O Brasil registrou 220 mortes e 8.766 infectados pelo novo coronavírus no balanço divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa às 13h desta segunda-feira, 6, ultrapassando o total de 65 mil óbitos pela doença. Ao todo, 65.120 vidas foram perdidas para a covid-19 e 1.613.351 contaminados pela doença desde o início da pandemia, segundo dados do levantamento realizado pelo Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL junto às secretarias estaduais de Saúde na manhã desta segunda-feira.

As novas mortes foram registradas no Ceará (21), Distrito Federal (16), Goiás (33), Minas Gerais (29), Mato Grosso do Sul (5), Pernambuco (20), Rio Grande do Norte (33), Roraima (3), São Paulo (56) e Tocantins (4).

Desde que as regras de isolamento e distanciamento sociais foram flexibilizadas em meio à pandemia, pelo menos 12 capitais brasileiras viram seus índices de infecções aumentarem. Em São Paulo, a reabertura da economia com o Plano SP também fez o registro de mortes acelerar e atingir o maior número de vítimas fatais na última quinzena de junho. Ainda no domingo, 5, o Estado ultrapassou a marca de 320 mil infectados e 16 mil óbitos, mas nos últimos dias os números apresentaram uma desaceleração.

Consórcio de veículos de imprensa

O balanço de óbitos e casos no Brasil é resultado da parceria entre jornalistas dos seis meios de comunicação, que uniram forças para coletar junto às secretarias estaduais de Saúde e divulgar os números totais de mortos e contaminados. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia.

Mesmo com o recuo do Ministério da Saúde, que voltou a divulgar o consolidado de casos e mortes, o consórcio dos veículos de imprensa continua com o objetivo de informar os brasileiros sobre a evolução da covid-19 no País, cumprindo o papel de dar transparência aos dados públicos.

O órgão informou, no início da noite deste domingo, que o Brasil contabilizou 602 óbitos e mais 26.051 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Com isso, segundo o Ministério da Saúde, no total são 1.603.055 mortes e 64.867 casos confirmados pelo coronavírus. O número é diferente do compilado pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

Últimas notícias sobre o coronavírus pelo mundo.

Funcionários de hospital de Bruxelas veem pintura em sua homenagem, nesta segunda.

Funcionários de hospital de Bruxelas veem pintura em sua homenagem, nesta segunda.

O Brasil é o segundo do mundo com maior número de casos e mortes por covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que possuem 2,8 milhões de infecções confirmadas e 129,7 mil óbitos, de acordo com a Universidade Johns Hopkins. Veja os números abaixo:

– Estados Unidos: 129,9 mil

– Brasil: 65 mil

– Reino Unido: 44,3 mil

– Itália: 34,8 mil

– México: 30,6 mil

– França: 29,8 mil

– Espanha: 28,3 mil

– Índia: 19,6 mil

– Irã: 11,7 mil

– Peru: 10,5 mil

Infectados no mundo

– Estados Unidos: 2,8 milhões

– Brasil: 1,6 milhão

– Índia: 697,4 mil

– Rússia: 686 mil

– Peru: 302 mil

– Chile: 295 mil

– Reino Unido: 286,9 mil

– México: 256 mil

– Espanha: 250,5 mil

– Irã: 243 mil

Estado de SP registra 36 mortes por Covid-19 a menos do que na semana anterior; total de óbitos vai a 16.134

Movimentação no comércio de rua do Centro de SP nesta segunda (6).  — Foto: Fábio Tito/G1

O estado de São Paulo chegou a 16.134 mortes por coronavírus e 323.070 casos confirmados da doença desde o início da pandemia, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda-feira (6). Foram 56 novas mortes e 2.891 casos confirmados nas últimas 24 horas. São 36 mortes por Covid-19 a menos do que na semana anterior em todo o estado de SP (leia mais sobre os balanços semanais abaixo).

As novas confirmações informadas não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os números costumam ser menores nos finais de semana e às segundas-feiras, devido ao atraso nas notificações nestes dias.

Veja novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:

  • 56 mortes
  • 2.891 casos confirmados

Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:

  • 16.134 mortes (47,4% na capital, 52,6% em outros municípios)
  • 323.070 casos confirmados (43,7% na capital, 56,3% em outros municípios)

Nesta semana, o estado bateu recorde na quinta feira (2) de novos casos confirmados, de um dia para o outro. Foram 12.244 casos incluídos em 24h. O governo anunciou que prevê, que até 15 de julho, o estado terá entre 18 mil e 23 mil mortes causadas pela doença e de 335 mil a 470 casos confirmados.

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus nas regiões de Bauru e Marília

Prefeito de Assis testou positivo para Covid-19

Prefeito de Assis diagnosticado com Covid-19 é internado após novos exames

O prefeito de Assis (SP), José Fernandes (PDT), que testou positivo para Covid-19, passou por reavaliação médica na Santaa Casa, na manhã dessa segunda feira (6), e foi internado. Segundo a prefeitura, a internação foi uma medida de precaução.

Em nota divulgada pela prefeitura, o médico infectologista que atendeu o prefeito explicou que o estado de saúde dele é bom e está evoluindo bem. No entanto, devido a uma alteração laboratorial e tomográfica pulmonar, o prefeito vai ficar internado para receber acompanhamento médico diário.

Ourinhos registra 6ª morte

Ourinhos registrou a 6ª morte confirmada por coronavírus nesta segunda-feira (6). A cidade tem 502 casos confirmados de Covid-19.

Segundo a prefeitura, o paciente de 54 anos estava internado na UTI da Santa Casa de Ourinhos desde o dia 23 de junho.

Paraguaçu Paulista registra 3ª morte

Paraguaçu Paulista registra 3ª morte por coronavírus

A prefeitura de Paraguaçu Paulista (SP) informou nesta segunda-feira (6) que registrou o terceiro óbito por coronavírus na cidade. O município tem 76 casos confirmados.

Trata-se de um idoso de 77 anos, com comorbidades, que estava internado na UTI do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu Paulista desde o dia 29 de junho e faleceu neste domingo (5).

Ibitinga registra oitava morte por Covid-19

Balanço Covid-19 Ibitinga

A prefeitura de Ibitinga informou nesta segunda-feira (6) a oitava morte provocada pela Covid-19 na cidade. O paciente, de 53 anos, estava em leito de UTI e morreu nesta segunda-feira. Ele estava internado havia 13 dias.

A cidade relatou 15 novos casos e agora soma 215 diagnósticos positivos da doença desde o início da pandemia.

13ª morte é registrada na cidade de Jaú

Balanço Covid-19 Jaú

A prefeitura de Jaú informou no fim da tarde desta segunda-feira (6) a 13ª morte de um morador da cidade causada pela Covid-19. Não foi informada a idade e o sexo do paciente.

Com cinco novos casos confirmados nesta segunda, Jaú contabiliza até agora 498 casos confirmados, além de outros 89 considerados suspeitos, à espera de exames. Ha uma morte em investigação.

Bauru registra a 34ª morte por Covid-19

Balanço Covid-19 Bauru — Foto: Prefeitura de Bauru/Divulgação

A prefeitura de Bauru (SP) informou na noite deste domingo (5) a 34ª morte provocada pela Covid-19 na cidade. O anúncio interrompe uma sequência de dois dias sem registro de mortes pela doença – o último foi na quinta-feira (2), com as mortes uma mulher de 72 anos e de um homem de 81.

Desta vez, o paciente é um homem de 75 anos que apresentou início dos sintomas respiratórios no último dia 16 de junho, com o resultado positivo para a Covid-19 sendo divulgado seis dias depois. O paciente tinha diabetes, doença renal crônica, doença pulmonar crônica e estava internado no Hospital Estadual, onde morreu neste domingo (5).

Segundo boletim epidemiológico da prefeitura, a cidade contabiliza atualmente 1.909 casos confirmados de coronavírus. Há ainda 231 casos suspeitos, aguardando resultado de exames e duas mortes sob investigação. Um total de 1.176 pessoas já se curaram da doença, segundo a prefeitura.

Marília registra 15º óbito por coronavírus

Marília registra 15º óbito por coronavírus

A prefeitura de Marília (SP), por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou o 15º óbito por Covid-19 no município. Trata-se de um senhor de 85 anos, portador de diabetes mellitus, hipertensão arterial, doença cardiovascular crônica e dislipidemia.

Segundo a prefeitura, o morador procurou a UBS Cascata no dia 22 de junho, acompanhado pela esposa, já sintomático e se automedicando há dez dias. Neste atendimento, ele foi transferido para o PA Sul e depois internado na ABHU.

Ele testou positivo para coronavírus no dia 27 de junho e morreu na madrugada desta segunda-feira (6). Mais 4 óbitos constam como suspeitos e podem aumentar ainda mais os números na cidade.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.