Apesar da nova lei aprovada na Câmara Municipal no dia de ontem (30), a cidade de Marília poderá sofrer um novo revés, a exemplo do que já aconteceu com Bauru. Fato é que, o governador João Dória deixou bem claro que não irá admitir desobediência ao seu decreto, e, por esta razão irá recorrer a justiça sobre a decisão do município que está incluído na fase vermelha em decisão ratificada na última sexta feira ( 29).

A decisão já foi anunciado ontem mesmo em pronunciamento do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que deixou bem claro a posição do governo; “Vemos com extrema preocupação a notícia de que Marília está seguindo lei aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Daniel Alonso, que vai contra o Plano São Paulo, colocando, assim, a população da cidade em risco, contrariando o que preconiza o Centro de Contingência e a Secretaria de Estado de Saúde, matérias editadas em âmbito municipal e que divergem à reclassificação do Plano São Paulo podem gerar mortes” , alertou

Segundo o secretário Marcos Vinholi, o governo já está acionando o Ministério Público (MP) contra a desobediência e a cidade será obrigada novamente a decretar o fechamento do comércio conforme o decreto do Governador João Dória que é válido para todo o estado.

O secretário foi duro em suas quando alertou para o risco da cidade se tornar uma nova Manaus, sabendo da ascensão do número de óbitos nas últimas semanas e a média diária de contaminados, classificando a atitude tomada pelo Prefeito Daniel Alonso e vereadores da câmara municipal como irresponsável: ” a flexibilização adotada por Marília neste momento é irresponsável”.

O ponto mais forte da nota ficou para o final, quando o governo chegou a comparar o preocupante cenário de Marília com a cidade de Manaus, capital da Amazônia; ” Vidas, afinal, estão em jogo, e a cidade não se diferencia de outras partes do Estado, do País e do mundo no enfrentamento à pandemia. Pelo contrário: estamos falando de uma região onde os índices divulgados amplamente nas últimas semanas são indiscutivelmente delicados. É fundamental que toda a sociedade se mobilize para superar a fase mais aguda da pandemia em Marília e região. O Governo de São Paulo reitera: irresponsabilidades podem gerar mais óbitos por Covid-19, ao passo em que irresponsáveis terão de se responsabilizar. Não será permitido que Marília se torne a próxima Manaus” concluiu.

Em síntese, os dois projetos de lei que permitem a reabertura das empresas que estavam restringidas devido a imposição do decreto estdual foram aprovados, sancionados pelo prefeito, publicados no Diário Oficial e passaram a vigorar ontem mesmo. No entanto, não será surpresa nenhuma se por acaso uma nova medida seja decretada pela justiça por solicitação do governo do estado, conforme palavras do secretário. Resta aguardar…

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.