O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, visitaram a UBS Alto do Céu em João Pessoa para lançamento da campanha publicitária sobre Atenção Primária. Créditos: Paula Bittar/MS

Postos são a porta de entrada para atendimento no SUS, mas, Prefeito Daniel Alonso já começou o desmonte de 12 unidades pelo Jardim Bandeirantes.

Desde a última quarta feira (17), está em vigor em todo o Brasil, exceção claro, em Marília, uma mega campanha de valorização da UBS’s nos municípios com spots publicitários em rádios, TV’s, e logos em jornais e revistas para conscientizar as administrações municipais e a população sobre a importância e a consequente valorização destas unidades no atendimento primário, principalmente aos usuários do SUS.

O Ministério da Saúde lançou, em João Pessoa, uma campanha de promoção da atenção primária à saúde. A iniciativa tem como foco a valorização das unidades básicas de saúde (UBS), também conhecidas como postos de saúde.

A atenção primária é a porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS), abarcando ações tanto para indivíduos quanto para coletivos de prevenção, diagnóstico, tratamento e redução de danos. É a partir das unidades básicas que os indivíduos com demandas de saúde podem ser atendidos e encaminhados, se necessário, para outros locais, como hospitais.

A atenção primária também cuida da estratégia de saúde da família, que coloca profissionais para o contato direto com comunidades com o intuito de disponibilizar serviços e orientar cidadãos sobre a promoção da saúde.

A campanha consistirá na divulgação de peças publicitárias em veículos de mídia como rádio e televisão, além de redes sociais, abordando a importância das unidades de saúde ao longo da vida dos brasileiros.

Durante a cerimônia de lançamento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou sobre essa modalidade de política pública, destacando que o governo federal já aumentou os recursos para a área de R$ 17 bilhões para R$ 24 bilhões.

“Quanto mais invisto na atenção primária, menos vou gastar na atenção primária à saúde”, declarou o ministro. Queiroga acrescentou que o Executivo pretende investir mais na formação de profissionais de saúde para atuar na atenção primária.

O secretário de Atenção Primária à Saúde do ministério, Raphael Câmara, também ressaltou a importância da porta de entrada para o SUS e o fato de tal modalidade do sistema estar capilarizada no Brasil.

UBS BANDEIRANTES FOI DESATIVADA AP´´OS ACORDO COM A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E TRANSFORMADA EM USF.
PROCESSO DE DESATIVAÇÃO OCORREU MESMO APÓS DUAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS COM A POPULAÇÃO DO BAIRRO QUE REPROVOU A MUDANÇA DE FORMA UNÂNIME.

“A atenção primária está em todos os municípios. Nem todo município tem hospital ou tem especialista, mas toda cidade tem seu posto de saúde, agentes comunitários e profissionais de saúde cuidando da saúde da população”, disse.

O secretário estadual de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, ressaltou a importância de não olhar somente para o atendimento à saúde como aquele feito nos hospitais e na chamada alta complexidade.

“A ideia ´hospitalocêntrica´ de só valorizar quem está nos hospitais tem que de ser ponderada, para valorizarmos também quem está nas unidades básicas. Isso é fundamental para que tenhamos brasileiros com doença temos que fazer a prevenção”, defendeu Medeiros.

Esta causa é abraçada pelo JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA em sua integralidade, tanto é que de forma explícita se colocou contra o processo de transformação imposto pela administração Daniel Alonso / Cicero do Ceasa e o secretário Cássio Luis Pinto Junior.

O processo em Marília visava desativar 12 UBS’s e devido a pressão deste jornal e do Comus ( Conselho Municipal de Saúde ) acabou reduzindo para 6 unidades nesta primeira etapa, mesmo assim, ferindo o que prega o próprio Ministério da Saúde e os interesses da população. Uma administração que NADA CONTRA A MARÉ e SEGUE NA CONTRA MÃO da eficiência em gestão pública.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.