivos. Identifique o trabalho que você gosta, procure se informar sobre a cultura organizacional da empresa e veja se ela combina com o seu perfil comportamental.

3. Conheça a empresa

Para que você possa conhecer a empresa na qual deseja pleitear uma vaga busque informações a respeito dela nas redes sociais, leia notícias sobre ela, pesquise e demonstre interesse pela empresa e não somente pelo cargo.

Detalhes são importantes.

Fique atento, pois há detalhes que podem deixar uma impressão boa ou ruim sobre você:

  • Planeje-se para chegar no horário marcado.
  • Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme.
  • Mantenha contato visual com o entrevistador.
  • Não exagere no perfume.
  • Informe-se sobre o traje usual da empresa.
  • Não fale mal de seu atual ou antigo empregador.
  • Não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou.
  • Seja sincero quanto ao motivo da sua saída do antigo emprego.
  • Se você tiver um real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo.

A entrevista é uma via de mão dupla.

Aproveite o momento da entrevista para fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o cargo para o qual você está concorrendo. Fazendo isso, além de demonstrar interesse pela vaga, você entende melhor quais serão suas atribuições e responsabilidades no novo cargo e consegue ter mais certeza sobre a decisão de continuar no processo seletivo ou não.

Você está participando de mais de um processo seletivo ao mesmo tempo?

Seja sincero com o consultor da Robert Half, isso será valorizado. Analise os prós e os contras de cada cargo para o qual está concorrendo e reúna o máximo de informações sobre cada um deles. Esse exercício o ajudará a decidir o quanto antes sobre qual das oportunidades melhor atende às suas expectativas. Além disso, o consultor de recrutamento da Robert Half poderá ajudá-lo a tomar a melhor decisão, mesmo que os outros processos seletivos sejam conduzidos por outras consultorias.

Atenção ao mencionar informações sobre seu salário.

Certifique-se de que você está passando as informações corretas sobre sua remuneração, deixando claro se o valor informado refere-se ao salário ou à remuneração total, incluindo benefícios e bônus. Lembre-se de que a empresa pode solicitar algum documento a fim de comprovar as informações. Tenha o mesmo cuidado ao falar sobre a sua pretensão salarial.

Leve referências.

É comum que os headhunters peçam referências de pessoas com quem você já tenha trabalhado para saber mais sobre o seu perfil profissional. Por isso, é importante que você esteja sempre preparado para passar três ou mais contatos de pessoas com quem você já tenha se relacionado no âmbito profissional.

Passe um feedback para o consultor de recrutamento.

Não deixe de ligar para o consultor de recrutamento após cada entrevista com a empresa contratante. Seu feedback é muito importante, pois só dessa forma ele conseguirá entender a sua motivação com o processo e passar algumas dicas para as próximas etapas. Se você não conseguir um contato telefônico, um e-mail também é válido.

A proposta está dentro de suas expectativas?

No andamento de um processo seletivo, os candidatos com perfis mais adequados para a vaga são selecionados para as fases seguintes, restando cada vez menos concorrentes ao cargo. Por isso, é importante que você esteja consciente ao avançar no processo, fazendo-o apenas se a vaga realmente lhe interessar. No momento em que a empresa decide pela contratação de um dos profissionais e faz uma proposta que atende à sua pretensão financeira, há uma grande expectativa de que este candidato aceite a proposta. Algumas empresas negociam com o candidato um tempo para ele pensar, mas é importante lembrar que a empresa espera que o candidato finalista já tenha sua decisão tomada e não precise de muito tempo para responder.

O que fazer ao receber uma contraproposta?

Algumas empresas fazem contraproposta quando um funcionário pede demissão, oferecendo salário maior, cargo melhor e outros benefícios. Muitas vezes, a contraproposta é uma solução de curto prazo adotada pela empresa para prevenir os problemas que ela teria com a saída de uma pessoa do grupo. Ou seja, a motivação da empresa ao oferecer uma contraproposta não está ligada à valorização deste profissional. Ao aceitar a contraproposta, pode ser que você leve em conta apenas questões financeiras que, a longo prazo, não terão grande importância. Lembre-se dos motivos que o levaram a buscar uma nova oportunidade e fique atento para não perder a chance de trabalhar em uma nova empresa com políticas diferentes de promoção e de valorização dos empregados.

Para quem ainda não tem muita experiência profissional, a seleção leva em conta o potencial do candidato, sua formação e, principalmente aspectos comportamentais. Por isso, em muitos casos o futuro profissional será avaliado em entrevistas e dinâmicas de grupo. Nesses momentos o recrutador observa como a pessoa articula suas ideias, trabalha em equipe, lida com prazos e restrições, lidera ou é liderado. Reunimos aqui cinco dicas sobre como se comportar na dinâmica de grupo de um processo seletivo!

DICAS DE COMO SE COMPORTAR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO - COPOP

1 – Saiba falar sobre os seus defeitos!

Alguns recrutadores afirmam que muitos jovens ficam apreensivos quando são questionados sobre os seus maiores defeitos e, querendo agradar, dizem que são “perfeccionistas”. Este tipo de resposta não é muito valorizada, pois sabemos que todo ser humano possui defeitos. O que os recrutadores esperam é receber uma resposta sincera, uma demonstração de que o candidato se conhece bem, sabe quais são seus pontos fracos (ou pontos de melhoria) e o que está fazendo concretamente para superar esse obstáculo.

Você não precisa se alongar, nem focar demais nos defeitos. Se você é muito ansioso, por exemplo, conte o que tem feito para melhorar isso (esportes, meditação, etc.). Mas só vale falar a verdade!

2 – Seja sincero!

Outro ponto a ser levado em consideração é a importância de ser sincero em um processo seletivo. Quando estiver frente a frente com o recrutador, procure olhá-lo nos olhos, manter-se calmo e falar com clareza quando for questionado. Não minta, pois quando mentimos nosso corpo demonstra isso através de gestos que os recrutadores sabem identificar.

3 – Falar e escrever bem é essencial!

Na hora de se preparar para um processo seletivo é necessário também treinar a fala e a escrita. Isso causa boa impressão e demonstra que o candidato sabe se expressar. Alguns processos exigem uma redação. O tema depende da empresa e cargo pretendido, mas geralmente os recrutadores pedem para explicar porque a empresa deve contratar você, ou pedem para que você conte suas experiências profissionais passadas.

4 – Evite gírias e vícios de linguagem.

O domínio da língua portuguesa é extremamente importante para qualquer processo seletivo, por isso é importante evitar as gírias, os vícios de linguagem e palavrões. Lembre-se de que você está entrando para um ambiente profissional. Candidatos que demonstram clareza em sua comunicação, linguagem adequada e vocabulário amplo saem na frente no processo seletivo.

5 – Trabalhe bem em grupo.

É normal que você queira mostrar seus talentos e conhecimentos durante o processo seletivo, ou deixar claro que sabe ser um líder. Mas cuidado! Caso você participe de uma dinâmica de grupo, tenha em mente que os recrutadores estão observando a sua capacidade de trabalhar em equipe. Portanto, não “atropele” seus colegas, o segredo é conseguir deixar as pessoas se expressarem normalmente e mesmo assim apresentar traços de liderança (e não de tirania!). Fazer apenas o que alguém manda, demonstrando uma postura passiva também não é uma boa ideia. Envolva-se na tarefa, exponha suas ideias de forma respeitosa e confiante.

GOSTOU DAS DICAS ??? ENTÃO AJUDE O JORNALISMO INDEPENDENTE E COMPARTILHE ESTAS INFORMAÇÕES.

E AGORA : Mais de 400 oportunidades de trabalho para esta semana.

 
REPOSITOR E SERVIÇOS GERAIS MERCADO (VAGA
EXCLUSIVA PARA PCD) 
RESPONSÁVEL POR EXECUTAR AS ATIVIDADES LIGADAS À
MERCEARIA, ABASTECENDO O ESTOQUE DO SEU RESPECTIVO
SETOR VISANDO A DIMINUIÇÃO DE RUPTURAS NA LOJA,
ZELANDO SEMPRE PELA LIMPEZA, PRECIFICAÇÃO, VALIDADE DOS PRODUTOS E ATENDIMENTO AOS CLIENTES.  
ENVIAR CURRÍCULO NO EMAIL:
 assistenteadm.f50@csdvarejo.com.br  
VAGAS = 01
 
 
MECÂNICO DE AUTOS 
COM EXPERIÊNCIA EM ALINHAMENTO/ BALANCEAMENTO RODAS, MECÂNICA SUSPENSÃO E FREIOS
CONTATO NELSON 3433-7877/99172-2769 OU AV. REPÚBLICA, 3535.  
VAGAS = 01
 
 
MOTORISTA DE CAMINHÃO 
COM EXPERIÊNCIA EM ENTREGAS DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS,
DISPONIBILIDADES PARA VIAGEM. CNH D.
ENVIAR CURRÍCULO PARA: mf.transportes01@hotmail.com 
VAGAS = 02
 
 
AUXILIAR ADMINISTRATIVO –
SETOR DE ADMINISTRATIVO/ FINANCEIRO
TER NOCOES BASICAS DO PACOTE OFFICE, EXPERIENCIA EM
ROTINAS ADMINISTRATIVAS DE INDUSTRIAS, EMISSAO DE NOTAS FISCAIS, LANÇAMENTOS DE CONTAS A PAGAR E CONTAS A
RECEBER, SER PRO ATIVA E DINAMICA, MORAR
PREFERENCIALMENTE PRÓXIMO A ZONA SUL DE MARILIA,
TER CNH B Enviar currículo no -email:
 selecaomecanicos2020@gmail.com  
VAGAS = 01
 
 
GERENTE DE FAST FOOD 
REQUISITOS: TER ENSINO SUPERIOR COMPLETO; CONHECIMENTO INTERMEDIÁRIO NO PACOTE OFFICE;  DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA
NA ATIVIDADE. (RESTAURANTE OU FAST FOOD) 
ENVIAR CURRÍCULO NO EMAIL:
 ariane.ferreira@luandre.com.br  
VAGAS = 01
 
 
VENDEDOR 
Ótima Comunicação Verbal e Escrita •Saber trabalhar com Metas •
Ser dinâmico e proatividade •Transmitir Segurança •Conhecimento Pacote Office, TER CNH B. Ocupação: •Prospecção de Novos Clientes •Vendas Internas e Externas •Agendamentos de Visitas •Analisar e
entender as necessidades dos clientes •Argumentar tecnicamente e comercialmente •Descrição das vantagens oferecidas pelas nossas máquinas •Eliminação das eventuais objeções do cliente •Confecção de Propostas Comerciais •Fechamento das Vendas •
Acompanhamento das promessas contratadas •Realizar o
Pós Venda, sempre com excelência no atendimento.  
Enviar currículo no e-mail: rh@teslami.com.br
VAGAS = 01
 
 
AUXILIAR TÉCNICO
ENSINO MÉDIO COMPLETO E ENSINO TÉCNICO EM ELETRÔNICA / ELETROTÉCNICA OU MECATRÔNICA . TER CNH B. VISITAS
TÉCNICAS AOS CLIENTES PARA DEMONSTRAÇÃO, INSTALAÇÃO E
MANUTENÇÃO DE DATADORAS INDUSTRIAIS. TER CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA, ELETROTÉCNICA OU MECATRÔNICA CONCLUÍDO OU EM ANDAMENTO. TER CNH B DISPONIBILIDADE PARA
VIAGENS RESIDIR NA CIDADE DE MARÍLIA/SP EXPERIÊNCIA EM
MARCAÇÕES INDUSTRIAIS SERÁ UM DIFERENCIAL.    
Enviar currículo no e-mail: rh@teslami.com.br
VAGAS = 01
 
 
ATENDENTE BALCONISTA  
PESSOA JOVEM, PRIMEIRO EMPREGO, DISPONIBILIDADE PARA
TRABALHAR AOS FINAIS DE SEMANA, COM OU SEM EXPERIÊNCIA EM ATENDIMENTO. 
Enviar currículo apenas no e-mail:
 vagadeempregocq@bol.com.br 
VAGAS = 01
 
 
VENDEDOR EXTERNO 
VENDEDOR PORTA A PORTA – VENDA EXTERNA NA CIDADE DE
MARÍLIA E REGIÃO PARA CONSUMIDOR FINAL. TER EXPERIÊNCIA EM VENDAS. SER PRÓ-ATIVO, COMUNICATIVO, SIMPÁTICO,
DINÂMICO, GOSTAR DE TRABALHAR COM VENDAS. TER ENSINO
MÉDIO COMPLETO, RESIDIR NA CIDADE DE MARÍLIA,
DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO,TER CNH B. 
DISPONIBILIDADE IMEDIATA. 
Enviar currículo no e-mail: nutrikitsmarilia@hotmail.com 
VAGAS = 01
 
 
OPERADOR DE ESCAVADEIRA HIDRÁULICA,
MOTONIVELADORA, ROLO COMPACTADOR, PÁ
CARREGADEIRA 
COM EXPERIÊNCIA E CNH C; SALÁRIO: R$ 1.923,22 + BENEFÍCIOS. 
HORARIO E LOCAL DE TRABALHO: REGIÃO FLORESTAL MARILIA,
BAURU, LINS, PIRAJUI, 07:00HRS ÀS 17:00HRS SEGUNDA A SEXTA . ENVIAR CURRÍCULO PARA: dho@agroroque.com ou
whatsapp Telefone (42) 99863-0214  
VAGAS = 04
 
 
1- MOTORISTA TRUCK CAÇAMBA 1-  MOTORISTA TRUCK PIPA 
COM EXPERIÊNCIA E CNH C; SALÁRIO: R$ 1.700,00 + 
BENEFÍCIOS;  HORARIO E LOCAL DE TRABALHO: REGIÃO
FLORESTAL MARILIA, BAURU, LINS, PIRAJUI,
DAS 07:00HRS ÀS 17:00HRS SEGUNDA A SEXTA .
ENVIAR CURRÍCULO PARA: dho@agroroque.com ou
whatsapp Telefone (42) 99863-0214 
VAGAS = 09
 
 
ESTÁGIO EM PEDAGOGIA (CIEE) 
➢ REQUISITOS: Nível: SUPERIOR Curso: Pedagogia Período: A partir do 1°semestre. ➢ INFORMAÇÕES DA VAGA:
Horário do Estágio: 11h30 às 17h30 ou 12h às 18h
Benefícios: 650,00 + Auxílio Transporte 50,00
Local do estágio: Marília ➢ 
PROCEDIMENTO: Realize o cadastro no site www.ciee.org.br e envie o currículo com o assunto: VAGA MARÍLIA/PEDAGOGIA para o
e-mail: ciee.marilia@ciee.ong.br 
VAGAS = 01
 
 
MECÂNICO DIESEL 
POSTO DE MOLAS BRASIL. TER EXPERIÊNCIA NA FUNÇÃO.
SALÁRIO R$2.800,00 + VT. 
COMPARECER EM:
ROD. COMANDANTE J. RIBEIRO DE BARROS KM 444+500 MTS
VAGAS = 01
 
 
VENDAS (TURISMO) 
COM EXPERIÊNCIA EM VENDAS; CONHECIMENTO PACOTE OFFICE, BOA COMUNICAÇÃO E RELAÇÃO INTERPESSOAL, SOMENTE COM
EXPERIÊNCIA EM VENDAS, TER NOÇÃO EM VIAGENS, RESIDIR EM MARÍLIA. ENVIAR CURRÍCULO PARA:
 reservas02@esmeraldatur.com.br 
VAGAS = 01
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.