A raríssima integridade da política não só em Marília, mas, a nível nacional, está em luto. Faleceu no final da tarde de ontem, Drº Oswaldo Doreto Campanari, 91 anos. Ele estava internado há 5 dias na Santa Casa de Marília, com sintomas de Covid-19 e infecção pulmonar, mas permaneceu no quarto, sem necessidade de intubação.

Já com a saúde debilitada, em casa, ele permanecia em leito padrão hospitalar em um quarto e a esposa dele, Ester Pierini Doreto Campanari, 84 anos, em outro quarto, também sob cuidados médicos permanentes há cerca de três anos, após sofrer um AVC.

Fora da política, Drº Doreto Campanari era médico oftalmologista formado pela Universidade Federal de Curitiba, PR. Seu modo atencioso e paciente no atendimento eram marcas registradas que o credenciaram a ingressar na carreira política. Era casado com Ester Doreto Campanari, 84 anos, teve cinco filhos: José Ivan, João, Osvaldo Filho, Josane e Simone (já falecida) e 11 netos.

Na vida política, Drº Doreto deixou um legado a ser seguido pelas pessoas de boa índole que queiram ingressar na política e para àqueles que já estão e queiram fazer a diferença. O início da sua carreira política foi na Câmara Municipal de Marília, como vereador, onde exerceu o seu mandato com excelência, lhe credenciando para degraus mais altos.

Em assim sendo, de quase automática acabou exercendo seu primeiro mandato de deputado estadual por Marília na legislatura de 1974 a 1978, sendo reeleito para o quadriênio até 1982, ano em que se elegeu deputado federal. Foi reeleito em 1986/90, sendo o único representante de Marília e região na Assembleia Nacional Constituinte, em 1988.

Político de carreira ímpar, era procurado para orientações e aconselhamentos por TODAS as correntes políticas da cidade, graças ao seu posicionamento sempre coerente com os anseios populares. Como deputado, Drº Doreto Campanari apresentou mais de uma centena de projetos de lei, entre eles o que instituiu a jornada máxima de 40 horas semanais de trabalho.

Antes de qualquer iniciativa governamental, foi dele a ideia do mutirão dos olhos, onde o mesmo prestava atendimento a população de Marília e cidades da região, de forma gratuita. Pelo fato do procedimento exigido em função da Covid-19, não haverá velório, porém, haverá uma cerimonia simples, reservada para a família antes do sepultamento que ocorrerá às 14 horas desta terça feira (27).

Marília perde um ícone da boa política, marcado pela honradez, ética e probidade. Sem dúvida um grande homem que lutou bravamente contra os excessos da ditadura e por grandes causas e demandas da nossa cidade e região, sempre ajudando a construir, desenvolver e realizar os sonhos da nossa população.

Como ninguém, foi mais um que combateu o bom combate, e, como já citamos, uma das raras figuras políticas da cidade a dignificar o nome de Marília em todo o país. Sua Trajetória que lhe rendeu diversos títulos e homenagens. Em um momento, onde a cidade é conhecida pelos escândalos que envolvem os políticos da terrinha, e marcada pela omissão e conduta questionável de alguns, eis aqui, um exemplo a ser seguido.

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, nesse momento tão difícil de dor e saudade venho publicamente se solidarizar com todos os familiares e amigos, reiterando os votos de profundo pesar. Descanse em paz, grande constituinte e guerreiro do povo.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.