O Facebook está mudando de nome? Segundo o site The Verge, sim. E a troca deve ocorrer já na semana que vem. A suposição é que a empresa terá um nome que refletirá seu foco na criação de um metaverso. Além disso, a mudança pode estar conectada ao seu mundo de realidade virtual chamado Horizon World . 

A própria rede social provavelmente manterá a marca do Facebook e estará sob uma nova empresa-mãe, junto com Instagram, WhatsApp e Oculus. Isso seria semelhante ao que o Google fez em 2015, quando colocou seus vários projetos e divisões sob sua controladora Alphabet.

A mudança de nome é um segredo muito bem guardado e nem mesmo todos os líderes seniores têm conhecimento sobre. Isso porque Mark Zuckerberg fala há muito tempo sobre o desejo de fazer do Facebook uma empresa metaverso e vem dando passos nesse sentido. 

No início deste ano, o Facebook formou uma equipe dedicada a construir um metaverso e, apenas alguns dias atrás, falou sobre abrir 10 mil vagas para pessoas “altamente qualificadas” em toda a União Europeia nos próximos cinco anos, com o objetivo de focas em suas experiências de realidade virtual aumentada. 

“Não comentamos rumores ou especulações”, disse o porta-voz da empresa, Joe Osborne. Até este momento, não está claro há quanto tempo o Facebook planeja mudar seu nome, porém, certamente é uma boa distração para as investigações que a empresa está enfrentando. A ex-funcionária Frances Haugen fez uma série de acusações sobre a política da empresa. Zuckerberg negou todas prontamente.

Conheça o possível novo nome do Facebook

Novo Facebook 2020: veja as mudanças no layout da plataforma!

A notícia de que o Facebook pode mudar de nome caiu como uma bomba na quarta-feira (20). Porém, a própria rede social deveria continuar a ter o mesmo nome de hoje e a mudança caberia à empresa que administra todas as redes sociais que pertencem ao grupo, incluindo WhatsApp e Instagram. Mas qual pode ser esse novo nome?

A mudança ainda não foi oficializada, mas vários nomes, inclusive alguns de brincadeira, surgiram na internet. Porém, um deles parece ter mais credibilidade, já que foi especulado por quem já trabalhou na rede social.

Samidh Chakrabarti, que já foi chefe da integridade do Facebook, disse no Twitter que sua aposta é que o novo nome será “Meta“. Isso ainda faz sentido, já que o The Verge, que relatou o caso em primeira mão, disse que a intenção era posicionar o Facebook em um ” metaverso “,  termo usado por Mark Zuckerberg várias vezes.

Novo nome do facebook

No entanto, a marca “Meta” foi usada por outras empresas Zuckerberg. O site meta.com, por exemplo, direciona a navegação para meta.org, uma ONG biomédica que faz parte da fundação da Chan Zuckerberg Initiative, liderada pelo CEO do Facebook e sua esposa, Priscilla Chan.

Ou seja, se você quiser usar a marca em sua nova empresa, o Facebook terá que retirá-la de uma instituição filantrópica e aplicar o nome a uma das maiores empresas do mundo. Ainda não é possível saber se o fato de o termo já ser utilizado facilita ou não a decisão.

Chakrabarti também comentou sobre o nome “Horizon”, já que a mudança também poderia estar relacionada ao mundo de realidade virtual do Facebook, chamado Horizon World. Segundo o ex-funcionário da empresa, a marca já é amplamente registrada por várias empresas no mundo e dificilmente o Facebook conseguirá todas as licenças. No entanto, a hipótese não foi descartada.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.