Os acadêmicos do nono semestre do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) participaram do tradicional “Direito e Pipoca” da disciplina de Direito Processual Constitucional, ministrada pelo professor Emerson Borges. A atividade faz parte das metodologias inovadoras do curso e tem como objetivo apresentar aos futuros advogados, por meio de filmes, características fundamentais para a carreira jurídica.

De acordo com o professor, Emerson Borges, a sessão de cinema é tradicional no curso e os acadêmicos gostam muito. “É um evento que sempre faço no final do semestre e o objetivo é ver um pouco mais do Direito prático e eles gostam muito, até porque saem um pouco da rotina com a sessão. A recepção dos alunos é sempre boa”, conta

A Turma do Direito, que está no penúltimo semestre da graduação, assistiu ao filme “Um Crime de Mestre”, que fala sobre um jovem e ambicioso promotor público, que está no melhor momento de sua vida profissional, e está prestes a assumir um cargo em famosa agência, mas antes de deixar o cargo tem um último desafio que é o caso de um homem que mata a esposa ao descobrir que estava sendo traído e cria um labirinto complexo em torno do caso para tentar sua absolvição.

Ainda segundo Emerson, a atividade é mais uma forma de trazer para eles conteúdos importantes, de forma leve. “Claro que por ser filmes estrangeiros é uma realidade um pouco diferente, mas tem questões que são muito importantes, como por exemplo, no filme que assistimos ontem, retrata a dedicação e atenção que o profissional precisa ter, sempre e o tempo todo, uma vigilância durante o trabalho para não cometer erros, a questão de ética no proceder da atividade, sempre agir de forma ética, em que o objetivo maior é trazer esta lição, baseada num filme, mas para que eles possam exercer com mais de sucesso a carreira deles

O acadêmico do nono semestre do Direito, João Vitor, contou como foi a experiência. “A dinâmica, para mim, foi muito benéfica porque pudemos acompanhar como a arte imita a vida e, se a imita, lida com casos e problemas reais, os quais tem que ser debatidos em nosso cotidiano. O filme trouxe vários aspectos, tanto pela aplicação do direito norte americano, no caso proposto pelo filme, quanto por pontos relacionados a psicologia do direito, psicologia do acusado, as formas técnicas de defesa e acusação, mas, sobretudo, nos ajudou a ver a necessidade de nos munir de argumentos para que, cada vez mais, possamos pegar uma certa malicia e um certo preparo para quando nos depararmos com estes casos”, conta

Ainda segundo o acadêmico, a dinâmica trouxe também o lado humanístico do curso. “Além do conhecimento, a sessão nos deixou mais próximos dos colegas de classe e do professor, o que acredito ser muito importante, porque o que levamos da vida são as pessoas, para além desta base normativa do direito, à convivência e a base de recreação com os outros colegas”, declara.

A atividade faz parte da metodologia ativa do curso de Direito. Segundo a coordenadora do curso, a profa. Dra. Francis Marília Pádua, estas atividades são os diferenciais do Direito Unimar. “A adoção das metodologias ativas, como prática pedagógica, é um diferencial no curso de Direito da Unimar. Tem sido utilizada, amplamente, pelos nossos docentes, garantindo melhor aprendizado para nossos alunos”, declara.

Ainda segundo a coordenadora, a atividade é uma prática antiga do curso, de trazer conhecimento de forma inovadora. “Ressalto que, bem antes das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Direito do MEC, que determinou a utilização das metodologias ativas, os docentes do curso já a utilizavam e, dentre as inúmeras metodologias adotadas temos o “Direito e Pipoca”. O professor Dr. Emerson já promove o “Direito e Pipoca” há um bom tempo e os alunos, simplesmente, adoram. Estas práticas garantem melhor aproveitamento da disciplina, consolidam o aprendizado e promovem a integração entre teoria X prática”, finaliza.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.