Parece que o dia dos “Taxi-dog’s e cat’s” também está com os dias contados. O transporte de Animais em ônibus municipais começa a virar moda em algumas cidades e, com respaldo de lei. A reivindicação é uma luta de diversas ONG’s de defesa animal e que acaba sendo atendida em algumas cidades.

A mais recente aconteceu em Vitória do Espirito Santo, onde a Câmara Municipal daquela capital, aprovou na ultima semana de abril o projeto que permite animais domésticos em ônibus municipais. A proposta traz algumas condições para que o transporte seja feito com segurança e higiene.


De acordo com o projeto, o transporte fica limitado a dois animais domésticos, com no máximo dez quilos, desde que sejam atendidas condições determinadas legalmente, como certificação de vacinação, e acondicionamento em local apropriado, que garanta o conforto e a higiene dos demais passageiros, entre outras regras.


OUTRAS LOCALIDADES


Neste ano, o Governo do Estado de São Paulo sancionou uma lei que permite o transporte de animais de estimação, com até 10 kg, nos trens da CPTM, do Metrô, nos ônibus das linhas da EMTU, nos ônibus e trólebus da Metra no Corredor ABD e no VLT – Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista.


Os animais domésticos de pequeno porte também podem ser transportados nos ônibus municipais de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A regra passou a valer a partir da publicação de um decreto no Diário Oficial em 2018.


Também em 2018, uma lei alterou as regras para o transporte de animais domésticos e cães-guia no Mato Grosso do Sul. Com a mudança, agora é possível levar os pets em caixas junto com os passageiros.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.