Número de casos deu um salto, com 4.075 novas confirmações de domingo (3) para esta segunda-feira

[Atualização] O Ministério da Saúde atualizou, na tarde desta segunda-feira (4), os dados sobre a pandemia do novo coronavírus no país. Até o momento, são 7.288 óbitos registrados e 105.222 casos confirmados. A taxa de letalidade da doença é de 6,9%.

O número de casos deu um salto, com 4.075 novas confirmações de domingo (3) para esta segunda-feira. Os óbitos também sofrem com o crescimento acelerado, com 263 em 24 horas. As fatalidades estão concentradas nos estados de São Paulo (2.654), Rio de Janeiro (1.065) e Pernambuco (691).

Com os dados atuais, o Brasil registra mais mortes que a China, que possui oficialmente 4.643 óbitos em decorrência da Covid-19.

Reprodução

Quarentena estendida

A fim de conter o avanço da doença, o governo de São Paulo ampliou a quarentena no estado após o dia 10 de maio. Contudo, na contramão do município, o executivo deve flexibilizar, a partir do dia 11 de maio, o funcionamento do comércio nas regiões em que há poucos casos da Covid-19. A cidade de Marília pode ficar de fora, pois registrou no último final se semana número abaixo de 50% no confinamento.

As últimas notícias sobre o coronavírus pelo mundo

Usuários do metrô de São Paulo, em uma estação da capital paulista, com máscaras de proteção. Uso no transporte público é obrigatório desde esta segunda-feira.

Situação no mundo

O novo coronavírus já infectou mais de 3,5 milhões de pessoas em todo o mundo, um marco alcançado apenas cinco meses depois de ter surgido na cidade chinesa de Wuhan. O número de mortos pela Covid-19 superou a marca de 247 mil mundialmente. Mais de 1,1 milhão de pessoas se recuperaram da doença. O país mais afetado em termos brutos são os Estados Unidos, com mais de 1.170.000 positivos e mais de 68.300 mortes.

França soma mais de 25.000 mortos desde o início da pandemia

O Governo francês contabilizou mais 306 mortos pela covid-19 nas últimas 24 horas, que totalizam o número do país em 25.201 falecidos. Os números já não são tão expressivos quanto antes e a expectativa dos franceses é que a curva da pandemia comece a descer a partir da semana que vem. Apesar disso, o Senado começa a discutir hoje a proposta do presidente Emmanuel Macron de prolongar o estado de emergência na França até o dia 23 de julho.

Portugal registra 20 mortes e 242 casos no dia da reabertura

No primeiro dia em que o comércio foi reaberto em Portugal, com obrigatoriedade de máscaras, Portugal viu o índice de letalidade do vírus subir a 4,2% (14,9% entre maiores de 70 anos), com 242 casos e 20 mortes em 24 horas. Os números totais do país estão em 1.063 vítimas fatais e 25.524 casos confirmados. São ainda 813 pessoas interadas, 143 na UTI.

Média diária de mortes por coronavírus em SP cresce 280% em um mês e chega a 118 óbitos por dia

Imagens aéreas mostram número de covas em cemitério de Sorocaba (SP) — Foto: Witter Veloso/TV TEM

Estado chegou a 2.654 mortes pela Covid-19 e 32.187 casos confirmados da doença nesta segunda (4).

O número de mortes por coronavírus no estado de São Paulo e  subiu para 2.654 nesta segunda-feira (4), segundo a Secretaria Estadual de Saúde. No total, já são 32.187 casos confirmados da doença.

A média de mortes confirmadas diariamente no estado cresceu 280% no último mês. Na última semana, a média foi de 118 óbitos por dia. Um mês atrás, a taxa era de 31 mortes confirmadas diariamente.

Na última semana foram registradas 10.491 novas confirmações, o que equivale a uma média diária de quase 1.498 novos casos de Covid-19 no estado. Em 4 de abril, eram 4.048 casos, com uma média de 403 por dia na semana anterior.

Na cidade de São Paulo , os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 também sofreram uma aceleração, registrada pela Prefeitura de São Paulo a partir do dia 23 de abril e, na última segunda-feira (27), chegaram à marca de 3,1 mil registros diários. Em pouco mais de dois meses a cidade foi de 812 casos por dia para 3,1 mil casos diariamente.

Para conter a propagação da doença, o uso de máscaras de proteção será obrigatório em todo o estado de São Paulo a partir de quinta-feira (7). Na capital, interdições em grandes vias foram feitas nesta segunda, para diminuir os deslocamentos e aumentar a adesão à quarentena.

Casos por cidade

Dos mais de 32 mil casos confirmados, 20.073 são de moradores da capital (62%) e 12.114 de pessoas que residem no interior, litoral e Grande São Paulo (38% do total). Nessas regiões, houve 971 óbitos (36,5% do total de mortes).

A interiorização da doença está fazendo com que mais cidades do estado tenha mortes confirmadas por Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, há um ou mais óbitos em 153 das 645 cidades do estado, além de casos confirmados em 334 municípios.

Internações

Nos hospitais do estado de São Paulo, 9 mil pacientes internados estão internados com Covid-19. Desses, 3.531 estão em UTI e 5.534 em enfermaria.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para atendimento à doença neste sábado (2) foi de 67,9% no estado e 88,8% na Grande São Paulo.

Perfil da mortalidade

Entre as vítimas fatais da Covid-19 no estado há 1.556 homens e 1.098 mulheres. 73,6% das mortes ocorreram em pacientes com 60 anos ou mais.

Os principais fatores de risco associados à mortalidade são cardiopatia (60,1% dos óbitos), diabetes mellitus (43,5%), doença renal (11,6%), doença neurológica (11,4%) e pneumopatia (10,7%). Outros fatores identificados são imunodepressão, obesidade, asma e doenças hematológica e hepática.

Cobertura nas regiões de Bauru e Marília

Secretaria de Saúde reitera: não há casos de coronavírus em Jahu ...

Bauru chega a 123 casos confirmados de Covid-19

A prefeitura de Bauru (SP) informou no final da tarde desta segunda-feira (4) que a cidade confirmou mais seis novos casos de Covid-19, o que elevou para 123 o números de pessoas que foram infectadas na cidade durante a pandemia de coronavírus.

Boletim epidemiológico revela ainda que 40 pacientes com sintomas da doença ainda aguardam a confirmação oficial através de exames. Em Bauru, sete pessoas morreram por complicações da Covid-19 e um óbito ainda aguarda confirmação.

Balanço Covid-19 em Bauru

Assis registra mais um caso confirmado de Covid-19

A prefeitura de Assis (SP) informou nesta segunda-feira (4) a confirmação por exames de mais um caso de Covid-19 na cidade, elevando o total de pacientes infectados para 17. Além destes, há ainda outros 22 pacientes com suspeita da doença, à espera de confirmação por exames. Assis já registrou duas mortes por complicações da Covid-19.

Ibirarema confirma mais dois casos de Covid-19 ( novo coronavírus )

A Secretaria de Saúde de Ibirarema (SP) confirmou nesta segunda-feira (4) o registro de mais dois casos de Covid-19 de pacientes que testaram positivo para a doença. Com isso, a cidade agora soma três casos oficiais de Covid-19, além de um paciente com suspeita da doença, à espera de confirmação por exame. Ibirarema não registra morte pela doença.

Paraguaçu Paulista controla entradas e exige uso de máscaras

Quatro entrada de acesso a Paraguaçu Paulista foram bloqueadas

A partir desta segunda-feira (4), a utilização de máscaras será obrigatória em Paraguaçu Paulista (SP) como mais uma das medidas adotadas pela prefeitura para conter o avanço do coronavírus. A cidade ainda não possui casos confirmados da doença.

A obrigatoriedade do uso de máscaras já começou a ser fiscalizada nas barreiras fitossanitária criadas na cidade, onde o motorista só entra se estiver com máscara de proteção.

Quatro entradas da cidade foram interditadas para que os motoristas utilizem apenas dois acessos: o de Assis e o de Marília, locais onde a fiscalização está sendo realizada.

Distribuição de máscaras em Botucatu

A prefeitura de Botucatu (SP) tornou obrigatório o uso de máscaras a partir desta segunda-feira (4) para entrar em bancos e supermercados da cidade.

A medida foi divulgada no decreto que estabelece novas atitudes para a prevenção da Covid-19. A Vigilância Sanitária vai fiscalizar os estabelecimentos, que podem receber multas se não cumprirem o decreto.

Para isso, a prefeitura também vai distribuir 80 mil máscaras de tecido aos moradores. Os funcionários vão passar de casa em casa nos bairros mais carentes e montaram 16 pontos de distribuição na cidade.

Cidade de Jaú registra cinco novos casos confirmados de Covid-19

Balanço Covid-19 em Jaú

Saúde informa três novos casos de Covid-19 em Marília elevando para 22 casos na cidade.

A Secretaria de Saúde de Marília (SP) informou no final da tarde desta segunda-feira (4) que a cidade confirmou mais três novos casos de Covid-19, o que elevou para 22 o total de pessoas que foram infectadas na cidade durante a pandemia de coronavírus.

Boletim epidemiológico revela ainda que 31 pacientes com sintomas da doença ainda aguardam a confirmação oficial do diagnóstico através de exames. Marília já registrou uma morte por complicações da Covid-19 e dois óbitos ainda aguardam confirmação por exames.

Balanço da Covid-19 em Marília

Vamos a íntegra do boletim de número 59 divulgado no final da tarde desta segunda feira ( 04 ).

A Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informa um novo boletim dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade:

031 casos suspeitos (aguardando resultados)
007 internados (apenas um confirmado)
180 descartados
022 casos confirmados
002 óbitos em investigação
001 óbito confirmado
014 casos curados

NOVOS CASOS CONFIRMADOS:

  • Mulher, 47 anos, contato com familiar que veio de São Paulo. Mantém isolamento domiciliar. Paciente com asma e hipertensa.
  • Homem, 50 anos, residente em Marília, porém esteve em São Paulo a trabalho. Mantém isolamento domiciliar. Paciente cardiopata.
  • Homem, 49 anos, contato com paciente positiva. Mantém isolamento domiciliar. Sem comorbidades.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.