A musica popular brasileira, assim como a cultura de um modo geral está em estado de luto. A cantora Elza Soares morreu, nesta quinta-feira (20/1), aos 91 anos de idade. Ela faleceu de causas naturais em sua casa. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora.

A assessoria de imprensa emitiu uma nota a respeito agora no final desta tarde. Confira a íntegra do comunicado.

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares,
ela cantou até o fim”

Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza

Elza Soares começou a carreira nos anos 60, em programas de calouros, se popularizou no samba e é considerada uma das maiores cantoras da música brasileira.

Casamento com Garrincha

A relação com o famoso jogador de futebol começou de forma clandestina porque Garrincha era casado. Durante muito tempo, a então recém-cantora foi perseguida, acusada de ter sido a amante que deu fim ao matrimônio do ídolo.

Depois de algum tempo, Garrincha se divorciou e casou-se com Elza, com quem teve um filho e manteve uma relação por mais de dezessete anos. O filho, Júnior, faleceu em um acidente de carro em 1986.

Garrincha e Elza Soares
Garrincha e Elza Soares

Depois da aposentadoria dos campos, o atleta tornou-se alcoólatra e passou a agredir fisicamente Elza, que apesar de em uma ocasião ter chegado a ficar com dentes quebrados, não denunciou o caso. Dessa experiência de violência doméstica, muitos anos mais tarde, surgiu a canção Maria da Vila Matilde, onde a cantora afirma:

“cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim”

Elza publicou em 1969 um livro intitulado Minha vida com Mané, onde conta detalhes da história de amor que viveu com Mané. 

Biografia autorizada de Elza Soares

O jornalista Zeca Camargo é o autor da biografia Elza, lançada em 2018, que foi concebida a partir de 40 horas de depoimentos e com a autorização da cantora.

Elza Soares

Essa não foi a primeira biografia a contar a história de Elza Soares. Em 1997 foi publicado o livro Cantando para não enlouquecer, de José Louzeiro.

Documentário sobre Elza Soares

A diretora Elizabete Martins Campos lançou em 2018 o documentário My name is now, onde narra a história da cantora Elza Soares. Confira um trecho na cabeça da matéria.

DIRETO DO PLANTÃO DE NOTICIAS

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.